Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 24/05/2013
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“Nunca encontrei razão para muitas das tarifas cobradas no Brasil”
Flavio Dino, presidente da Embratur, sobre as tarifas abusivas dos hotéis brasileiros

Dilma irrita o PMDB evitando jantar no Jaburu
A presidenta Dilma novamente evitou comparecer a um jantar no Palácio Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer, que reuniu a cúpula dirigente do PMDB. O jantar foi terça-feira (21). Temer sabe que ela não apareceu pelo mesmo motivo de sempre: tem horror à ideia de encontrar o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), principalmente após a confusão que ele aprontou na MP dos Portos. Mas a ausência dela irritou em especial os governadores presentes.

Porta-recados
Michel Temer prometeu à cúpula do PMDB levar a Dilma as lamúrias de cada um deles. Presidenta e vice se reuniram nesta quarta-feira.

Lamúrias cabralinas
Dizendo-se encorajado por Lula, Sergio Cabral ameaça até não apoiar Dilma em 2014 com Lindberg Farias (PT) candidato ao governo do Rio.

Captou a mensagem
Indignada, Dilma recebeu como se fosse dirigidos a ela os ataques do líder do PMDB à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

SOS Abadiânia
O ex-presidente Lula é aguardado nesta quinta-feira em Abadiânia (GO), onde atua o médium curandeiro João de Deus.

Comissão da verdade: Curió promete abrir o jogo 
O coronel Sebastião Curió vai comparecer à Comissão da Verdade sob a condição de ser um dos últimos a prestar depoimento. Ele pretende fazer revelações inéditas sobre o que sabe da repressão política, na ditadura. Major com forte atuação na repressão à guerrilha do Araguaia, Curió pode esclarecer o destino de Honestino Guimarães, estudante de Brasília oficialmente “desaparecido” desde 1973. 

Executado
O livro “Sem vestígios – a História desenterrada”, de Taís Moraes (ed. Geração) revelou que Honestino foi levado ao Araguaia e executado. 

Transferência 
Taís Moraes apurou que Honestino foi levado ao Araguaia dopado e encapuzado em jatinho da Líder, sob escolta do major Jonas, do Cisa.

As três armas
Honestino foi preso pelo Cenimar (serviço secreto da Marinha), levado a Brasília pelo CIE (Exército) a ao Araguaia pelo Cisa (Aeronáutica).

Culpa de quem?
Do deputado Miro Teixeira (PDT) e as críticas do presidente do STF, Joaquim Barbosa aos partidos de “mentirinha”: “Existem muitos partidecos graças ao Supremo, que derrubou cláusula de barreira”. 

Biden em Brasília
O vie-presidente americano Joe Biden chega a Brasília na próxima semana. Além da presidenta Dilma e do vice Michel Temer, quer visitar o governador do DF, Agnelo Queiroz, e o Estádio Mané Garrincha.

Fim do privilégio
Após a saga para obter assinaturas, os tucanos Carlos Sampaio (SP), Ruy Carneiro (PB) e Márcio Bittar (AC) protocolam hoje PEC que acaba com pensão vitalícia de ex-governadores e ex-prefeitos.  

Desencontro
O senador José Sarney elogiou ontem Ruy Mesquita, mas o jornalista morreu falando mal dele, desde que a Justiça proibiu O Estado de S. Paulo de publicar notícias sobre o envolvimento do seu filho Fernando na Operção Boi Barrica, da Policia Federal.

Armando a tropa
Após se reunir com PDT, PCdoB e PSB, a cúpula do PT-RN encontra hoje o vice-governador, Robinson Faria (PSD). A sigla costura aliança entre opositores da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para 2014. 

E os postos?
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou 18 empresas e 19 pessoas físicas por formação de cartel de padarias em Sobradinho (DF), multando-as em R$ 650 mil. Já o poderoso cartel dos postos de gasolina continua impune, no DF.

No seu tempo
Após convenção nacional do PSDB, a bancada na Câmara se reuniu na segunda já para começar a discutir as eleições a deputado federal e estadual. A briga por cargos majoritários ficará mais para o fim do ano. 

Tá feia a coisa
À passagem da deputada Iara Bernardi (PT-SP) em frente ao Anexo II da Câmara, ontem, um sindicalista atacou: “A situação no campo está tão pecuária que a cada foiçada que a gente dá, nasce um menino...”

Happy hour
Aproveitando raro pit-stop em Brasília, Aldo Rebelo (Esporte) convocou a bancada do PCdoB para um bode assado em sua casa, ontem.

PODER SEM PUDOR
Dilma e seus 40 ministros

A juventude do PMDB gaúcho se reuniu em Gramado, sábado (18). Cerca de 600 jovens ouviram o apelo do senador Pedro Simon:
- Presidente Dilma, se a senhora nomear mais gente para o ministério, por favor, nomeie dois de uma só vez. Agora, são 39 ministros e, com dois a mais, a gente teria “Dilma e seus 41 ministros”.
Do alto de sua experiência de 83 anos de vida, o veterano Simon explicou sua matemática:
- Se a senhora nomear só um, teremos “Dilma e seus 40 ministros”.   
A garotada caiu na gargalhada. 
___
        Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros 
www.claudiohumberto.com.br