Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 30/04/2014
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“Ele surtou”

Senador José Agripino (DEM-RN) sobre as lorotas contadas por Lula em Portugal

 

Por CPMI, oposição ameaça ‘combo’ contra Renan

Os líderes dos partidos de oposição avisaram o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), que tomarão uma série de medidas contra presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), caso ele continue enrolando a criação da CPI mista da Petrobras, que inclui participação de deputados. Dentre as medidas está representação na Procuradoria Geral da República por crime de desobediência a ordem judicial.

 

Decoro

A oposição também ameaça representar contra Renan Calheiros no Conselho de Ética do Senado, por quebra de decoro parlamentar.

 

Nova ação

O PSDB discute ainda entrar com nova ação no STF pedindo mandado de segurança para estender o princípio constitucional e instalar CPMI.

 

Tô dentro

Em pé de guerra com Renan, o líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já avisou à oposição que assinará a representação no STF pela CPMI .

 

Convocação

Líder do Solidariedade, Fernando Francischini (PR) quer Sérgio Machado (Transpetro), afilhado de Renan, depondo na Câmara.

 

Banqueiro foi sensação na reunião com Eduardo

Ausente nas homenagens ao tucano Aécio Neves e à presidenta Dilma nos salões do empresário João Dória, o presidente do Itaú, Roberto Setúbal, fez questão de prestigiar a louvação a Eduardo Campos e a Marina Silva (PSB), em São Paulo. Fez mais: chegou na companhia de Neca Setúbal, sócia do Itaú e uma das coordenadoras da campanha Campos/Marina. Neca é uma das ideólogas da Rede marinista.

 

Homenagem

No encontro com empresários, o pré-candidato Eduardo Campos citou duas vezes Roberto Setúbal em seu discurso, puxando-lhe aplausos.

 

Ligações

O Planalto acha que Eduardo e Marina não são apenas um capricho de uma banqueira excêntrica. Acusa os dois de ligações à família Setúbal.

 

Tourada

O Ministério da Agricultura investiga mal da vaca louca “atípico” no Mato Grosso. Seria um consolo se só a vaca no Brasil estivesse louca.

 

Liderança

Dilma (PT) caiu na pesquisa CNT/MDA e os adversários subiram, mas a situação dela ainda é confortável: nos votos válidos, soma 53%, contra 30% de Aécio Neves (PSDB) e 17% de Eduardo Campos (PSB).

 

Como Serra

Carente da popularidade de Lula, Dilma tem hoje quase o mesmo índice de José Serra na disputa eleitoral há quatro anos: 37% dos votos, conforme pesquisa da MDA/CNT.

 

Transferência

Outro detalhe importante captado pela pesquisa CNT/MDA para presidente da República: os votos válidos de Eduardo Campos (PSB) estão quase no patamar de Marina Silva no primeiro turno de 2010.

 

Briga contra todos

Para o líder da Minoria, Domingos Sávio (PSDB-MG), o presidente Renan Calheiros “só pode ter enlouquecido” ao preterir a participação de deputados na CPI da Petrobras: “dez partidos assinaram a CPMI”.

 

Governo omisso

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) acusa o Ministério da Justiça de omissão sobre imigração de haitianos para Brasiléia: “O município virou depósito de gente já faz três anos, e o governo federal nada fez”. 

 

Enrolando com Padilha

Pré-candidato a governador de SP, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha só escapa de multa eleitoral se provar que se apresentou como Rolando Lero na entrevista do Roda-Viva da TV Cultura, segunda (28).

 

A maioria 

Líderes do PSD na Câmara já avisaram ao ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab que mais de 70% da bancada já defende desembarcar da aliança para a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. 

 

Combustível do futuro

O Ministério da Educação divulgou o gasto mínimo mensal por aluno da educação básica na rede pública em 2013: R$ 190,66. Para comparar, cada deputado ganha R$ 4.500 por mês para gastar em combustíveis.

 

#Não vai ter Copa

Lula quer mesmo estragar a Copa da Dilma: tirou logo o “capitão do time” José Dirceu da seleção do mensalão na Papuda.

 

PODER SEM PUDOR

Gafe geográfica

Loureiro Júnior, genro de Plínio Salgado, célebre “galinha verde” integralista, estava em campanha política pelo Nordeste. Em Penedo (AL), à margens do rio São Francisco, iniciou seu discurso:

- Alagoanos de Propriá...

- Não é Propriá, é Penedo – alguém cochichou ao seu lado.

Propriá fica em Sergipe, no outro lado do rio. Loureiro se recompôs:

- Sergipanos de Penedo...

O assessor perdeu a paciência com a ignorância do orador:

- Ô, Loureiro, prestenção: não é Sergipe, é Alagoas, caramba!

O orador resolveu não criar mais confusão:

- Brasileiros!...