Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Conexão Esporte

ACESSIBILIDADE: A A A A
Júlio César de Oliveira 26/04/2013
Júlio César de Oliveira
juliouberaba@uol.com.br
Xingamentos

A torcida mineira não foi muito receptiva com a seleção brasileira. Mesmo antes do apito inicial, os presentes no estádio do Mineirão já começavam com alguns gritos ofensivos. O primeiro deles foi em homenagem ao narrador Galvão Bueno. A bola rolou e o alvo das cornetas foi Neymar. Com uma música parecida, apenas trocando o nome do "homenageado", o santista foi ofendido pelo público após desperdiçar um gol frente a frente com o goleiro Johnny Herrera, ex-Corinthians.

Reabertura
A reabertura do Maracanã após mais de dois anos fechado para reformas será neste sábado, com a partida entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto. O primeiro jogo oficial, porém, pode acontecer antes do amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho. A Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, por meio de sua assessoria, confirmou que um evento no dia 15 de maio, com 50% da capacidade do estádio (39 mil), pode ser realizado com um dos quatro grandes. Após o primeiro evento teste neste sábado, será feita uma avaliação por parte do Governo para decidir o perfil da segunda partida. O jogo será realizado provavelmente por Flamengo ou Fluminense, e dependerá das datas dos confrontos pela Copa do Brasil e Copa Libertadores.

Em teste
Usado pelo COL (Comitê Organizador Local da Copa) como um evento-teste para os jogos do Mundial e, principalmente, da Copa das Confederações, que começa em junho, o amistoso entre Brasil e Chile, na quarta-feira, teve falhas em alguns dos itens avaliados. Em três das 14 operações testadas foram registrados os maiores problemas: ingressos, acesso ao estádio e trânsito. "Claro que temos coisas a evoluir. Por isso a Fifa pede que os estádios estejam prontos o quanto antes.  Ainda não testamos todas as operações (foram 14 áreas testadas), mas o número vai aumentar no próximo evento", avaliou o diretor-executivo do COL, Ricardo Trade.

Dificuldades
Com a confirmação do jogo contra o Tombense, que foi remarcado para Tombos, amanhã, às 16h, pelo primeiro jogo da semifinal do Mineiro, o Atlético-MG se prepara para superar a difícil logística de viagem para a cidade na Zona da Mata de Minas. Além disso, o gramado pequeno e ruim do Estádio Guimarães de Almeida é outra preocupação. “A gente não esperava isso, mas como aconteceu temos de saber que tem a dificuldade maior pelo fator campo, mas está decidido, a gente tem de acatar e jogar”, disse o atacante Jô, que reconheceu as dificuldades a serem enfrentadas pelo Atlético-MG.

Em teste
Sem sofrer gols há três jogos, a defesa do Cruzeiro terá um “teste de fogo” na partida de ida das semifinais do Campeonato Mineiro, contra o Villa Nova, no próximo domingo, às 16h, em Nova Lima. Foi com o próximo adversário que a defesa celeste enfrentou mais problemas na primeira fase. No jogo em Nova Lima, a equipe levou dois gols e, depois de abrir 2 a 0, chegou a ceder o empate ao Villa Nova, que naquela partida perdeu a invencibilidade. Além disso, a zaga formada por Paulão e Léo apresentou problemas de posicionamento e também dificuldades nas jogadas de bola aérea. O time de Nova Lima ganhou praticamente em todos os lances neste tipo de jogada.

Susto
Cássio deu um susto em quem esteve presente no CT Joaquim Grava na quarta-feira. Em recuperação de uma fratura em um osso do punho esquerdo, ele levou uma bolada em um dedo da mão direita durante um treinamento e caiu com dores. Apesar do trauma no local, no entanto, ele seguiu treinando normalmente. O lance aconteceu no meio do trabalho dos goleiros, comandado pelo Mauri Lima. Nele, Cássio tinha de saltar de um lado para o outro da meta encaixando bolas chutadas pelo preparador. Em uma das defesas, ele sentiu a pancada e caiu, aparentando sentir muitas dores.

Classificado
O Botafogo venceu o Sobradinho por 2 a 0 na quarta-feira, evitou um fiasco e avançou na Copa do Brasil. O primeiro gol foi marcado por Rafael Marques ainda na etapa inicial. Porém, o jogo foi marcado pelo sofrimento, já que o time candango pressionou o Alvinegro durante todo o segundo tempo. Somente aos 28min, Fellype Gabriel marcou o segundo e aliviou a torcida em Volta Redonda. O primeiro confronto, em Brasília, terminou 0 a 0. Pressionado pela necessidade de uma vitória, o Botafogo iniciou o jogo com os nervos à flor da pele.

Em ação
O São Paulo poderá contar com Luis Fabiano e Rogério Ceni no domingo, diante de Penapolense. Isso se nenhum deles tiver problema daqui para frente. Nesta quarta-feira, os dois estiveram em campo e fizeram trabalhos com bola, indicando que terão condições físicas de disputar as quartas de final do Paulistão sem problemas. O atacante, que já havia corrido em volta do gramado na última terça, participou do coletivo sem problemas com o restante do grupo. Ele deu piques, chutes e não deixou de lado a tradicional reclamação com o auxiliar Éder Bastos, que faz as vezes de juiz nos coletivos.


Festival de vôlei em Sacramento
O festival, evento que abre a temporada 2013, no calendário de vôlei da União Recreativa Sacramentana (URS), contou com a participação de mais de 40 atletas, divididas em quatro equipes participantes: Azul, Branca, Preta e Vermelha. Os jogos foram realizados na manhã do sábado (20), no Ginásio Mário Eugênio, no bairro Rosário, com a equipe Azul sagrando-se campeã. A URS convida a população para torcer pela equipe de Sacramento, no primeiro jogo do Campeonato Mineiro, dia 4 de maio – sábado às 11 horas no Poli-esportivo Ginásio Marquezinho, jogo contra a equipe do Sesi/Patos de Minas.