Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 05/08/2014
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Claudio Humberto

“Isso é uma questão que deve ser respondida pelo Congresso”

Presidenta Dilma, esquivando-se de perguntas sobre a fraude na CPI da Petrobras

 

Combinar perguntas é fraude habitual em CPIs

É habitual, no Congresso, depoentes ligados à maioria governista receberem previamente as perguntas que lhes serão formuladas, nas comissões parlamentares de inquérito. A prática é também parcial quando parlamentares, inclusive de oposição, combinam com depoentes o que lhes será perguntado. A diferença, agora, na denúncia contra a CPI da Petrobras, é que a farsa foi gravada em vídeo, documentada.

 

O que eles temem?

Apesar das ameaças de representação, a reação da oposição à fraude na CPI foi considerada no mínimo cautelosa. Para não dizer medrosa.

 

Tudo dominado

Em pleno ano eleitoral, os políticos (inclusive de oposição) não querem  desagradar, na CPI da Petrobras, grandes empreiteiras que os financiam.

 

O céu é o limite

“Pool” de empreiteiras contratou criminalistas famosos, parlamentares e lobistas para blindar seus dirigentes de depoimento na CPI da Petrobras.

 

Batom na cueca

A Petrobras tem o dever de explicar por que proporcionou a um ex-diretor sob suspeita, Nestor Cerveró, “mídia training” para enfrentar a CPI.

 

Vexame: Brasil deve tomar novo processo na OMC

A União Europeia e países como o Japão vão anunciar a abertura de um painel contra o Brasil, na Organização Mundial do Comércio (OMC), em reação a medidas protecionistas como o programa Inovar-Auto e regimes especiais de tributação, criando privilégios para fabricantes que incluem em seus produtos conteúdo local. O objetivo do governo é conferir vantagens à indústria nacional em relação aos similares importados.

 

Sempre carroças

O programa “Inovar-Auto” não fez a indústria automobilística “nacional” inovar em nada. Deveria terminar em 2012, mas foi postergado até 2017.

 

Não deu certo

O governo impôs 30 pontos percentuais a mais no IPI de importados. Foi inútil: o consumidor prefere pagar mais por veículos de melhor qualidade.

 

E as leis do mercado?

O setor automobilístico não reduz preços para enfrentar a queda drástica nas vendas. Afinal, o governo amigo sempre abre mão dos impostos.

 

Olho na malandragem

A Câmara dos Deputados não toma jeito. O Tribunal de Contas da União publicou acórdão endossando atos de aposentadoria de cinco servidores, mas, sabendo com quem trata, determinou que a Câmara respeite as leis que aprova, como a que fixou o teto para o pagamento de proventos.

 

Falta Agnelo

Até agora, só o PT não confirmou se Agnelo Queiroz vai ao debate que a Band promoverá entre candidatos ao governo do Distrito Federal, quinta (14). Cabe aos partidos a confirmação. Todos os rivais já toparam.

 

Vergonhoso

Primeiro, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) tentou se descolar de Nestor Cerveró, que indicou para a diretoria da Petrobras, atribuindo a nomeação do amigo a Renan Calheiros (PMDB-AL). Depois, à sombra, segundo Veja, “ajudou” a tornar mais amena a vida de Cerveró na CPI.

 

Triunfo da irrelevância

Quase um mês após a final da Copa do Mundo, a Comissão do Esporte da Câmara se reúne amanhã para votar projeto obrigando a Fifa a checar a identidade estudantil de quem comprou entradas da categoria.

 

Estilo ‘Aeroneves’

Agora é o governador Zé Filho (PMDB-PI) – candidato à reeleição – o acusado de construir pista de pouso em sua fazenda de Buriti dos Lopes, com 1,2 mil metros, a 30 quilômetros do aeroporto de Parnaíba.

 

Mais saúde

De olho no voto dos médicos, que não engolem Dilma após implantação do programa Mais Médicos, o tucano Aécio Neves (MG) se reúne hoje (5) com presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso.

 

A caminho do bi

Autor de projetos de lei como o fim do foro privilegiado e a proibição de o governo contratar empresas de parlamentares, o deputado distrital Chico Leite (PT) deve repetir 2010, quando foi o campeão de votos.

 

Farsa da CPI

Líder do PPS, o deputado Rubens Bueno (PR) garante que a oposição vai brigar para convocar os envolvidos na Petrobras e no governo na fraude de submeter aos depoentes as perguntas na CPI da Petrobras.

 

Pensando bem...

...de nada adiantou o teatrinho da CPI da Petrobras: os depoentes não convenceram a ninguém porque afinal se revelaram péssimos atores.

PODER SEM PUDOR

Caminho das pedras

O deputado Salatiel Carvalho (PMDB-PE) passou o mês inteiro tentando ser recebido pelo então ministro de Minas e Energia, Rodolpho Tourinho. Cansando, acabou recorrendo ao amigo Severino Cavalcante (PPB-PE), presidente em exercício da Câmara. Severino ligou para o ministro e, como não conseguia ser atendido ao telefone, resolveu testar o nível de ocupação do homem:

- É uma pena – disse ele à secretária de Tourinho – porque há aqui um pedido de CPI para investigar corrupção na área do ministro.

Trinta segundos depois Severino falava com quem queria e em poucos minutos o deputado Salatiel seria procurado pelo solícito ministro.