Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 05/05/2013
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“Estão crescendo menos que o previsto”
Economista Jim O‘Neil, criador do termo ‘BRIC’, decepcionado com Brasil e Rússia

RN: Ação popular denuncia farsa em aeroporto 
Planejado para ser o maior centro de conexão da América Latina, o aeroporto Internacional São Gonçalo do Amarante, cuja concessão foi inaugurada em novembro de 2011 pela presidenta Dilma, é alvo de ação popular na 4ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Segundo denúncia, o terreno foi desapropriado de forma irregular, sem respeito a regras ambientais e o projeto sofre desvio de finalidade.

Propaganda enganosa 
Conforme ação, o aeroporto que seria um hub de cargas e passageiros está mais para “réplica empobrecida do já insuficiente Augusto Severo”.

Sem estrutura
Longe da zona urbana e sem obras de acesso, o aeroporto terá pista de três quilômetros, o que impede decolagem de aeronaves maiores.

Pára tudo
O processo pede a suspenção do contrato e dos repasses do BNDES, que já chegam a R$71 milhões, além da paralisação das obras. 

Réus nominais
Na ação, o autor Paulo Sérgio Oliveira de Araújo processa a presidenta Dilma, a União, ANAC, BNDES e as empresas Infravix e Engevix. 

Eduardo evita atos onde governo Dilma é criticado
O presidenciável Eduardo Campos (PSB) tem evitado eventos políticos com receio de ser associado às críticas de atores oposicionistas ao governo Dilma. Foi assim quando “furou” a Conferência Nacional do PPS e a festa de 1º de Maio da central Força Sindical. Na quinta (2), abortou sua ida, em Uberaba, ao tradicional jantar promovido pelo deputado Marcos Montes (PSD-MG) com líderes presentes na Expozebu, talvez o maior evento de produtores rurais brasileiros.

Todo mundo lá
Ao jantar em Uberaba foram líderes como o presidenciável Aécio Neves (PSDB) e empresários como Murilo Ferreira, presidente da Vale.

Contra, pero no mucho
A ausência de Eduardo Campos em eventos políticos foi ironizada pelo deputado tucano Marcos Pestana (MG): “É o preço da ambigüidade...”

Tem que encarar
Para Marcos Pestana, Eduardo Campos não pode fugir da necessidade de assumir seu papel de oposição, se quiser viabilizar o projeto político.

Bolso do contribuinte
Enquanto a maioria da população sofre com os serviços no setor aéreo, a AGU contratou, sem licitação, comissária aérea para o ministro Luís Inácio Adams. Desgastado após a Operação Porto Seguro, ele busca apoios promovendo reuniões políticas em vários Estados.

Surto honorífico
Honoris causa emérito, Lula mostrou seu poder de síntese enquanto tomava vacina num posto de saúde: “Cada macaco no seu galho”, disse resumindo o que pensa do conflito do Supremo com Congresso.

Com jeito, vai
O ministro Joaquim Barbosa nem disfarça mais seu discurso cada vez mais político – manifestação inusual em cortes internacionas, como a americana – confirmando a suspeita de futura candidatura presidencial. 

Agenda tucana
Diretórios do PSDB realizam convenções neste domingo. No Rio, serão eleitas comissões executivas estaduais e municipais, além do Conselho Fiscal. Já em SP, se definirão dirigentes para os próximos dois anos.

Promessa é recurso
O advogado de Roberto Jefferson, Luiz Francisco Barbosa, cumpriu com o recurso no Supremo o que antecipou à coluna em julho: “bater bastante” em Lula, reafirmando papel dele no escândalo do mensalão. 

In Memoriam
O escritório de arquitetura que leva o nome Oscar Niemeyer recebe verba federal, mesmo após sua morte. No dia 9 de abril, foram emitidos dois empenhos para a empresa “Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer”, no valor total de R$ 77 mil, segundo o Contas Abertas.

Menos um...
Já é dada como a certa cassação do deputado Raad Massouh (PPL) na Câmara do DF. Ele responde a processos por ter liderado suposto esquema de desvio de emendas parlamentares em benefício próprio.

... Dois e três
Além de Raad Massouh, pelo menos outros dois deputados de Brasília podem se complicar em processos por suposta quebra de decoro parlamentar: Benedito Domingos (PP) e Aylton Gomes (PR).

Bye, bye Brazil
Um astrofísico brasileiro foi dos primeiros inscritos na viagem sem volta para colonizar Marte, promovida pela empresa holandesa Mars One. 

PODER SEM PUDOR
Tancredo e Fafá

Na campanha das diretas, em 1984, o governador mineiro Tancredo Neves comparecia aos comícios sempre acompanhado do chefe do gabinete militar, o coronel PM Paulo Duarte. Certa vez, em Fortaleza, à saída do palanque, o cuidadoso coronel meteu Tancredo dentro do carro e, ao perceber que, perto, a cantora Fafá de Belém tentava se livrar do assédio dos fãs, empurrou-a também para o interior do automóvel e mandou o motorista partir em disparada. Encontraria o carro adiante, estacionado. Tancredo e Fafá conversavam, às gargalhadas. Tancredo abriu o vidro:
– Coronel, se o senhor não fosse da PM, eu lhe promovia a general!

__

        Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros 
www.claudiohumberto.com.br