Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Conexão Esporte

ACESSIBILIDADE: A A A A
Júlio César de Oliveira 09/05/2013
Júlio César de Oliveira
juliouberaba@uol.com.br
Aposentadoria

A rede de notícias CNN anunciou, na madrugada de ontem, que Sir Alex Ferguson, técnico e diretor do Manchester United nos últimos 27 anos, está deixando o cargo e se aposentando. O último jogo do mais longevo treinador à frente de um time será no dia 19 de maio, contra o West Bromwich, pelo campeonato inglês. Ferguson é o técnico mais vencedor do futebol inglês, acumulando com o Manchester United 13 títulos nacionais, incluindo o da última temporada dele no clube, a atual, dois títulos da Liga dos Campeões e dois títulos do Mundial de Clubes, em 1999, ainda como taça intercontinental, e em 2008.
 
Atraso
A Fifa demonstrou preocupação com a possibilidade de o Itaquerão só ficar pronto para a Copa do Mundo do Mundo-2014 dois meses após o prazo estabelecido pela entidade. O atraso nas obras da arena foi citado pelo engenheiro-chefe da obras, Frederico Barbosa. “Com certeza a Fifa está preocupada, pois é vital a manutenção do prazo de dezembro de 2013 [para a conclusão dos estádios para a Copa-14]. As cidades-sede, o governo federal e os proprietários dos estádios se comprometeram com esta data. Isto é crucial não só para a Fifa, mas para o país inteiro”, informou a entidade em nota oficial.
 
Favorecimentos
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) manteve o pagamento de aposentadorias para Ricardo Teixeira e João Havelange apesar do relatório do seu Comitê de Ética ter confirmado que ambos receberam propinas da ISL enquanto eram dirigentes da entidade. A pensão é um direito de ex-cartolas que estiveram pelo menos oito anos na cúpula da entidade. “Nós podemos confirmar que por enquanto eles estão recebendo a pensão da Fifa de acordo com as regulamentações em vigor”, informou a entidade.
 
Aproveitando
Num tom de voz alto, característico de sua fala, Alexandre Kalil interrompe a entrevista após 15 minutos de conversa por telefone. “Deu. Não vou dar mais entrevista não”, diz o presidente do Atlético Mineiro. “Estou falando mais que papagaio”, completa. O arroubo, que fica entre grosseria para alguns e precaução para outros, sintetiza o estilo do dirigente que tem levado o time mineiro a voos que, há apenas alguns anos, eram considerados inimagináveis. O cartola, idolatrado pela torcida, tenta levar o clube à conquista de um grande título, o que não acontece há mais de quarenta anos.
 
Fórmula 1
O GP da Espanha, que ocorre neste domingo, pode marcar um novo momento para Felipe Massa na temporada da F-1. Sem conquistar um lugar no pódio nas quatro corridas até o momento e contestado na Ferrari, o brasileiro chega à Europa trazendo na memória uma corrida em Barcelona na qual teve um de seus melhores desempenhos da F1. Reeditar tal atuação pode dar a Massa a força para uma reviravolta na carreira. O fim de semana inspirado de Massa começou logo no treino de classificação. Com o tempo de 1min21s421, o brasileiro fez a pole position e superou Alonso, que terminou a etapa classificatória com 1min21s451.
 
Nova casa
O Palmeiras definiu a cidade de Itu como palco dos quatro primeiros jogos do time no Campeonato Brasileiro da Série B. Clube e Prefeitura da cidade já confirmam o acordo. O próximo passo pode ser a utilização de um resort na mesma região para um período de intertemporada. A ideia agrada a comissão técnica. Ao Palmeiras já foi oferecido o local para concentração do elenco. A instalação chegou a ser utilizada pelo clube em fevereiro deste ano, durante uma semana sem jogos do time. O fato pesou na definição da comissão técnica entre Itu ou Araraquara como sede no início da Série B. Ela planeja realizar a intertemporada no período de recesso na competição nacional entre junho e julho por conta da disputa da Copa das Confederações no Brasil.

Homenagem
O tricampeão Ayrton Senna será o enredo do desfile da escola de samba Unidos da Tijuca, bicampeã do carnaval carioca, em 2014 – ano em que se completará 20 anos da morte do piloto brasileiro após um grave acidente durante o Grande Prêmio de San Marino. O tema do enredo “Acelera, Tijuca” será desenvolvido pelo premiado carnavalesco Paulo Barros. Fã de Ayrton, o presidente da Escola, Fernando Horta, revelou que a família de Senna abraçou a ideia e estará diretamente envolvida.


Medalhas para o karatê de Uberaba
O atletas de Karatê de Uberaba conquistaram mais medalhas. Foram três ouros e uma prata. Eles estiveram participando do Campeonato Mineiro por Equipe em Itajubá nos últimos dias 04 e 05. Os atletas foram: Josevaldo Macedo Alves - Medalha de ouro no Katá (luta imaginaria) Medalha de ouro no Kumitê (luta) categoria acima de 35 anos; e Lucas Tironi - Medalha de prata no Katá; Marcelo Tironi - Medalha de ouro no Katá. A equipe contou ainda com João Lisita (árbitro Federação Mineira de Karatê - FMK e Confederação Brasileira de Karatê - CBK), Roney Victor (técnico da seleção brasileira de karatê) e Josevaldo Alves.