Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Chic&Choc

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiana Silbor 19/05/2013
Fabiana Silbor
fabianasilbor@gmail.com
Bem vindo! Bem vinda!

É inútil investir em quem descuida do essencial! Coragem! Afaste-se de tudo e de todos que lhe tiram o especial direito de ser prioridade. Deixe ir quem faz pouco do seu valor! Dedique-se a quem, realmente, faz valer a sua felicidade! Eis Chic e Choc:

Inacreditável
Essa semana tive a satisfação de fazer visitas a lugares importantes em Uberaba com meus pupilos da Faculdade da disciplina de Língua Portuguesa. Na nossa turma temos alunos maravilhosos que são portadores de necessidades especiais. Ao visitar a Galeria de Artes do Centro de Cultura José Maria Barra fiquei surpresa ao saber que quem quiser subir só tem a opção de escadas. Graças a elegantes companheiros e a alegria dos nossos pupilos carregamos nossos colegas. É admissível, digno, democrático que um lugar, desse porte, seja inacessível, naturalmente, a quem é portador de necessidades especiais temporárias ou permanentes?

Leituras urbanas
Miscigenada de cultura, recortada de identidades que recontam a história da arquitetura e seus motivos, a urbanidade uberabense permite uma leitura dos tempos expressa em prédios de ruas antigas modernizadas pelo capitalismo. Barroco, neoclássico, gótico são alguns dos estilos que podem ser apreciados no ampliar do olhar para os caminhos da rotina. Nas metrópoles faces de vidro fazem fachadas tecnológicas que se transformaram padrão. Um projeto já consolidado nas capitais de países desenvolvidos a um passo de transformar edifícios em telões gigantes de expressão publicitária. Novos e antigos tempos em permanente transformação. Estamos num caminhão de mudança conscientes do passado seguindo para um futuro em construção acelerada.


O amor. Que palavra é a melhor para começar uma frase para falar de sentimentos? Eternidade? Sim. Momento eternizado pelas lentes de Alysson Oliveira. Um casal, um começo, um motivo, a união. Tudo para comemorar dias melhores para sempre. Parabéns Mariana e Deived. Que seja o tempo de maior celebração. Lindos e apaixonados.


Andrea Nunes Ferreira encanta a coluna de hoje. Obra de arte e criação da fotógrafa Marise Romano. Uma homenagem a Andrea que faz aniversário com projetos renovados e beleza para enfeitar bons e nobres momentos. Felicidades para a bonita que soma experiências para viver com mais entrega o que virá de perfeito nesse recomeço.


O Empresário bem sucedido Adilson Ramos e sua linda esposaElania estão realizados. Comemorando 22 anos de união, o querido casal celebra novos projetos e mais alegrias na família. Juntos na vida pessoa e profissional os dois competentes especialistas comprovam que o importante é ser feliz. Mais realizações, ainda, aos dois!

Falta de respeito
A comemoração do 13 de maio é linda. Feia é a permanente indiferença da maioria, aos corajosos e resistentes que se dedicam a essa ação. Vi com tristeza os manifestantes, mais uma vez, em perigo ao transitarem pelo centro de Uberaba em meio a carros e a outros veículos. Quando é do interesse das "autoridades" fecham as ruas sem aviso, nem cerimônia. Mas e quando é da vontade do povo? É óbvio que qualquer expressão para relembrar (se é que, realmente, precisa) um tempo de escravidão é importante. Escravidão que, ainda, persiste, hoje, com outros nomes, para gente de todas as raças, muitas vezes dissimulada em ofertas de trabalhos indecentemente remunerados. Que vergonha, também, daqueles que criticam sem repertório. Preguiça de gente que zomba pautada pela ignorância. Que triste um mundo lotado de hipocrisia.

Perigo capitalista
Pouco se fala, mas cada dia é maior o número de cobaias humanas usadas por grandes laboratórios para pesquisas. Assunto controverso que atrai defensores e contrários. Vai além da produção de genes em laboratório, recorta para adultos que se interessam em passar por experiências, movidos muito mais pelo dinheiro do que pelo idealismo. Filosofia que, também, pulsa grandes corporações. Achar a cura ou novas fórmulas pode salvar vidas, mas representa sucesso financeiro. Coração de muitas empresas é cofre. Na Cidade alguns grupos pretendem fazer uma manifestação contra o uso de animais. Há tempos que o mundo protesta contra o uso de gatos, cachorros, coelhos, etc em pesquisas, será que teremos grupos contra o uso de seres humanos? Muitos devem ter é nomes para por na lista, principalmente se o estudo prometer melhora no caráter. 

Na raça
A vitória do José Carlos, na bocha paraolímpica e de outros atletas em competições internacionais prova o quanto somos mais. Talento e raça para vencer adversários que tem tudo, inclusive tempo para treinar. Reginaldo Damião voltou com mais medalhas. Esses guerreiros são transparentes para os Governos, treinam sem patrocínio da iniciativa privada, muitos passam sem assessorias para treinos potenciais, alimentação adequada, cuidados paliativos, etc.


A escolha pormenorizada de vinhos é uma arte: Enogastronomia. Em Uberaba essa é, também, uma das especialidades do Sampaio Cozinha Bar. Na adega do belíssimo restaurante uma grande diversidade da bebida permite uma experiência inigualável. Vivenciar características gustativas, para acompanhar pratos elaborados. Um requinte sensorial que combina prazer e criatividade. Harmonizar a vida em companhias imperdíveis num cenário internacional. É um só um dos motivos para conhecer Sampaio Cozinha Bar. Outro? Esse delicioso filet alto grelhado recheado com aspargos frescos, tomate seco, rúcula e risoto defumado com abobrinha e bacon ...que delícia.


