Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Conexão Esporte

ACESSIBILIDADE: A A A A
Júlio César de Oliveira 01/10/2014
Júlio César de Oliveira
juliouberaba@uol.com.br
Conexão Esporte

Torneio de Peteca do UIC chega ao fim
Mauro Costa/UIC

Foi realizado de 16 a 26 de setembro no Petepark do Uirapuru Iate Clube (UIC) o Campeonato de Peteca 2014. A coordenação foi da professora Dodora e dos diretores Eduardo e Ubirantan Carneiro. O campeonato foi realizado com a participação de alguns clubes convidados e contou com 96 atletas. O UIC tem no cenário Brasileiro o atual campeão de peteca Eduardo. Tem também alguns ex-campeões Brasileiros como Ricardo Madruga, Dodora, Mair e Jurema. O UIC conta com o maior número de quadras de peteca do Brasil, com 12 quadras cobertas, iluminadas e bem estruturadas. Foram distribuídas as seguintes categorias: Categoria Especial, Adulto, Iniciante, Masculino A, Masculino B e Misto. Com estas categorias todos os atletas do clube puderam participar não havendo qualquer discriminação com o sócio.

Stock Car
A etapa de Santa Cruz do Sul, nona do calendário 2014 do Circuito Schin Stock Car, foi disputada nesse domingo (dia 28, aniversário da cidade), novamente em formato de rodada dupla. Ambas as corridas foram vencidas por quem largou na primeira posição. Na primeira, Thiago Camilo liderou toda a prova, trocou apenas um pneu em sua parada obrigatória no box e venceu pela terceira vez na temporada. Décimo colocado na corrida 1, Rafa Matos largou em primeiro na prova 2 e manteve a ponta, mesmo sendo pressionado por Julio Campos nas últimas voltas. Essa foi a primeira vitória de Rafa Matos e também da equipe Hot Car na categoria.

Prata na bocha
De volta da China, o para-atleta José Carlos Chagas, representante de Uberaba no Mundial de Bocha, trouxe uma medalha de prata e a experiência para poder evoluir na modalidade. Na competição que ocorreu de 19 a 28 de setembro, em Pequim, o mineiro ficou em segundo lugar com a seleção brasileira e em 18º na categoria individual BC1, voltada para pessoas com paralisia cerebral e déficit maior de força. O resultado classificou o grupo brasileiro para os Jogos Paralímpicos de 2016. Agora, o uberabense tem até lá para se garantir no elenco. De acordo com o treinador da Associação dos Deficientes de Uberaba (Adefu), Nivaldo Vital, o para-atleta travou uma batalha a cada fase da categoria individual. Já no coletivo, o entrosamento da equipe facilitou para que José Carlos apresentasse um bom desempenho.

Finalmente
Não foi bonito, teve uma dose de sofrimento, mas a vaga veio. O Brasil venceu ontem o Japão por 79-56 na terceira rodada do Mundial Feminino em Ancara, na Turquia, para se classificar para as oitavas-de-final da competição com uma vitória e duas derrotas. No mata-mata de hoje (horário a definir), a seleção enfrentará o vencedor de França ou Canadá.

Folga merecida
As jogadoras da seleção brasileira aproveitaram o dia de viagem de Trieste para Verona, local da disputa da segunda fase do Mundial de Vôlei Feminino, para descansar. Para isso, as atletas pediram para o treinador José Roberto Guimarães a folga. O Brasil treinou ontem e a capitã Fabiana foi poupada. Ela ficou em quadra sob cuidados do fisioterapeuta por ter dormido de mau jeito. As meninas voltam a quadra hoje, às 15h (de Brasília) para enfrentar o Cazaquistão.

Caminhada pela Vida promovida pela Uniube
Neuza das Graças/Uniube

O reitor da Uniube, Marcelo Palmério, fez a abertura  e todo o percurso da 1ª Caminhada pela Vida, de conscientização e sensibilização das pessoas quanto à importância da doação de órgãos, realizada pela universidade em parceria com o Mário Palmério Hospital Universitário/Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), no último domingo, acompanhado pelos pró-reitores Inara Barbosa (Ensino Superior), André Fernandes (Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) e Fernando Marra (Logística para Educação a Distância). Ele deu as boas-vindas aos participantes e falou da sua alegria de ver tantas pessoas unidas à Uniube, que está inserida entre as instituições que se mobilizam em prol da causa. O reitor agradeceu a presença dos que prestigiaram a caminhada, entre eles alunos e professores e estendeu os agradecimentos aos colaboradores da Uniube, equipes  pelo apoio na realização do evento.