Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 11/04/2014
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“Sou de esquerda, mas ninguém acredita”

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente e ex-exilado político durante a ditadura

Veto a ‘contrabando’ em MP tenta preservar outros

Após a descoberta de “contrabando” que acrescentou à Medida Provisória 627 para livrar os planos de saúde do pagamento de multas por infrações cometidas contra a clientela, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) passou a defender que a presidenta Dilma vete justamente esses artigos polêmicos. Esperteza dele, relator da MP, na tentativa de preservar outros 20 “contrabandos” que lhe são bem mais caros.

Endereço certo

Entre os outros “contrabandos” na MP 627 está isenção de impostos para remessa de dinheiro e até para “ganhos de capital” no exterior.

Faça as contas

A MP 627 prevê Refis para grandes empresas e bancos e isenta de imposto de renda aplicações em fundos de investimento.

Medida valiosa

A geleia geral da MP 627 trata até de honorários advocatícios de ações extintas relativas ao parcelamento ordinário de débitos tributários.

Mais benesses

O art. 113 da MP 627 anistia encargos, multas e juros de mora por falta de pagamento da Cofins e do PIS/PASP de várias cooperativas.

ONU: porto de Mariel tem tráfico de armamento

Relatório do Conselho de Segurança da ONU, obtido pela coluna, sobre contrabando de armas para a Coreia do Norte, revela que o porto de Mariel, em Cuba, construído com financiamento brasileiro (US$ 1 bilhão do BNDES), é a “ponte” para exportação do antigo armamento soviético para a tirania comunista na Ásia. A suspeita surgiu após apreensão no Panamá de navio norte-coreano com “açúcar” cubano.

Ferro-velho

Velhos MIG soviéticos, tanques, mísseis terra-ar e explosivos, integram o ardiloso esquema norte-coreano para enganar autoridades marítimas.

Bons companheiros

Uma empresa “laranja” russa da Coreia do Norte registrou um carregamento em nome da Ocean Maritime Management-Brasil.

Esquema

O porto cubano construído com nossa grana pela Odebrecht, amiga de Lula, será administrado por uma empresa de Cingapura. Humm...

Mea culpa?

A direção do PT parece fazer “mea culpa”: em nota, afirma que estar contra a Petrobras é estar “contra o Brasil”. Deve ser referência ao fato de a Petrobras ter sido a empresa que mais perdeu valor de mercado em 2013, após 8 anos de governo Lula e 3 de Dilma: R$ 34 bilhões.

Já era

Renan Calheiros (PMDB-AL) liquidou com uma frase uma indicação “técnica” de Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) para ministro do TCU: “Foi um avanço, da outra vez ele indicou a mãe do Eduardo Campos...”

Credibilidade perdida

A Comissão de Direitos Humanos do Senado discute na próxima semana estatísticas do IPEA sobre atuação de polícia política brasileira no regime militar do Chile. Estatísticas do IPEA? Melhor não confiar.

Troco a caminho

Gim Argello (PTB-DF), que desistiu da indicação para ser ministro do Tribunal de Contas da União, sente-se traído pelos aliados do PT, cujos galhos está habituado a quebrar. Eles sumiram do plenário do Senado no momento em que se decidiria a sua sorte. Terão troco.

Evangelista em campanha

A fundadora do quase-partido Rede agora atende pela alcunha de “Evangelista Maria Silva”. É como a ela se refere o convite nas redes sociais para o culto onde será “preletora”, no Guará (DF), domingo.

17 vezes mais

O Ministério Público do DF ajuizou 17 ações no âmbito da operação Caixa de Pandora, que derrubou José Roberto Arruda. São as mesmas acusações, fatiadas, já ajuizadas pelo MP Federal. A iniciativa coincide com pesquisas onde Arruda aparece liderando para governador do DF.

Brincando com fogo

Setores mais à esquerda do PT defendem a expulsão do deputado André Vargas (PR). Talvez por não saberem do risco que o partido corre, caso o sócio do doleiro Alberto Youssef resolva abrir o bico.

Uso eleitoral

Tucanos acham que a Polícia Federal está sendo usada eleitoralmente. Ontem, senadores citaram o caso de Pimenta da Veiga, que, depois de indicado pré-candidato ao governo de Minas, passou a ser investigado por fato ocorrido há 11 anos.

Santo homem

André Vargas garante não haver cometido “ato ilícito”. Exceto receber vantagens de criminoso (jatinho etc), fazer lobby no Ministério da Saúde...

PODER SEM PUDOR

Pobres concursados

Jânio Quadros ficou comovido com o gesto de um amigo, que lhe pediu emprego para um sobrinho desempregado, apesar de suas qualidades. De posse de lista de cargos disponíveis, o presidente chamou o amigo:

- Que tal o menino ser o tesoureiro dos Correios, no Recife? Quase 27 mil cruzeiros de ordenado...

- Nossa! Em absoluto! É muito dinheiro. Ele é muito novo para ganhar quase igual a mim. O que tem mais?

- Tesoureiro auxiliar do IAPC, são 15.300 por mês.

O homem recusou de novo. Era muito dinheiro. O presidente explodiu:

- Abaixo disso, meu caro, só com concurso público. Vai querer ou não?