Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 02/04/2014
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“O objetivo é promover uma investigação generalizada”

Senadora e ex-ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR), tentado “melar” a CPI da Petrobras

Caças brasileiros serão monitorados pela NSA

Escândalo na Suíça denunciou que a tecnologia de rádio dos caças Gripen, comprados pelo governo brasileiro em dezembro passado, detém “certificado de tecnologia” americana da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA).  O sistema de rádio, desenvolvido pela empresa Rockwell Collins, permite o monitoramento de toda comunicação e até das imagens capturadas pelos caças suecos.

Para a comunicação

Como o Brasil, a Suíça vai comprar os caças Gripen, da Saab, que terceirizou o sistema de comunicação à americana Rockwell Collins.

O lobby venceu

Até o ano passado, uma empresa suíça era a responsável pelo sistema de comunicação do Gripen, mas foi substituída pela Rockwell Collins.

Maior perigo

De acordo com denúncia do jornal suíço Tages Anzeiger, a tecnologia de comunicação pode até ser desligada por completo, remotamente.

Na Suíça não pode

Parlamentares suíços já pediram que o Ministério da Defesa de lá explique o caso e dê “transparência total” à compra de caças Gripen.

Casa Civil avalia mini-produção e venda de energia

O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) encaminhou para análise técnica projeto que permite ao consumidor gerar energia (eólica, solar, etc) em casa e vender o excedente, como ocorre na Alemanha e nos EUA. Segundo o autor da recomendação, o líder do PP, Eduardo da Fonte (PE), cada 30 mil casas com geradores produzem 2,5 gigawatts de potência, suficiente para abastecer cerca de um milhão de pessoas.

A voz do lobby

Suscetível ao lobby das distribuidoras e geradoras, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fecha olhos e ouvidos para esta solução.

Quem ganha

Hoje, com resolução no 482/12, da Aneel, consumidor repassa a energia excedente às distribuidoras, mas ganha no máximo desconto na conta.

Só falta vontade

O líder propôs ainda a inserção do sistema de geração no Minha Casa Minha Vida, sendo seu custo pago pelo próprio excedente de energia.                                     

Enquete manipulada

Está sob suspeita de manipulação uma enquete sobre a definição de família, no site da Câmara dos Deputados. Ontem, ninguém conseguia marcar a opção definindo família como “núcleo formado a partir da união entre homem e mulher”. A Câmara alegou “problemas técnicos”.

Eterno 1º de abril

A farsa da construção da sede da UNE no Rio, que recebeu mais de R$ 50 milhões do governo federal, vai além dos tapumes metálicos que escondem o mato: não há placa identificando projeto de engenharia.

União faz força

Em reunião ontem do “blocão”, na casa do deputado Paulo Pereira (SDD-SP), o PR, PTB, PMDB e PSC decidiram se juntar à oposição na coleta de assinaturas para criar a CPI Mista da Petrobras.

Outras suspeitas

O Procurador-Geral, Rodrigo Janot, prometeu a Luiz Carlos Heinze (PP-RS) celeridade na investigação da compra feita pela Petrobras, em 2009, de 50% de participação em duas usinas de biodiesel da BSBios, em Passo Fundo (RS) e Marialva (PR). Valor total: R$ 255 milhões.

Tá feia a coisa

A governadora potiguar Rosalba Ciarlini (DEM) insiste em disputar a reeleição para defender seu governo indefensável, mas enfrenta resistência no próprio partido, que ameaça vetar sua candidatura.

Monopólio

Líder do PSD, Moreira Mendes (RO), vai requerer hoje que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça,  investigue formação de cartel na fusão da América Latina Logística (ALL) com a Rumo, subsidiária da poderosa Cosan.

Nada vai mudar

O “adicional de periculosidade” proposto pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para motoboys comprarem equipamentos de segurança não diminuirá mortes se continuarem desrespeitando as leis de trânsito.      

Perda total

Apanhado no jatinho do doleiro do mensalão Alberto Youssef, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), já tem um Boeing da Malásia para chamar de seu.

Pensando bem...

...o “não sabia que Youssef era doleiro”, de André Vargas, foi a melhor mentira de 1º de abril em Brasília ontem. Quase supera o “mestre” Lula.

PODER SEM PUDOR

O mais importante

Folclórico ex-prefeito de São Mateus (ES), Amocim Leite (também conhecido por “Loveyesmilk”) tomava um demorado chá-de-cadeira na antesala de Gérson Camata, então governador capixaba, quando interpelou a secretária, irritado, sobre o motivo de tanta demora.

- É que ele está falando com um pessoal que veio de Brasília...

- Não entendo – reagiu Amocim – Eu vim de Monza e eles são mais importantes do que eu?!