Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 18/04/2013
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“Esse agravo tem que ser levado ao colegiado”
Ministro Marco Aurélio sobre o acesso dos mensaleiros ao acórdão do julgamento

Lupi, o defenestrado, volta a mandar no Trabalho
Com a demissão do ex-ministro Brizola Neto e a posse do substituto Manoel Dias, o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi impôs Paulo Roberto Pinto, de sua confiança, para o cargo de secretário-executivo. Ele responde a inquéritos administrativos no âmbito da Controladoria Geral da União. Demitido pela presidenta Dilma em dezembro de 2011, em meio a suspeitas de corrupção, Lupi voltou a mandar no Trabalho.

Eterna vigilância
O ministro Manoel Dias só pôde escolher seu chefe de gabinete, mas escolheu o assessor Nilton Freiberg para vigiar o secretário-executivo.

Fio desencapado
Dilma confiou ao secretário Gilberto Carvalho a tarefa de monitorar o Ministério do Trabalho. A ordem é barrar eventuais presepadas de Lupi.

Ele sabe
O governador paulista Geraldo Alckimin parece fingir não saber o que deveras sabe: é iminente a saída do ex-prefeito José Serra do PSDB. 

Me Tarzan
Acabou a exigência de poliglotas na carreira diplomática: o Itamaraty busca tradutores para português na sua Fundação Alexandre Gusmão. 

Divergências ameaçam nº 2 das Comunicações 
A estressada relação do ministro Paulo Bernardo (Comunicações) com o secretário-executivo Cesar Alvarez quase resultou na demissão deste último, ontem. Alvarez acha que entende mais de telecomunicações e com frequência é acusado de tentar “atropelar” e de medir forças e fazer pouco do ministro. O clima era tão ruim, ontem, que assessores de Alvarez pediram empregos a gabinetes de parlamentares do PT.

Não está aqui quem falou
Já à noite, ontem, tanto Paulo Bernardo quanto Cesar Alvarez negaram que a demissão do secretário-executivo tenha sido pedida ou aceita.

Impunidade
O senador Magno Malta (PR-ES) defende o fim da maioridade penal: “A cada dez crimes, um é de machos travestidos de crianças”.  

Candidato não é ‘fake’
Para Armando Monteiro (PTB-PE) Eduardo Campos (PSB) serviria de fachada de Lula para ofuscar Aécio Neves, real opositor de Dilma.

O País encolheu
O Brasil se apequenou na Organização dos Estados Americanos, outra vez: o chanceler Antônio Patriota saudou “a vitória da democracia” na Venezuela, enquanto o secretário-geral da OEA, Miguel Insulza, apoiava a recontagem de votos. Viramos bajuladores da corte chavista.

Por que não te calas?
Lula chamou de “interferência” o apoio dos EUA à recontagem de votos na Venezuela, mas ele interferiu em assuntos internos de outro país, em 2009, metendo-se em Honduras, a pedido de Hugo Chávez, para apoiar a papagaiada populista do ex-presidente Manuel Zelaya. 

Brasileiros visados
O governo português investiga a avalanche de vistos falsos da União Euopeia para brasileiros descendentes de italianos e portugueses, em Minas e Goiás. Os consulados seriam cúmplices de escritórios locais. 

Vai que cola
Com as chances cada vez menores de disputar a Presidência em 2014, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) agora se oferece para ser vice do presidenciável Eduardo Campos (PSB) contra a reeleição de Dilma. 

Coerência
Defensores do fim do 13º e 14º  salários para deputados, os tucanos Ruy Carneiro (PB) e Walter Feldman (SP) abriram mão do dinheiro a mais da Câmara, a titulo de compensação, para cotas parlamentares. 

Ao vencedor...
O Brasil dá empregos nos EUA, de onde importou quase 138 mil toneladas de batatas fritas, diz o site Agra-net. Compensou, com o real forte e produção em alta de batatas na Europa, mesmo com o frete. 

Alfândega 24h
O deputado Newton Lima (PT-SP) levará à Câmara a proposta do Sindireceita, o sindicato do pessoal da Receita Federal, para que as alfândegas funcionem 24 horas por dia, como nos países vizinhos.

Jerico expresso
Tramita na Câmara de Brasília projeto do delegado e deputado distrital Dr. Michel (PEN) obrigando bares e restaurantes do DF a vender café com e sem açúcar. Não exigiu expresso ou carioca, nem biscoitinho.

Pensando bem...
... o “passarinho” de Chávez está na gaiola de Capriles.

PODER SEM PUDOR
Guerra à burocracia

Quando Hélio Beltrão foi ministro da Desburocratização, governos estaduais brigavam pela criação de novas superintendências regionais, inspiradas na Sudene e na Sudam. Foi quando falaram na criação da Sudeco, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, exatamente como pretendem os atuais governadores da região. Beltrão destruiu a proposta:
- Bem, poderíamos criar também uma Superintendência para o Vale do São Francisco, a Suvale, e juntar com essa Sudeco e formar a Suvaco...
__
        Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros 
www.claudiohumberto.com.br