Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 16/02/2016
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
“Era isso [sair do PDT] ou ir para casa; prefiro continuar tentando” Senador Cristovam Buarque (DF), agora no PPS, que saiu do PDT por ser governista

“Era isso [sair do PDT] ou ir para casa; prefiro continuar tentando”

Senador Cristovam Buarque (DF), agora no PPS, que saiu do PDT por ser governista

 

Microcefalia: Saúde não explica 91% dos casos

Enquanto luta para desqualificar médicos argentinos, que apontam o larvicida pyriproxyfen como a provável causa de microcefalia no Brasil, o Ministério da Saúde ainda não encontrou explicação para 421 dos 462 casos de malformação de bebês. Isto é, não sabe explicar a causa de 91% dos casos confirmados de microcefalia no País. Só 41 casos têm relação com o zika, segundo o último informe epidemiológico.

 

Governo loves zika

É estranha a aposta do Ministério da Saúde no zika como causa da microcefalia, ainda que admita comprovação em apenas 9% dos casos.

 

Pode ser tudo

Sem saber a causa de 91% dos casos de microcefalia, o ministério lista outras possibilidades: sífilis, rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus...

 

É o pyriproxyfen

Médicos gaúchos se associam à convicção dos colegas argentinos sobre o uso do pyriproxyfen como a provável causa de microcefalia.

 

Opção preferencial

Em nota, o governo faz sua opção preferencial pelo zika vírus e ataca a suspeita da droga pyriproxyfen como a provável causa de microcefalia.

 

Cunha volta do recesso disposto a tocar o terror

Tido como politicamente “morto” no fim do ano passado, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, retorna do recesso disposto a atormentar o governo Dilma com derrotas e o impeachment. Ele se fortaleceu no Conselho de Ética e tem sido decisivo no crescimento da candidatura de Hugo Motta (PB) a Líder do PMDB. Para completar, caem os que acreditam que Supremo Tribunal Federal vai afastá-lo do cargo.

 

Conto da carochinha

Candidato a reeleição, Leonardo Picciani (RJ) trombeteia contar com 45 votos para derrotar Hugo Motta. Eduardo Cunha ironiza: “É lorota”.

 

Respirando aliviado

O Psol ajudou Eduardo Cunha, ao entregar com atraso o aditamento à representação por quebra de decoro. Deu novo prazo à sua defesa.

 

Conselho amigável

Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que votou contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, foi substituído por Nilton Capixaba (PTB-RO).

 

Torrando dinheiro

Os deputados federais apresentaram recibos pedindo ressarcimento de um total de R$ 211,8 mil gastos em combustíveis e lubrificantes durante janeiro, o mês de recesso. Estão fazendo o contribuinte pagar seus passeios de férias. Ou estão fraudando desavergonhadamente.

 

Lipoaspiração

O PT lembra o extinto PFL em processo de decadência. O partido de Lula elegeu 75 deputados federais em 2014, mas hoje tem apenas 59 e deve perder ao menos cinco na janela de transferência partidária.

 

Trair e coçar...

O Planalto já flerta com Hugo Motta (PB), ante a possibilidade de derrota do governista Leonardo Picciani (RJ) na briga pela Liderança do PMDB. Dilma não quer ver no PMDB um líder hostil ao governo.

 

Governo parasita

O chefe da Receita, Jorge Rachid, defendeu no Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial o furor arrecadatório do governo, que quer ficar sócio de empresas que excederem o lucro presumido. Uma montanha de dinheiro destinada a desaparecer no buraco negro da gatunagem.

 

Exemplo

Na farra dos gastos públicos, Eunício Oliveira (PMDB-CE) garante que não usa recursos da verba indenizatória. Segundo ele, a direção do Senado nem mesmo mostra a lista dos senadores econômicos.

 

Raposa no galinheiro

Fiscais federais enviaram a Kátia Abreu (Agricultura) informações sobre um político e empresário pouco conhecido no ramo, Luciano Maronezi, nomeado superintendente do ministério no Rio Grande do Sul. A empresa dele atua na área ambiental e captação de recursos federais.

 

Transparência opaca

O governo até agora não prestou contas nem sequer de 1 centavo em gastos diretos de 2016 com Bolsa Família, diárias, cartões corporativos etc. A tarefa é da Controladoria-Geral da União, que dorme no ponto.

 

Droga é de outro

A gigante Monsanto informou que não fabrica e nem comercializa o pyriproxyfen, droga do larvicida que provocaria microcefalia. Também garante que mantém com a Sumitomo Chemicals apenas parcerias comerciais para produtos usados no controle de plantas daninhas.

 

Pensando bem…

…enquanto Dilma tenta fazer o País se concentrar em zika vírus, poucos se lembram de Lava Jato, Zelotes e impeachment.

 

PODER SEM PUDOR

Eles queriam reza

A caminho de Cuba, Jânio Quadros fez uma escala técnica no Ceará e resolveu visitar os desabrigados da enchente provocada pelo rompimento do açude de Orós. Políticos locais se aproveitaram para aparecer ao lado do ilustre visitante, fazendo discursos em que reclamavam recursos. Percebendo a impaciência de Jânio, um repórter provocou:

- O que o sr. achou dos políticos?

Jânio adorou fazer um trocadilho:

- Achei-os muito afoitos por verbas. Estavam com cara de "Orós por nós".