Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Conexão Esporte

ACESSIBILIDADE: A A A A
Júlio César de Oliveira 18/10/2016
Júlio César de Oliveira
juliouberaba@uol.com.br
Conexão Esporte

Júnior Baiano visita Uberaba
Enerson Cleiton

Júnior Baiano veio a Uberaba participar da inauguração da escolinha de futebol do amigo Rodrigo Bahia
 
O ex-jogador de futebol profissional, Rodrigo Bahia, trouxe a Uberaba no último de semana o também ex-jogador Júnior Baiano. O ex-zagueiro da seleção brasileira e de tantos clubes veio participar da inauguração da Escolinha de Futebol do Centro Esportivo Tá na Área, que fica na avenida Leopoldino de Oliveira, 890, no Parque do Mirante. Rodrigo Bahia comanda a escolinha com aulas aos sábados para crianças de 3 a 12 anos. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 99260-3000. Júnior Baiano tirou fotos com os garotos e deu autógrafos.


Uso de vídeos
Em mais uma reta final marcada por polêmicas de arbitragem e até o caso de suposta interferência externa, o Campeonato Brasileiro reacende a discussão sobre o uso de vídeos para auxiliar juízes nos jogos. Sonho antigo da CBF, o recurso, no entanto, ainda está longe de ser uma realidade no futebol do país. Mesmo com um grupo de estudo criado como prioridade na confederação para debater o tema e um investimento de mais de R$ 15 milhões no programa para implementar os vídeos em campo, o auxílio aos árbitros em lances decisivos só deverá ser utilizado na metade final de 2017.
 
Jogou a toalha
Pela matemática, ainda é possível o Atlético-MG ser campeão do Campeonato Brasileiro nesta temporada. São oito pontos atrás do líder Palmeiras e mais 21 em disputa. Mas pelo o que se tem visto em campo, a situação é bastante complicada para o clube mineiro. Além de ter um adversário que não perde há 13 rodadas, o Atlético precisa ter um aproveitamento perto de 100% nas sete rodadas finais. Mesmo que vença todas as partidas que têm pela frente, o Atlético ainda dependeria de uma queda de rendimento do Palmeiras. Com 69% dos pontos conquistados, se o time paulista seguir assim até o final, vai terminar o Brasileirão.
 
Bloqueio de 10%
 O juiz Fernando José Cúnico foi o autor da decisão, que avisa que, segundo os documentos juntados nos autos, foi verificada a probabilidade do direito do agente, bem como a urgência da medida, já que o valor da transação será creditado nos próximos dias. Assim, o Santos tem que reter, no prazo de 48 horas, “o equivalente a 10% sobre todos os valores a serem pagos ao atacante Gabriel Barbosa, vulgo Gabigol, devendo os valores serem depositados em juízo, sob pena de aplicação de multa diária”.
 
Priorizar
Depois de reestrear com vitória no Corinthians, diante do lanterna América-MG, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Oswaldo de Oliveira já vai encarar o desafio de tentar fazer algo que Tite não conseguiu no clube: levar a equipe à semifinal da Copa do Brasil. O Corinthians precisa de um empate contra o Cruzeiro, no Mineirão, na próxima quarta-feira (19), para avançar à próxima fase do torneio. Na ida, em São Paulo, o time paulista bateu o adversário por 2 a 1 - com Fábio Carille no comando.
 
Leitura labial
O Fluminense estava inclinado a desistir do pedido de anulação do clássico com o Flamengo, na última quinta-feira por conta do suposto uso de interferência externa na anulação do gol de Henrique. Porém, a matéria apresentada pela TV Globo, no programa Esporte Espetacular, fez com que o Tricolor retomasse a ideia. Mais que isso, o Fluminense criou um comitê, formado por advogados e membros da diretoria. O material exibido pela televisão, com leitura labial dos personagens envolvidos no episódio fizeram com que o Tricolor se enchesse de confiança por considerar, agora, haver provas robustas para a anulação do jogo.
 
Negociação
O São Paulo ainda luta para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro, mas já se mexe no mercado visando a temporada 2017. Uma das medidas da diretoria foi retomar as conversas pelo atacante Rafael Marques, do Palmeiras. Quem cuida do planejamento para o ano que vem é o diretor-executivo Marco Aurélio Cunha, responsável por contatos iniciais com atletas que interessam ao clube. Não é de hoje que o São Paulo tem interesse em Rafael Marques. Quando ainda era comandado pelo argentino Edgardo Bauza, o time tricolor tentou contratá-lo do Palmeiras. Na época, tentou envolver Michel Bastos como moeda de troca, negócio que interessou ao rival.
 
Atenção redobrada
No dia 2 de dezembro de 2015, o Santos amargou o segundo lugar enquanto viu o Palmeiras comemorar a conquista da Copa do Brasil. Atualmente, assim como no ano passado, Dorival Júnior a viver o dilema de ser pressionado a priorizar o torneio ou o Campeonato Brasileiro. Na ocasião, além do vice no mata-mata, o time praiano ainda terminou a competição de pontos corridos sem vaga na Copa Libertadores 2016. Às vésperas do jogo que pode levar a equipe alvinegra a mais uma semifinal do torneio mata-mata, Dorival confia na capacidade alvinegra diante do Internacional em pleno Beira-Rio, em partida marcada para as 19h30 de quarta-feira.
 
Polêmica
A arbitragem virou novamente o centro das atenções em rodada do Brasileiro. Depois de toda a polêmica do gol que foi anulado, validado e depois, novamente, anulado em Fluminense x Flamengo, os homens do apito mais uma vez viraram motivo de reclamação geral de jogadores, técnicos e dirigentes. Não bastasse a polêmica falta em Gabriel Jesus que originou o primeiro gol do Palmeiras, o jogo teve mais dois lances duvidosos. No primeiro tempo, Dudu caiu na área, com um zagueiro as suas costas. No segundo tempo, Egídio derrubou Rafael Silva. A TV mostrou a falta clara, dentro da área. Em nenhum dos lances foi marcado o pênalti.