Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 19/09/2014
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Claudio Humberto

“Estamos em uma pororoca de esperança”

Marina Silva (PSB) feliz com o ataque que recebeu de José Sarney, aliado de Dilma

 

Como o vice de Marina, PSDB faz aceno ao PMDB

Assim como Beto Albuquerque, vice de Marina Silva (PSB), o candidato a vice de Aécio Neves, senador Aloysio Nunes, admitiu que o PSDB não terá condições de governar sem o apoio do PMDB. “É preciso chegar a um entendimento com os partidos para governar, e o PMDB é o mais numeroso deles”, afirmou. Mas nega “cooptação de quadros” de outros partidos em troca de apoio político, “como quer Marina Silva”.

 

Piscadelas

A cúpula do PMDB fingiu constrangimento com o flerte de Beto Albuquerque, vice de Marina, mas adorou. E retribuiu, piscando olhos.

 

PMDB S/A

Apesar da aliança com Dilma, PMDB faz campanha para Aécio Neves no Rio, e para Marina Silva em Pernambuco e Rio Grande do Sul.

 

O de Cabral, pode

Para o deputado Leonardo Picciani (RJ), aliado de Sergio Cabral desde criancinha, o PSB deveria evitar apoio do “PMDB de Sarney e Renan”.

 

É do jogo

Pastor Everaldo (PSC) minimiza divergências internas com o deputado Marco Feliciano (SP), aquele: “São naturais do processo político”. 

 

Marina tem 38,9% no DF; Dilma e Aécio empatam

Nova pesquisa realizada no Distrito Federal entre os dias 14 e 16 de setembro prevê vitória expressiva da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, que aparece com 38,9% das intenções de voto, seguida pela candidata do PT à reeleição Dilma Rousseff, com 19,1%. O candidato Aécio Neves (PSDB) é o terceiro colocado, mas está em empate técnico com Dilma de acordo com a margem de erro de 3,09%.

 

Baixo clero

Luciana Genro (PSOL) e o Pastor Everaldo (PSC) têm 1% das intenções de voto no DF. Eduardo Jorge, do PV, marcou 0,3%.

 

Marina

Entre os jovens de 16 a 24 anos, a margem de Marina atinge os 41,5%, o dobro das intenções de voto para Dilma ou Aécio, nessa faixa etária.

 

Mil entrevistas

A pesquisa no DF, registrada na Justiça Eleitoral sob o nº BR-00716/2014, foi realizada pelo Instituto O&P Brasil, com mil entrevistas.

 

Irmãos camaradas

Quem esteve no Instituto Lula estes dias diz ter visto um macacão da Petrobras com autógrafos, inclusive de Paulo Roberto Costa, a quem tratava por “Paulinho”, que por sua vez o chamava de “Gerentão”.

 

Espírito de Minas

Não combina com o conciliador espírito mineiro a agressiva campanha de Pimenta da Veiga (PSDB) no Estado que celebrou alianças informais como Lulécio (Lula + Aécio), Dilmasia (Dilma + Anastasia) e Pimeltécio (Pimentel + Aécio), que elegeu o atual prefeito de BH.

 

A voz da rede

A muito custo, só uns 2 mil militantes aderiram à petição online contra a decisão da Justiça Eleitoral que proibiu um site irregular do PT. Já o pedido de impeachment de Dilma ganhou mais de 533 mil assinaturas.

 

O Santo nome em vão

Carta atribuída ao ex-deputado Natan Donadon (RO), ladrão transitado em julgado, pede votos para a irmã e a cunhada. Mesmo preso, ele jura inocência. O documento traz até um salmo sobre “os eleitos de Deus”.

 

Casagrande na defensiva

Candidato à reeleição, o governador capixaba Renato Casagrande foi obrigado a revelar que gastou até agora R$ 4,4 milhões em aluguel de jatinhos. Nas 74 viagens que fez, em três estava a primeira-dama.

 

O próprio ‘Lingote’

Nas redes sociais, eleitores vêem semelhança de Eduardo Jorge (PV), candidato a presidente, com “Lingote”, personagem do saudoso Chico Anysio, meio doidão, que borrifava bom ar e exclamava: “Falôôôô!”

 

Lágrimas de banqueiro

Fiel depositário de Marina Silva, o Itaú ameaça recorrer ao STJ para não pagar dano moral de R$ 10 mil a uma ex-cliente no Brasil. Com dupla cidadania, se ela entrar na Justiça americana, onde o banco também opera, a conta poderá subir a 1 milhão. De dólares.

 

Manipulação

Após obter na Justiça a proibição do site “Muda Mais”, Marina passou a ser xingada no Twitter por “cercear a imprensa”. Obra do ex-jornalista Franklin Martins, que sonha com o controle da mídia não petista.

 

Pensando bem...

... se a sentença do doleiro Alberto Youssef no caso Banestado servir de parâmetro, os enrolados no Petrolão terão cem anos de prisão.

PODER SEM PUDOR

Rindo por dentro

Jânio Quadros não esperava por aquilo. Estava em campanha para presidente, em 1960, quando foi a Sete Lagoas (MG) para um comício, acompanhado de Magalhães Pinto, que disputava o governo de Minas Gerais contra Tancredo Neves. Durante o comício, todos os oradores foram recebidos com ovos e vaias. Depois a comitiva seguiu de automóvel para uma cidade vizinha. No carro do candidato, todos permaneciam calados, ainda chocados com a hostilidade.

Jânio ficou um tempão esperando que Magalhães Pinto dissesse alguma coisa. Ele desconfiava que Magalhães estava por trás das vaias e dos ovos. Até que perdeu a paciência com o impassível aliado:

- Os mineiros são terríveis. Quando não riem por fora, riem por dentro...