Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Chic&Choc

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiana Silbor 03/08/2014
Fabiana Silbor
fabianasilbor@gmail.com
Chic&Choc por Fabiana Silbor

Bem vindo!
Bem vinda!
Chic e Choc estreando agosto!

Vergonha para Uberaba
Policiais Militares, Policiais Civis e Guardas Municipais numa espera eterna pelas respostas das autoridades sobre as melhorias mínimas para trabalhar, pelo menos, com dignidade. O discurso mais comum é procurar de quem é a responsabilidade ou buscar culpados que são impuníveis. Enquanto isso, os trabalhadores honestos e vocacionados, nesse deserto de idealismos, vão ficando mais sofridos e em situações de riscos e ameaças.


40 anos dedicados à Medicina. Você pode imaginar a luta desse médico? Pneumologista consagrado, Professor na Universidade durante três décadas e que quando foi vereador lutou pela implantação dos sistemas hoje conhecidos como Unidades de Pronto Atendimento. Parabéns Doutor Heleno de Souza Araújo por ter coragem de salvar vidas em uma época onde muitos estão indiferentes! Em seu nome a homenagem a todos os profissionais da área de saúde que estão nesse mesmo caminho: fazendo milagres na luta para garantir a continuidade dos sonhos das pessoas!  Uberaba se orgulha de gente humanizada que se interessa, verdadeiramente, em ser fonte de idealismo e assumir a vocação

Senta que lá vem história
Apesar de lentos, os Índices de Desenvolvimento Humano avançam, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A recente divulgação trouxe uma revelação repetida. O Brasil, de acordo com o levantamento, ficou em 79º. Mas o governo contestou e disse que a metodologia aplicada estava errada. O certo seria o 67º lugar no ranking. De qualquer maneira, longe, bem longe dos primeiros lugares ocupados pela Noruega, Suíça, Austrália...

Tudo mais caro
A semana em Uberaba foi consagrada por São Pedro, eleito o melhor funcionário! Choveu bonitinho, mansinho. Terra agradecida pela saudação dos céus. Bom por um lado, preocupação por outro. Preços elevaram-se com a mudança climática e na Ceasa já é possível prever que o frio vai mexer com o cardápio do uberabense.


Essa foto é uma ode ao novo e a capacidade de fantásticos profissionais de inventar uma vida repleta de possibilidades. Ao descobrir esse tesouro, seria impossível não publicar e celebrar seres maravilhosos como Dani Salci, Debora Mota, Lílian Veronezi, Wellington Braz, Renata Miziara e Alceu Medeiros. O talento está aqui!

Vereadores sofrem com tantas articulações
A Câmara Municipal continua sendo palco de confusões. Mas o que se apresenta sob o legado da deselegância nem se compara com os ‘pegas’ nos bastidores. Em tempos de ‘loteamento’ político os apoios dão o que falar entre os grupos interessados e espião fazendo de conteúdo moeda paralela é mato na ‘casa do povo’!

Socorro imediato
A situação do Sanatório Espírita é gravíssima. O Hospital recebe pacientes de mais de 80 municípios e conta, apenas, com uma diária de aproximadamente R$50,00 reais por paciente/dia para cobrir todas as despesas com medicamentos, equipamentos, especialistas, alimentação, terapias e manutenções. É impossível! Apesar da ajuda da comunidade, a situação é crítica. Vai ser necessária uma mobilização honesta, com a participação de políticos para garantir uma oxigenação que permita, pelo menos, a continuidade dos trabalhos que são importantíssimos para a saúde da população.


Profissionais que se destacam em suas áreas Eliane Portelinha Mota Veríssimo, Lélio Roberto Sousa e Fábio Azevedo são referências em atuações comprometidas nos cenários em desenvolvimento em Uberaba. Os três e muitos outros amigos continuam celebrando o aniversário do dentista Fábio Azevedo, um dos nomes fortes da odontologia em Uberaba

UPA São Benedito
A coluna presta uma homenagem aos guerreiros da UPA São Benedito e estende os aplausos a todos os profissionais sérios e comprometidos que tem salvado vidas em Uberaba. É óbvio que muitas ações devem ser feitas para garantir ao cidadão o direito que ele adquire no pagamento de impostos e no voto que credencia gestores a uma administração dos bens públicos, mas sem dúvida, uma parcela importante de gente que escolheu a carreira na área de saúde tem feito ‘milagres’ para garantir o direito à vida.

Profissionais sérios
O cenário que parece de guerra nas unidades de pronto atendimento é uma cena que se repete na maior parte do Brasil. Em Uberaba, apesar dos enormes desafios diante de todos os problemas que a saúde enfrenta para se consolidar, temos verdadeiros anjos vocacionados.


Admirada pedagoga e educadora Jane Eyre que fez aniversário merece aplausos pelos importantes projetos que tem desenvolvido para Uberaba. Ao lado do Prefeito Paulo Piau e da Primeira dama Heloísa Piau em uma das ações de valorização da população nas praças da cidade. Parabéns e grandes felicidades!

