Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 17/07/2013
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“Enquanto a sociedade entrou na era digital, a política permanece analógica “
Em artigo ao jornal New York Times, ex-presidente Lula defende a renovação do PT 

STF: ministros já esperam fim do foro privilegiado
Após terem condenado políticos às celas no julgamento do mensalão, ministros do Supremo Tribunal Federal consideram “inevitável” o fim do foro privilegiado, que submete processos envolvendo autoridades ao crivo da Suprema Corte. A medida mandaria à primeira instância cerca de 166 ações penais e 513 inquéritos,que esperam apreciação no STF, ajudando acusados a empurrar ainda mais o julgamento com a barriga. 

Rumo à prescrição
Advogados comemoraram na última reunião da OAB o possível fim do foro privilegiado, o que só aumentará a gama de recursos protelatórios.

Olha a manobra
Assim como os mensaleiros, o deputado Natan Donadon – condenado à prisão – fez de tudo para transferir seu processo à primeira instância. 

Recordar é viver
O processo do ex-senador Luiz Estevão, condenado a 31 anos prisão, se arrasta desde 2002, quando iniciou julgamento na primeira instância

Aí tem coisa
Para prefeito Paulo Piau, “é no mínimo suspeito” o parecer da Agência Nacional de Petróleo que inviabiliza produção de amônia em Uberaba. 

Avião ‘retido’ de Amorim vira piada com Bolívia
A emenda foi pior que o soneto na “consertação” do vexame impingido ao ministro Celso Amorim (Defesa) no aeroporto em La Paz, na Bolívia, no final de 2012, como revelou no domingo (14) o www.diariodopoder.com.br: o ministro admitiu em nota oficial ontem que seu avião foi “vistoriado” no final de 2011. O governo do maluquete Evo Morales nega ambas as violações da soberania brasileira com  a sinceridade bolivariana habitual, mas prometeu investigar. 

De joelhos
Ministros bolivianos correram a afirmar que “a Bolívia respeita tratados internacionais”, mas a nota do ministro Amorim confirma a humilhação.

Explicações
A oposição boliviana pediu explicação oficial à chancelaria de seu país sobre o episódio, que teve grande destaque na imprensa local ontem.

Audácia cocaleira
Cães farejadores entraram no jato da FAB procurando o senador de oposição Roger Pinto, asilado há mais de ano na embaixada do Brasil.

Servirão de exemplo
O PT avisou à base aliada que punirá os seis petistas que votaram contra o governo Dilma na Lei dos Royalties. Além de serem excluídos da relatoria de projetos até o fim do ano, Fátima Bezerra (CE), Erika Kokay (DF) e Eudes Xavier (CE) perderão cargo de vice-líder da sigla.

Seleção 
A agência de propaganda Calia/Y2, que já tinha um craque do marketing político, Elsinho Mouco, agora se reforça com um craque da publicidade. José Badaró é o novo vice-presidente em Brasília, onde atenderá, dentre outras contas, o Ministério da Saúde. 

Santa encrenca 
O Planalto está preocupado com o encontro de Dilma com o papa Francisco, segunda (22), no palácio Guanabara, no Rio, onde manifestantes vão protestar contra o governador Sérgio Cabral. A “blindagem” será de guerra, mas não ostensiva que constranja o papa. 

Cansei
O esperado relatório de voos da FAB mostrou céu de brigadeiro contra espiões dos EUA ao general Elito (Segurança Institucional): às 13h de sexta (12) ele embarcava no jatinho para casa em Salvador (BA). 

Cardápio gordo
O vice-presidente Michel Temer parece ter cansado do cardápio: reservou R$ 4,3 mil para treinar oito cozinheiros na preparação de receitas diet e light no Palácio do Jaburu, afirma o Contas Abertas. 

Na mira do crime
A Justiça de SP oficiou o Ministério Público para apurar suposta fraude da OAS, sucessora da enrolada Bancoop, contra idosa de 80 anos, analfabeta, apresentando nova escritura do imóvel quitado por ela.

Pesou a mão
O Planalto mandou adiar a votação do projeto que destina royalties do petróleo para educação e saúde após ser informado de que a traição no PMDB duplicaria, e no PT, triplicaria. Deputados reclamam que o governo chegou a ameaçar de expulsão petistas contrários à proposta. 

Sonho olímpico
Recordista brasileira em salto a distância, a paratleta Marivalva de Almeida, 35, andou pela primeira vez em 15 anos, com a prótese da perna esquerda implantada pela equipe da Loma Linda University, na Califórnia (EUA). Ela quer disputar a Olimpíada de 2016 sem muletas.

Pensando bem...
...agora expostos na FAB, os doidos por jatinho devem estar cobiçando os “drones” invisíveis. 

PODER SEM PUDOR
O sono do tédio

Eleita prefeita de São Paulo, Luíza Erundina foi a uma reunião com o prefeito Jânio Quadros, que logo caiu num sono profundo. A reunião durou duas horas, todos sussurrando para não incomodar Jânio. Sem jeito, Erundina não sabia o que fazer: despedia-se do prefeito? Ia embora? O secretário de Negócios Jurídicos, Cláudio Lembo, cutucou o dorminhoco:
- Presidente, já terminamos.
Jânio acordou, já com olhos arregalados, ajeitando-se na cadeira:
- Sim? E o que decidiram por mim? Onde assino?
__
        Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros 
www.claudiohumberto.com.br