Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 10/06/2014
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Claudio Humberto

“Eles não só podem como devem ser demitidos por justa causa”
Jurandir Fernandes (secretário de Transportes Metropilitaos), finalmente agindo contra a greve oportunista no Metrô-SP

Projetos de cotas no Congresso 
ignoram votação

Três projetos criando novas cotas raciais causa polêmica no Congresso porque ignoram o desempenho eleitoral dos candidatos. Uma proposta de emenda constitucional (PEC 116) reserva 50% das cadeiras de deputado federal para quem se declare “negro”, e até já está pronta para ser votada no plenário. Outra proposta, a PEC 320/13, cria quatro vagas para deputados “eleitos por comunidades indígenas”.
 
Apartheid legislativo
A separação entre parlamentares negros e “não negros” duraria por 20 anos, com a possibilidade de ser prorrogada por mais 20 anos.
 
Verticalidade
A reserva de 50% de vagas para cotistas valeria para Câmara Federal, Assembleias Legislativas estaduais e a Câmara Legislativa no DF.
 
Mim deputado
As quatro vagas destinadas aos indígenas seriam adicionadas às 513 atuais e os deputados viriam de eleições específicas nas reservas.   
 
Meio a meio
Além de indígenas e negros, há também o projeto de Lei 4497/2012, que obriga partidos a apresentar 50% de candidaturas de mulheres.

Com PF na cola, Ministério agora prega ‘decência’
A propaganda do Ministério do Trabalho na TV virou motivo de chacota até nos corredores do Planalto. O tema dos comerciais é “decência”, algo raro de ser ver nas gestões do PDT no ministério, que foi alvo de ao menos duas operações da Policia Federal, por corrupção, e de denúncias de pagamento de propina a servidores ligados a Carlos Lupi, presidente do PDT, e seu braço direito Manoel Dias, atual ministro.

A fama na cama
Torcedores ingleses, assim como os americanos, foram aconselhados pelos governos locais a trazer camisinhas, “em caso de necessidade”.

Calote federal
Embrapa e Cindacta 2 (controle aéreo) não pagam fornecedores há quase dois meses. A grita dos microempesários é geral.

Cheguei!
A CIA, serviço secreto dos EUA, agora está no twitter, e de bom humor. Já a nossa Abin não passa recibo nem dos cartões corporativos.

Os donos da bola
Parou na Comissão de Constituição e Justiça do Senado há mais de 1 mês o projeto do senador Armando Monteiro (PTB-PE) que compara vandalismo a homicídio qualificado, com previsão de cadeia de 30 anos.

Cenário sombrio
Na palestra com financistas em Londres, o herdeiro do Itaú Unibanco, Ricardo Marino, após preconizar a derrota de Dilma, falou de economia traçando cenário de um Brasil sem reformas, a economia crescendo muito pouco, juros elevados, câmbio depreciado e inflação de 6%.

Deixa como está
Já se passou mais de um mês que o enrolado André Vargas (PR) pediu desfiliação do PT, e até agora Justiça eleitoral e PT não comunicaram à Câmara sua saída. Ele ainda consta como membro da bancada petista. 

Vereda tropical
Estrangeiros que chegam para a Copa topam com autêntica jabuticaba brasileira: as singulares tomadas de três pinos, que impedem o carregamento de celulares e laptops. E saem à caça de adaptadores. 

Vai encarar?
A PM de Minas Gerais está pronta para encarar vândalos mascarados, muitos deles com ligações ao crime organizado. O lema da PM virou grito de guerra: “Se prepara, black bloc, sua hora vai chegar!”.

Posse histórica
Está confirmada para o dia 16 a posse de Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, primeira mulher a assumir a presidência do Superior Tribunal Militar. O vice será o general Olympio Pereira da Silva Junior.

Seis por
meia dúzia

Após a desistência de Liliane Roriz, que não se sentia à vontade como vice de José Roberto Arruda, antigo inimigo da família, a irmã Jaqueline – também filmada recebendo dinheiro sujo – pode substituí-la.

Juntos na causa
O ex-ministro Gilberto Gil gravou depoimento pedindo aprovação na Câmara da Lei Cultura Viva, proposta por Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que visa transformar em lei o programa de incentivo à cultura. 

Autoajuda
Lição de otimismo pré-Copa no Twitter: “Veja pelo lado bom. Com a greve, turistas estrangeiros ficaram sabendo que o Brasil tem metrô.”

PODER SEM PUDOR
Assim não dá

O brigadeiro Eduardo Gomes, candidato a presidente em 1945, foi protagonista de uma das clássicas histórias de comício.
- Brasileiros, precisamos trabalhar! – conclamou o líder udenista.
Figura sempre presente em ocasiões assim, o bêbado logo protestou:
- Assim não dá! (hic!) Já começou a perseguição!