Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cláudio Humberto

ACESSIBILIDADE: A A A A
Claúdio Humberto 20/03/2013
Claúdio Humberto
ch@claudiohumberto.com.br
Cláudio Humberto

“O problema é que muitas vezes as pessoas não querem sair, né?”
Presidenta Dilma, culpando as vítimas em Petrópolis e pedindo “medidas Drásticas”

Procuradores contestam lei que afasta investigado
A Associação Nacional dos Procuradores da República ingressou com ação de inconstitucionalidade contra dispositivo (artigo 17-D) da nova Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro, que prevê o afastamento cautelar do agente público indiciado pela prática do crime de lavagem de dinheiro. Os procuradores contestam o que os juristas consideram um dos maiores avanços no combate à corrupção e à  impunidade.

É o que importa
Os procuradores alegam, na ação, que a nova lei afastando o servidor investigado “usurpa funções” do ministério público e do Judiciário.

Deixa estar
A associação de procuradores defende que o afastamento de servidor investigado só pode ser feito após o processo transitado em julgado. 

Privilégio
Procuradores estão entre os servidores que, se condenados, recebem como “punição” máxima a aposentadoria, sem prejuízo dos salários. 

Fim da linha
Ex-ministro e sete vezes deputado federal pela antiga Arena, Prisco Viana, 77, foi interditado judicialmente pelo filho por doença senil.

Dilma prefere um hotel de luxo à bela embaixada 
Hospedada desde domingo (17) no cinco estrelas The Westin Excelsior em Roma, para ver o Papa, Dilma e comitiva poderiam ter optado pela orientação de Francisco e economizado na ostentação dos cofres públicos, hospedando-se na magnífica embaixada do Brasil em Roma, o palácio Doria Pamphilj, do século XV. A diária na suíte mais simples, no Westin Excelsior, “hotel das celebridades”, custa cerca de R$ 6 mil. 

Má logística
Da embaixada na Piazza Navona ao Vaticano são 10 minutos de carro. Do hotel são 15, sem parar nas inúmeras lojas e restaurantes chiques.

Habemus propaganda
A agenda também não justifica o luxo: Dilma só se encontrará com o Papa por cortesia de Sua Santidade. Assim mesmo por alguns minutos.

Bolsa Papal
Aviso aos demagogos latinos: o papa Francisco privilegia atenção aos pobres, mas descarta instrumentalização da pobreza para fins políticos. 

Fuga do ninho
Pelo menos quinze deputados devem deixar o PSDB para juntar-se a José Serra na candidatura ao governo paulista em nova sigla. Gilberto Kassab combinou ficar no “muro”, mas deverá aderir. O governador Geraldo Alckmin vai fazer uma “limpa” de serristas no secretariado. 

Papo de mineiro
O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) conta que Aécio Neves tem tido as mesmas conversas políticas que Eduardo Campos (PSB): “A diferença é que as conversas do Aécio não acabam nos jornais...”

Sirenes obsoletas
O governo do Rio deveria dar ao moradores da região serrana acesso  ao respeitado canal americano Weather Channel: há uma semana o aviso é de tempestade no Estado, com velocidade e direção do vento. 
 
Moka 2014
O senador Waldemir Moka (PMDB) anda tirando o sono do colega Delcídio Amaral (PT), com sua candidatura ao governo do Mato Grosso do Sul. Moka teria o apoio do presidenciável Eduardo Campos (PS).

Novo adido
Dilma designou novo adido agrícola à embaixada em Pequim. Adrea Curiacos Bertolini foi aprovado em seleção interna, no Ministério da Agricultura, e ficará 2 anos por lá. São oito adidos agrícolas no exterior. 

Complô de ricos
Ao discutirem a unificação do ICMS interestadual, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, os secretários da Fazenda de Minas e São Paulo ficaram contra a manutenção de vantagens ao polo industrial de Manaus. Isso foi recebido como “golpe” na região Norte.

Inserção digital
A construtora Paulo Octavio, de Brasília, entrega nesta terça diplomas a vinte operários que concluíram o primeiro curso de informática que foi ministrado, por três meses, em canteiro de obra. É o primeiro no País.

Agora vai
Alvo das mais indignadas reclamações da clientela, a TIM agora promete aumentar em 5 mil vezes a velocidade de conexão e em 100 vezes sua capacidade de transmissão de voz e dados na região Norte.

Pensando bem...
...os bolivarianos estão decepcionados: o papa Francisco optou pela batina branca em vez das vestes vermelhas.

PODER SEM PUDOR
Retaguarda aberta

A paranoica segurança de Fidel Castro vivia mudando o percurso do chefe, em terra e no ar, como numa guerra. O então ministro da Educação, Cristovam Buarque, seus familiares e o antecessor Paulo Renato Souza aguardavam no gabinete o início da solene transmissão de cargo quando souberam que Fidel já subia no elevador. Cristovam e Paulo Renato logo se deslocaram para o corredor a fim de esperar o visitante, mas eis que o presidente cubano apareceu em outra porta, flagrando os anfitriões pelas costas:
- Arre! Sorprendí a todos por la retaguardia!

Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros 
www.claudiohumberto.com.br