Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 19/10/2016
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“O Brasil prende muito, mas prende mal”

Ministro Alexandre de Moraes (Justiça) sobre a legislação penal brasileira

 

Partidos de ‘esquerda’ devem perder no 2º turno

Enfraquecidos pelas urnas no primeiro turno, dia 2 de outubro, os partidos de esquerda devem sofrer novo revés no segundo turno das eleições municipais. É o que apontam as pesquisas sobre as disputas nas capitais e nas 15 cidades brasileiras mais populosas. PSOL e PT não elegerão qualquer prefeito. PDT vencerá só em Fortaleza. Já os partidos da “centro-direita” se fortaleceram. PSDB é o favorito em seis capitais e o PMDB, em três. PSD lidera em Curitiba e Campo Grande.

 

Vade retro

No Rio, 57,6% dos cariocas rejeitam Marcelo Freixo (Psol), segundo o Paraná Pesquisas, reforçando o favoritismo de Marcel Crivella (PRB).

 

PSB se garante

O PSB deve manter o controle do Recife, onde Geraldo Júlio lidera contra João Paulo (PT), e deverá vencer também em Aracaju.

 

Um pra cada

Rede e PPS têm o favoritismo em Macapá e Vitória, respectivamente, no segundo turno das eleições municipais.

 

Adeus, PT

Em Belo Horizonte, João Leite (PSDB) deve vencer Alexandre Kalil (PHS). O PT, que governa o estado, nem sequer foi ao segundo turno.

 

BR Distribuidora descumpre a Lei de Acesso

Prestes a ser vendida a concorrentes do mesmo cartel, a BR Distribuidora se recusou a informar, via Lei de Acesso à Informação, quanto repassa anualmente ao Sindicom, poderoso Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis. O antigo presidente da BR, José Lima Andrade Neto, é acusado de repassar R$160 milhões ao Sindicom durante sua gestão. Agora é ele quem preside o sindicato.

 

Acerto com Delcídio

José Andrade Neto é citado na Lava Jato por participar de uma reunião com Delcídio do Amaral para suposto acerto de propinas. 

 

A banca do distinto

O Sindicom reúne os principais “players” do mercado, entre eles o grupo Cosan, interessado na compra da BR Distribuidora.

 

A regra é clara

Órgãos públicos e empresas estatais são obrigados a informar o que lhe é solicitado, segundo a Lei de Acesso à Informação.

 

Não passarão

Para o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o projeto que altera a lei de abuso de autoridade, de Renan Calheiros (PMDB-AL), é “falta do que fazer”. “Isso tem como endereço enfraquecer o combate aos crimes do colarinho branco”, acusa o capixaba.

 

Arrogância

A ex-ministra da Cultura Anna Buarque de Holanda fez questão de não reconhecer a autoridade da CPI da Lei Rouanet. Arrogante, debochou ao ser questionada sobre contratos irregulares.

 

Repulsa a baixarias

Não fazem escola marqueteiros competentes apenas quando fazem propaganda da mentira. Em Maceió, a equipe da campanha de Cícero Almeida (PMDB) se demitiu indignada com a estratégia de baixarias adotada pelo candidato de Renan Calheiros no segundo turno.

 

Pegou mal

Provoca desconforto entre aliados a decisão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de escolher o enroladíssimo deputado Vicente Cândido (PT-SP) como relator da comissão especial da reforma política.

 

Rei morto, rei posto

Com o PT tragado pela Lava Jato, aliados de Lula e Dilma batem em retirada. O senador Armando Monteiro (PTB-PE) e o deputado Silvio Costa (PTdoB-PE), por exemplo, votaram a favor da PEC 241.

 

Crueldade à  brasileira

Vídeo de presídio cearense mostra presos jogando pelada com a cabeça de um homem. A crueldade dos bandidos brasileiros supera, assim, a de terroristas islâmicos, que covardemente cortam cabeças de reféns, mas ao menos não fazem piada das próprias atrocidades.

 

Fields360 premiada

A agência de propaganda Fields360, de Brasília, foi a única brasileira premiada na edição de 2016 do Cresta International Advertising Awards, com a campanha “Lenço Solidário”, criado para a Abrace.

 

A esquerda em queda

As universidades públicas voltam a ter seus liberais. O professor da UFRJ Alexandre B. Cunha (Ph.D. em Economia pela Universidade de Minnesota) disponibiliza textos que seguem a tradição intelectual de autores como Adam Smith e Milton Friedman no blog “O Direitista”.

 

Pensando bem...

...se Lula contratar os advogados do Fluminense, é capaz de escapar da cadeia e, de quebra, o juiz Sérgio Moro acabar preso.

PODER SEM PUDOR

O brilho de Fruet

O depoimento de Marcos Valério já durava quase 14 horas quando chegou a vez de o deputado Gustavo Fruet (PR), na época filiado ao PMDB, formular mais perguntas. O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), exausto, fez um apelo para que sua intervenção fosse “objetiva”. Rápido no gatilho, Fruet lembrou o bom humor e a inteligência do pai, o saudoso deputado Maurício Fruet:

- Será uma intervenção minissaia, presidente: curta, justa e provocante...