Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Conexão Esporte

ACESSIBILIDADE: A A A A
Júlio César de Oliveira 10/04/2013
Júlio César de Oliveira
juliouberaba@uol.com.br
Quadrangular final

A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou tabela do quadrangular final do Campeonato Mineiro Módulo II 2013. Os jogos são: dia 14/04, às 10h30, Minas x Patrocinense; dia 15/04, às 20h30, Democrata-GV x URT; dia 21/04, às 16h, Patrocinense x Democrata-GV e URT x Minas; dia 28/04, às 10h30, Minas x Democrata-GV e às 16h, URT x Patrocinense; dia 05/05, às 16h, Patrocinense x URT; dia 06/05, às 20h30, Democrata-GV x Minas; dia 12/05, às 16h, Democrata-GV x Patrocinense e Minas x URT; e dia 18/05, às 16h, Patrocinense x Minas e URT x Democrata-GV.

De volta
Seedorf participou normalmente do treinamento desta segunda e deverá retornar ao Botafogo hoje, às 16h, quando a equipe medirá forças com o Friburguense, em Moça Bonita.  O holandês, inclusive, foi autor de um verdadeiro golaço na atividade técnica. Ele recebeu bola pela direita e, da entrada da área, deu um toque sutil de cobertura sobre Renan. Após a vitória por 3 a 0 sobre o Olaria, no último domingo, o técnico Oswaldo de Oliveira demonstrou o interesse em contar com Seedorf para essa partida, mas deixou claro que dependeria do seu treinamento neste início de semana.

Tem receita
O Grêmio considera o jogo contra o Fluminense hoje, às 22h, uma decisão. A ordem é esquecer a goleada de 3 a 0 no Engenhão, em fevereiro, e concentrar exclusivamente na partida que será disputada na Arena. O tricolor carioca será o primeiro brasileiro a atuar no novo estádio gremista. Mesmo precisando do resultado, a expectativa de todos no time gaúcho é que os comandados de Abel Braga atuem procurando o gol, mas sem se expor demasiadamente. Até porque, o retrospecto do Grêmio contra clubes nacionais na Libertadores, atuando em casa, é totalmente favorável.

Só vice
Após o técnico Marcelo Oliveira “bater na trave” nos últimos dois anos, sendo vice-campeão da Copa do Brasil com o Coritiba, os jogadores do Cruzeiro querem “recompensar” o treinador com o título da competição nacional, que começa hoje, às 22h, para o time celeste, diante do CSA-AL, em Maceió. Marcelo Oliveira tenta, pelo terceiro ano consecutivo, o título da Copa do Brasil. O treinador foi vice-campeão nos últimos dois anos com o Coritiba. Em 2011, perdeu a decisão para o Vasco. No ano seguinte, foi derrotado pelo Palmeiras na decisão.

Problemas
Além do técnico Muricy Ramalho, o volante Arouca também desfalcará o Santos na estreia do time na Copa do Brasil, diante do Flamengo-PI, hoje, às 22h, no estádio Albertão, em Teresina. Segundo assessoria de imprensa do clube, o atleta já está recuperado de lesão, mas ficará realizando reforço muscular na academia. O volante sofreu "um estiramento na região póstero medial da coxa direita" e desfalcou o Santos nas últimas duas rodadas do Campeonato Paulista - contra Oeste e São Caetano. A lesão, inclusive, provocou o “corte” do atleta para o amistoso da seleção brasileira diante da Bolívia, no último sábado.

Goleador
Com uma formação bastante ofensiva nesta temporada, o Atlético-MG tem a maior média gols, 3,07 por partida, entre os participantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2013. A força do ataque alvinegra tem sido usada dentro e fora de casa, tanto no Campeonato Mineiro quanto na Libertadores. Dono do melhor ataque do Campeonato Mineiro e da Libertadores, o time atleticano tem como ponto positivo o forte ataque. Ao todo são 43 gols assinalados na temporada, em 14 jogos disputados, média superior a três por jogo. Dos adversários da Série a do Brasileiro, Cruzeiro (2,67), Náutico (2,61), Goiás (2,44), Botafogo (2,29), Vitória (2,25), Criciúma (2,12), Coritiba (2,05) e São Paulo (2) têm média superar a dois gols por partida.

Pode voltar
Na reapresentação do Flamengo, o destaque foi para a participação de Léo Moura. O lateral direito realizou trabalho físico no Ninho do Urubu e deve atuar no clássico de domingo, contra o Fluminense, pela Taça Rio. O jogador se recupera bem de uma torção no tornozelo esquerdo. Já os titulares no empate com o Duque de Caxias apenas treinaram na academia do CT. Léo Moura fez trabalho físico em separado no campo quatro do Ninho do Urubu. Adiantado na recuperação, o jogador deve reforçar a equipe no clássico em Volta Redonda. O lateral torceu o tornozelo durante a vitória por 1 a 0 sobre o Remo, na última quarta-feira, no Mangueirão, pela Copa do Brasil.

Time ideal
O são-paulino não consegue confiar no seu time. Ney Franco tem penado para achar um esquema tático que dê certo e tem apelado várias vezes a coringas para conseguir encontrar a formação que considera a ideal. Não à toa que, invariavelmente, chegam as cobranças para que o São Paulo vença um grande jogo em 2013, o que ainda não ocorreu. Desde a saída de Lucas, que foi para o Paris Saint-Germain, Ney Franco já testou três esquemas diferentes, com algumas pequenas variações entre eles. Um deles, o 3-5-2, chegou a ser testado apenas uma vez na temporada e foi desfeito durante o próprio jogo. Na ocasião, o São Paulo saiu derrotado por 2 a 1 para o Arsenal de Sarandí, com a zaga sendo formada por Edson Silva, Lúcio e Rafael Tolói.

De saída
O zagueiro Dedé parece cada vez mais próximo do Corinthians. Além do início das tratativas envolvendo Vasco e empresários do jogador, dois fatores contribuem para o acerto com o clube paulista. O capitão cruzmaltino deseja permanecer no Brasil até a Copa do Mundo de 2014 e o grupo DIS acena com a possibilidade de auxiliar o atual campeão mundial na transação. Até lá, o plano de carreira contempla a exposição no futebol brasileiro e convocações para a seleção de Luiz Felipe Scolari. Como o Cruzmaltino está eliminado do Campeonato Carioca e tem apenas cinco jogos no Campeonato Brasileiro antes da pausa para a Copa das Confederações, o adeus de Dedé ao clube de São Januário deve acontecer antes da previsão de 30 de junho.