Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 13/08/2016
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

Sem reforma, não há garantia

Ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) sobre a quebradeira da Previdência Social

 

Balanço: Lava Jato recuperou quase R$ 3 bilhões

A Operação Lava Jato, que este mês completou um ano e cinco meses, já recuperou mais de R$ 2,9 bilhões aos cofres públicos, segundo dados do Ministério Público Federal. O levantamento aponta 574 buscas e apreensões autorizadas pelo juiz Sergio Moro e 118 pelo Supremo Tribunal Federal. No 1º grau, houve 5 prisões em flagrante, e expedidos 155 mandados de prisão e 152 de condução coercitiva.

 

Eficaz

Dos mandados de prisão, foram 70 prisões preventivas e 85 prisões temporárias, todas depois confirmadas nas instâncias superiores.

 

Sigilos quebrados

No âmbito do Supremo, houve 126 quebras de sigilo fiscal, 146 de sigilo bancário e 115 quebras de sigilo telefônico.

 

Mais números

O STF autorizou 2 quebras de sigilo telemático, uma de sigilo de dados, 17 sequestros de bens e de valores e 5 prisões preventivas. 

 

As delações

“Realizamos 74 acordos durante a operação, sendo que 59 foram feitos com pessoas em liberdade e 15 com detidos”, diz Rodrigo Janot.

 

Fiscais dão carteirada para assistir jogos de graça

Autoridades olímpicas avaliam denunciar abuso de autoridade de funcionários do Ministério do Trabalho, que, alegando estarem a serviço, chegam em bandos, às vezes de mais de trinta pessoas, para assistir de graça às competições dos Jogos Rio2016. Aplicam carteirada para terem acesso às arenas do Parque Olímpico, a pretexto de “fiscalizar”, e se acomodam como se fossem torcedores pagantes.

 

Filando o rango

Fiscais também utilizam o expediente da carteirada para ter acesso a restaurantes reservados a atletas e funcionários, para comer de graça.

 

Esperteza

Para justificar a presença delas nos Jogos em grupos ruidosos, fiscais procuram a imprensa para denunciar “irregularidades na Olimpíada”.

 

Jogada

As supostas irregularidades não são da Olimpíada, mas de empresas que venceram licitação para vender produtos. Mas elas não são notícia.

 

Vai dar cadeia

A força-tarefa da Lava Jato aposta em condenação de Lula, do seu amigo Bumlai e do ex-senador Delcídio Amaral, na Justiça Federal de Brasília, no caso da tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, com objetivo de obstruir a Justiça.

 

Sob vara

A ex-primeira-dama Marisa Letícia e o filho Lulinha brincam com fogo: insinuaram que não vão prestar depoimento na Polícia Federal porque permaneceriam calados. Correm o risco de serem levados na marra...

 

Escárnio

É um tapa na cara dos brasileiros beneficiar a criminosa Susane Von Richthofen com o “saídão” do Dia dos Pais. Ela já havia recebido o benefício no Dia das Mães. Logo ela, que mandou matar os dois.

 

Greve histórica

Pela primeira vez na História, foi decretada nesta sexta (12) greve dos profissionais de saúde do Hospital das Forças Armadas, em Brasília. O HFA é referência de excelência, mas paga salários irrisórios.

 

Churrasco por nossa conta

O MP capixaba quer aumentar de 7 para 10 anos a cadeia de Geraldo Ribeiro Filho, ex-presidente da Câmara Municipal de Nova Venécia. Ele fez compras expressivas de cervejas, cachaça, carnes e linguiça.

 

Boas novas

O secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência, Moreira Franco, vai dar boas notícias neste sábado (13), às 14h, no Rio Media Center, sobre a retomada dos investidores, e vai detalhar as prioridades para concessões e projetos de investimentos.

 

Interação

Sensação da Olimpíada, as “casas” dos países participantes têm feito sucesso entre os torcedores e, principalmente, os sem-ingresso. A Casa do Brasil já teve mais de 100 mil visitantes em uma semana.

 

Abusos premiados

Após 89 dias de uma greve marcada por agressões, sabotagens e até poluição proposital do lago Paranoá, funcionários da estatal de águas Caesb, de Brasília, ganharam aumento de 9,8% e abono das faltas, em uma decisão TRT que deixou a população em estado de choque.

 

Pergunta no ABC

A demora na carta aos senadores, que tenta redigir há mais de 30 dias, é porque falta alguém que escreva de carreirinha?

PODER SEM PUDOR

Longe das passarelas

Após se divertir com a reputação de namorador de moças bonitas, a certa altura isso já incomodava um pouco o então governador Jarbas Vasconcelos, hoje deputado federal pelo PMDB-PE. A ponto de recursar-se a pôr a faixa na vencedora do “Miss Pernambuco 2005”, além de cancelar um coquetel para candidatas alegando “corte de despesas”.

Mas a fama permaneceu e ganhou as ruas e os versos, e Jarbas acabaria homenageado por um bloco de carnaval do Recife, que prometia à vencedora três prêmios: “A faixa, o cetro e... o coroa”.

___