Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 20/08/2016
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“[Dilma] vai ficar à disposição para responder qualquer pergunta”

Renan Calheiros, após reunião com Dilma, esconde jogo e não revela se vota pelo impeachment

 

Com medo da PF, PT extingue cargo de tesoureiro

Temendo a rebordosa das urnas e principalmente a Polícia Federal na porta, o ex-presidente Lula e a cúpula do PT resolveram tomar uma atitude para “evitar escândalos”: extinguir o cargo de Tesoureiro. Ainda não está claro como as finanças do partido serão administradas. A ideia de extinguir o cargo veio da dificuldade de encontrar quem aceite assumi-lo. Os três últimos tesoureiros do PT acabaram na cadeia.

 

Sofá pela janela

Ao extinguir o cargo de Tesoureiro, o PT lembra a velha piada em que o sofá é culpado pela traição. No caso, o PT joga o sofá pela janela.

 

Convenção decidirá

A decisão de extinguir o cargo de Tesoureiro só pode ser adotada em convenção nacional do PT que só deve ocorrer em 2017.

 

Chave de cadeia

Já foram Tesoureiro Nacional do PT os presidiários Delúbio Soares, Paulo Ferreira e João Vaccari Neto.

 

Nome sujo na praça

Uma outra proposta, da facção Mensagem ao Partido, do ex-ministro Tarso Genro, tenta articular a mudança de denominação do PT.

 

Até cocho para porcos casal Lula levou embora

Funcionários do Palácio Alvorada não esquecem de presepadas do período em que Lula foi presidente, mas contra ele não há relatos muito desabonadores. Porém, entre os que trabalharam naquela época, relatam em tom de crítica atitudes da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Como quando ela mandou colocar nos caminhões de mudança objetos públicos. Não escapou até um cocho para servir milho aos porcos.

 

Presente

O cocho foi presenteado a JK, mas ganhou utilidade na presidência de José Sarney, quando d. Marli o transformou em uma graciosa floreira.

 

Sumiço

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) indicou o sumiço de 1.450 itens durante o período em que o PT ocupou a presidência.

 

Quem mandava

Comandando a saída do Alvorada, no fim do governo Lula, d.Marisa indicava objetos a serem embarcados nos 11 caminhões da mudança.

 

Notificação de nada

O Brasil deveria ignorar a “notificação” da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA sobre o impeachment. Assim como Dilma ignorou notificação da comissão para paralisar obras da hidrelétrica de Belo Monte, além de retirar de lá, por 3 anos, o embaixador brasileiro.

 

Importância zero

Políticos ligados a Dilma e ao PT fizeram seus seguidores acreditarem que a Organização dos Estados Americanos (OEA) é instância de recurso para o impeachment. Não é. E não tem a menor importância.

 

Só falta marcar data

O presidente do PMDB, Romero Jucá, não descarta a expulsão da senadora Kátia Abreu, mas nega haver data marcada. A hostilidade da senadora ao presidente Michel Temer incomodou e revoltou o partido.

 

O País na mesma

Os paranaenses andam insatisfeitos: para 52,6%, o início do governo Michel Temer está “igual ao que esperava”, 20,6% dizem estar “pior” e 23,6% acreditam estar “melhor” em relação ao governo Dilma. Para 70,8%, dizem que a economia não sofreu alterações.

 

Angolano eternizado

José Eduardo dos Santos foi reeleito presidente de Angola por 99,6% dos votos. Devem estar caçando os 0,4% que votaram contra. Ele está no poder há 36 anos, período em que sua filha se tornou bilionária.

 

Olimpíada bombou

Além do bom desempenho do Brasil, os jogos Rio 2016 estabeleceram recorde de audiência. Estudo da GfK Brasil verificou que 93% dos brasileiros assistiram à abertura ou alguma disputa olímpica pela TV.

 

Baiano imbatível

O ouro do baiano Robson Conceição no boxe foi o evento individual mais assistido pelos brasileiros: 18,5 milhões de telespectadores. Mais que a audiência da prata conquistada pelo ginasta Arthur Zanetti.

 

Menores candidatos

Dos quase 170 mil candidatos a prefeito e vereador nas eleições de outubro, 46 têm menos de 16 anos. Eles não podem nem votar, mas já querem ser candidatos.

 

Pensando bem…

…visitando Dilma e depois Michel Temer, o senador Renan Calheiros é favorito a medalha de lata na modalidade Um Pé em Cada Canoa.

PODER SEM PUDOR

Adesões importantes

Em 1996, a atriz Ruth Escobar promoveu almoço de adesão de mulheres à candidatura de José Serra à prefeitura paulistana. Compareceu gente importante, como a primeira-dama Ruth Cardoso. Elas se apresentaram:

- Eu sou a secretária estadual de...

- Eu presido a associação...

Até chegar a vez de a atriz Dercy Gonçalves quebrar a monotonia:

- Eu não sou p(*) nenhuma!