Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 21/07/2016
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“Este é o objetivo central do meu governo

Presidente Michel Temer, sobre o combate à inflação e a retomada do crescimento

 

MP elimina só uma das 23 acusações contra Dilma

O PT adorou e até viralizou na internet a informação de que eventual medida provisória autorizando gastos extras, submetida previamente ao Tribunal de Contas da União (TCU), neutralizaria acusação que levou a corte a rejeitar as contas de Dilma Rousseff, e que instruiu até a ação de impeachment. Mas se trata de apenas uma das 23 irregularidades apontadas pelo TCU na rejeição unânime das contas.

 

Ainda restam 22

Ainda que o TCU considere legal a MP abrindo crédito extraordinário, ainda restarão outros 22 motivos para a rejeição das contas de Dilma.

 

Motivos não faltam

Se o TCU excluir essa acusação, o ministro relator do caso José Múcio terá motivos de sobra para recomendar a rejeição das contas de Dilma.

 

Razões fortes

Em conversas reservadas, ministros do TCU consideram “fortíssimos” todos as demais irregularidades que provocaram a rejeição das contas.

 

Cutucando a onça

Ao provocar o assunto no TCU, o governo Michel Temer “cutuca a onça com vara curta”, na opinião de um dos mais ativos ministros da corte.

 

Ameaçada a posse de deputado portador de Ela

Como os políticos sabem ser cruéis, já se fala em impedir a posse, como deputado federal, do médico alagoano Hemerson Casado, paciente da doença degenerativa Ela. Suplente do indicado de Renan Calheiros para o Ministério de Turismo, Hemerson preserva a lucidez, a inteligência e capacidade de luta. A exemplo do físico britânico Stephen Hawking, ele pode se tornar um símbolo da luta pelos direitos dos pacientes da doença e por investimentos em pesquisas para a cura.

 

Perícia do mal

Políticos de Alagoas relatam tentativa do suplente seguinte, Fernando Hollanda, de requerer perícia para barrar a posse de Hemerson.

 

Ligações

Fernando Hollanda é filiado ao PMDB e tem ligações ao grupo chefiado por Renan Calheiros, em Alagoas.

 

Biotecnologia

Cirurgião admirado pelos alagoanos, Hemerson luta pela criação de pólo biotecnológico para pesquisa e tratamento de doenças raras.

 

Acordo possível

O Ministério Público Federal topa negociar delação premiada de Eduardo Cunha, mas a condicionam a “algo consistente”. Cunha pode mudar a posição e fazer acordo se a situação da família se complicar.

 

Acordo dá insônia

Lula recorrerá como nunca a tranqüilizantes, após os sinais de delação premiada de Renato Duque, ex-diretor da Petrobras nomeado em seu governo com a missão de desviar milhões para o PT e petistas ilustres.

 

Neto manda bem

É tão significativa a aprovação do primeiro mandado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que os aliados prevêem sua reeleição com mais de 70% dos votos válidos.

 

Quem paga o pato

A greve na Receita Federal provoca prejuízo diário de R$220 milhões ao pólo de Manaus, diz Wilson Périco, do Centro da Indústria. Só no primeiro dia, os grevistas retiveram 386 contêineres de mercadorias.

 

Apenas futebol

Viagem vapt-vupt  à Europa do botafoguense Renan Filho, governador de Alagoas, ligou o alerta dos que desconfiam de políticos viajando ao exterior. Mas ele apenas se uniu a amigos, doentes por futebol, para assistir a final da Eurocopa, em Paris. E pagou as próprias despesas.

 

Voz do povo

Enquete no site da Câmara Legislativa do Distrito Federal mostrou que 86% dos 1.581.087 votantes aprovam “totalmente” o serviço eventual de carro com motorista proporcionado pelo aplicativo Uber.

 

Traição

O secretário-geral do PPS, Juca Carvalho, vê Renan Calheiros por trás da traição do Solidariedade de Paulinho da Força ao acordo – incluindo PDT e PROS – pela reeleição do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que é o favorito na disputa.

 

Contra o bloqueio

Em pouco mais de 24h superou os 350 mil adesões o abaixo-assinado contra o bloqueio do WhatsApp, no Change.org, site especializado em petições. São mais de 100 milhões de usuários do aplicativo no Brasil.

 

Pensando bem...

...a menos de vinte dias das Olimpíadas, a principal modalidade esportiva em Brasília ainda é chutar a data da destituição de Dilma.

PODER SEM PUDOR

Futum parlamentar

O então bem-humorado deputado Paulo Bernardo (PT-PR) ainda teve ânimo de fazer piada, na controvertida madrugada de discussão do Orçamento, lembrando que já às 9h da manhã seguinte a sessão seria retomada:

- Ainda dá tempo de tirar o sapato e, quem sabe, até tomar banho!