Nobre missão
Uma dessas pessoas, incansável na lida, em busca da resolução competente é a gestora Ludmila Borges. Dotada de uma disposição rara e sintonizada com resultados que precisam ser conquistados, ela exerce com diferenciais essa nobre missão. Em nome dela ofereço saudações a todos que seguem o mesmo estilo e se interessam, com imparcialidade e ética, pelo paciente.

Mudança importante
Apesar de ser impossível escrever o nome de todos os bons profissionais que lutam, incansavelmente, e garantem a esperança e a saúde de muitos pacientes, acredito que essas rotinas estão sendo vistas de perto por uma justiça natural. Tem muita gente do bem atuando com idealismo, coragem e sacrificando, muitas vezes, o próprio bem estar, para garantir o de outras pessoas.


Destemida para vencer todos os obstáculos e atuar em favor da cultura sem discursos demagógicos, mas com uma prática solucionadora: Lisete Resende é uma referência no planejamento e no cumprimento de metas para garantir um alicerce cultural para Uberaba. O último trabalho, a autoria do livro sobre Catira, é uma demonstração da dedicação da fantástica especialista. A especialista tem a admiração de muitos

Trabalho diferenciado
Elegante e eficiente, João Lisita, Subsecretário de Saúde, tem sido um alicerce importante para garantir dignidade aos cidadãos que merecem respeito. Melhorar continuamente é uma regra na secretaria de Fahim Miguel Sawan, mas a honestidade que categoriza uma gestão transparente é sempre um oásis nesse deserto que se edificou sobre as políticas públicas de saúde.

Exemplo de transparência
A Coordenação do Médico José Natal, também, é um norte nesse caminho de tantas dores. Gestor consagrado, ele tem dedicado parte da sua atuação como administrador em saúde, a garantir a efetiva consolidação das diretrizes estabelecidas. Ter o nome desse especialista à frente do SUS Fácil é um indicador de respeito aos cidadãos.


Nome forte nas gestões mercadológicas, Rogério Vimieiro consagra-se com um olhar visionário e uma prática humanizada na gestão de equipes. Ao trazer diferenciais específicos para sua atuação em Uberaba, posiciona-se como um referencial em inovações na administração de mercados e nas relações com os consumidores. Parabéns!
 

O cidadão merece respeito
Que bom acompanhar essa evolução em Uberaba. Perceber que o famigerado “quem indica” pode, até, continuar a existir, só que não reina mais sozinho! É um alento perceber que o doente, independente de apadrinhamento, receberá o melhor tratamento possível! Problemas existem. Infelizmente, ainda, em muitos casos falta vergonha na cara e interesse, mas o outro lado da vida tem ganhando espaço: feito de gente humanizada e vocacionada.

Quem chega primeiro bebe água limpa
O impasse na liberação de candidaturas deixa o cenário eleitoral mais lento. Mas tem candidato pouco interessado no concorrente e bem focado em si mesmo. Alguns trabalhando em todos os lugares na captura dos votos. Eleitores bem posicionados já sabem que pesquisar é o caminho para decidir sobre quem tem mais condições de ser ‘contratado’ para ‘trabalhar’ para o povo.

Livros inéditos
Guido Bilharinho é um presente para Uberaba. Com uma produção intelectual maravilhosa prepara mais livros para brindar com exclusividade as temáticas que consagram o cinema nacional e revelam as identidades da sétima arte. Ele é uma obra de arte. Um nobre que se faz uma referência sem a pretensão de ter dimensões para se apoderar. É um ‘conjugador’ do verbo construir com maestria.


Luciana Vitali De Vito e Vitor, consagrada diretora de projetos e cadernos especiais do Jornal de Uberaba e famosa colunista, comemora em família o aniversário do lindo filho. Parabéns à família e sucesso à talentosa profissional que merece dias especiais e felizes

Parabéns aos capoeiristas e aos tintureiros
Hoje é dia do tintureiro. Essa profissão que já fez fama em Uberaba ficou restrita aos mais experientes que recebem clientes cativos e exclusivos em seus, aparentemente, modestos estabelecimentos. Dominadores de uma categoria que ficou na história de um passado que vai perdendo espaço pela industrialização massificadora. Nesse domingo, também, é comemorado o dia do capoeirista. Ginga é o que precisamos, sempre! Parabéns aos profissionais e atletas!

Edson Lúcio Borges é referência na psicologia
Muita gente precisando fazer análise para encontrar rotas mais autenticas. Sem dúvida, um mundo de analisados seria mesmo ideal. Na minha concepção o indivíduo deveria ter direito às diretrizes de saúde que promovessem esse pleno autoconhecimento. Enquanto isso, ainda, é sonho, você pode tomar suas próprias providências e procurar um psicólogo. Eu tenho um excelente, ícone vocacionado e eficiente para indicar: Edson Lúcio Borges.

Chegue agosto, sem desgostos! Sejamos felizes e bons.