Meus queridos a melhor forma de sentir-se valorizado e desfrutar de um direito natural de bem viver é permitir que notas musicais façam a trilha sonora para os melhores encontros. Pedro Amuí é marca que destila suas inovações ao piano inundando de satisfação os ambientes do Sampaio Cozinha Bar. Em cada espaço, delicadamente e sofisticadamente, pensado é possível nutrir as ideias com as interpretações do músico já referenciado como um dos melhores do Brasil. A gastronomia é um exercício de fórmulas feitas de arranjos raros. Nesse lindo restaurante é possível comprovar o dom de um acolhimento que transforma um jantar numa experiência inesquecível.


Alegria. Beleza. Sucesso. Palavras que conceituam um novo tempo de vivências nobres em Uberaba. Encontrar os amigos. Fazer bons negócios. Celebrar em eventos personalizados. Um novo momento para a área de eventos, turismo, relacionamentos. Empresários arrojados percebem o bom gosto do povo da nossa cidade e investem com determinação na oferta dos melhores serviços para uma mesa farta de felicidade. Parabéns a equipe do Sampaio Cozinha Bar que transforma, para melhor, o tempo de viver dos nossos grandes uberabenses.​

Vale processo
Ninguém é obrigado a aguentar gente despreparada e infeliz em ambientes corporativos. Até porque esses devem ser os argumentos para explicar chefes, diretores, indicados, aspones que gritam com subordinados. Esses indivíduos estão em estado permanente de mal humor e pensam que funcionários são sabujos.  Inadmissível! Ninguém merece! Impossível evitar que esse tipo de ser esteja entre os demais dentro das Empresas, mas fundamental garantir que eles saibam, exatamente, quem são. E a melhor forma de mostrar isso é o caminho do Direto: Justiça neles. Chega de compactuar com gente sem estirpe. E muitas vezes a criatura é formada, especializada, concursada, um monte de coisas. Mas com certeza mesmo? Mal amada! Infelizmente isso nunca acabará, todavia para esse povo sem limite e sem estima existem testemunhas, gravações e um competente advogado para reivindicar o básico: educação e respeito. Assédio moral, constrangimento são os nomes dessas ações. Se a pessoa nasceu, exclusivamente, para incomodar que ela esteja consciente que showzinhos e birras retardadas estão com o fim determinado. Sinceramente? Merecia mesmo um bom xilindró, mas para gente vil, só de por a mão no bolso cheio de dinheiro, conseguido só Deus sabe como, já resolve.

Na internet
Pipocaram nas redes sociais denúncias de contratação de servidores públicos inadequados para cargos de confiança. Já são vários os perfis com textos que põem em suspeita a escolha de alguns representantes do povo. Interessante é que o Ministério Público está atento aos fatos e já acompanha desfechos. Se as divulgações forem comprovadas é bem provável uma intervenção imediata. Todavia, se for calúnia e difamação os titulares das contas terão que dar explicações sobre os dados divulgados. Nessa semana alguns elos deverão ser rompidos, tão logo haja a elucidação dos resultados.

Hipocrisia
Acordos partidários são sempre um desafio. Cada dia mais aumenta o número de indicados para autarquias e cargos de chefia em secretarias que engrossam o coro de reclamações do ritmo de trabalho do Prefeito Paulo Piau. Muita gente, acostumada com a vida mansa e o engodo, passa apertado para acompanhar o novo mandatário do executivo. Sem apologias, mas é fato que Piau sempre foi trabalhador e que o investimento dele de tempo seria incidente. Pelo jeito a preguiça e o jeitinho que já tiraram tanta gente do sério e, também, irritava o ex-prefeito, está perdendo a vez. Sábado, domingo, de noite toda hora é hora de trabalhar. Interessante que o povo pode pegar no pesado, mas os bonitinhos das repartições que estão em funções de liderança querem ter horário para entrar e sair? Me encanta é a falsidade. Fofoca ao pé do ouvido é mato. Quero ver é a pessoa entrar no gabinete e reclamar para o Prefeito. Mostrar a carinha, falar o que pensa. Vai lá, honestidade é alicerce na política, né? Também devia vir como condimento das falas.

Boa iniciativa
Parabéns a todos da Fundação Gregorio Baremblitt e do CAPS Maria Boneca  pela importante passeata no movimento da LutaAntimanicomial. Enquanto a maioria foge do assunto, alguns idealistas, pioneiros e dedicados constroem um futuro verdadeiro para o cuidado e atenção de pacientes. 

Até semana que vem
Palavras são prosódias.Inventam um tempo bom de promessas.
São letras entrelaçadas de quereres.Estão dotadas de conceitos e vivem de trocadilhos nas definições.Palavras são doses de vontades que acalentam motivos.Tecem possibilidades, acordam intensidades, afastam desigualdades.São doçuras reforçadas de intenções!Às vezes estão recobertas de razões, às vezes de desvios.As palavras significam muito, mas nunca serão ações.E a vida com isso? Ela é feita mais de atitude do que de intenção!

Bom domingo.
Bjxxx Silbor