Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 04/06/2013
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

 “Eurico Tejera foi ‘suicidado’. Mataram ele”
Claudio Fonteles, da Comissão da Verdade, sobre a morte o ativista morto em 1972

Acusado de assédio, embaixador ganha sala ‘vip’
Em pleno regime de contenção de despesas, o Itamaraty gastou R$30 mil com uma sala “privativa” no consulado-geral em Sidney (Austrália) para o embaixador Américo Fontenelle e seu ajunto César Cidade, acusados de assédio moral e sexual a funcionários, ficarem mais “à vontade” no interrogatório de testemunhas e advogados de defesa deles no processo administrativo emperrado desde fevereiro. 

Mais do mesmo
Fontenelle havia sido acusado de assédio quando era cônsul-geral em Toronto (Canadá), mas acabou premiado com o posto na Austrália.

Embromation
O Itamaraty empurra com a barriga a nova denúncia contra Américo Fontenelle desde sua publicação nesta coluna, em 14 de fevereiro.

Top secret
A assessoria do chanceler Antonio Patriota não informa o andamento da suposta investigação “sigilosa” contra o embaixador Fontenelle.

Que trabalheira...
Cinco líderes sindicais vão passar quase 20 dias por nossa conta em Genebra, na Suíça, para a Conferência Internacional do Trabalho.

Atriz portuguesa fará defesa da Expo 2020 em SP 
A atriz portuguesa Maria de Madeiros, cujo trabalho é muito elogiado na Europa, será a madrinha da candidatura de São Paulo a sediar a Expo 2020. “Apaixonada” pela cidade, ela a defenderá diante dos 146 delegados do Bureau of International Expositions (BIE) dia 12, em Paris. Dois dias antes, a cantora Daniela Mercury fará um show privado para os delegados em um coquetel na embaixada do Brasil.

Diversidade
A candidatura paulistana para a Expo 2020 terá como mote “São Paulo, capital do novo mundo – a diversidade como força do crescimento”.

Monstro faminto
Ele não sai do lugar, mas tem fome no estaleiro: a Marinha gastou R $7 milhões para abastecer a despensa do porta-aviões São Paulo. 

Bolsa-cemitério
A moda pegou entre coveiros do Rio: pedem “caixinha” para adiantar o serviço. Sem ela, enterros marcados atrasam até duas horas.

Falta de apetite
O PT não mais esconde que o “mau momento” de Dilma na economia e na base aliada abre a porta para a candidatura de Lula em 2014. Ela anda dizendo por aí que “não tem mais estômago” para o cargo. 

Alvo a abater
Em conversas reservadas, petistas influentes ameaçam o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). Acham que o deputado não resistiria a um “mapeamento” de suas operações e relações de influência. A influência de Cunha avança inclusive no próprio PT.

Enem sabe
A nova presidente da UNE, Virgina Barros, lamentou no Twitter “o maior aeroporto do Brasil chamar-se GRU Airport”. Alguém precisa ensinar a moça que se trata de convenção internacional.

Assuntos aleatórios
Conselheiro de administração da Caixa Seguros, o aspone-mor top-top Marco Aurélio Garcia está em Paris representando o Brasil na reunião da holding e no Fórum Internacional da America Latina e Caribe. 

Tamos aí
Deputados do PTB garantem que 90% da bancada da Câmara e do Senado querem apoiar a reeleição da presidenta Dilma. Em troca, o presidente interino, Benito Gama, está louco para assumir o cargo. 

Com cautela
Para evitar confusão como a da MP dos Portos, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) defende o envio ao Congresso no dia 17 de junho, em forma de projeto de lei, e não de medida provisória, o marco regulatório da mineração. A matéria tramitará em regime de urgência. 

Pauta
Indicado para o Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso terá de enfrentar temas polêmicos na sabatina do Senado, como royalties do petróleo, mensalão, terrorista Cesare Battisti e casamento gay. 

Só love
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), quem diria, rasgou seda para a presidenta Dilma, em Natal. Dilma foi simpática com Rosalba e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), que prepara o palanque potiguar do presidenciável Eduardo Campos, em 2014.

EpaX!
O bilionário Eike Batista terá que explicar ao Ministério Público do Trabalho irregularidades na OSX Construção Naval, em Campos (RJ). 

PODER SEM PUDOR
A arte do enfrentamento

Tancredo Neves sustentou nos anos 80, em palestra a estudantes, que às vezes o enfrentamento é necessário. Contou que era vereador em São João Del Rey, e, atacado por adversário, escreveu-lhe uma furiosa carta de três páginas. “Qual foi a reação dele?”, perguntou um rapaz.
- Ah, não mandei. No dia seguinte reduzi para uma página.
- E como ele reagiu?
- Não mandei a carta. Achei melhor transformá-la em bilhete.
- Ele ficou irritado?
- Não mandei o bilhete. Optei por um telegrama.
- E como ele reagiu ao telegrama? – os garotos já se impacientavam.
- Pensei bem e vi que aquilo era bobagem. E joguei-o no lixo.
___
        Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros 
www.claudiohumberto.com.br