Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Conexão Esporte

ACESSIBILIDADE: A A A A
Júlio César de Oliveira 12/10/2013
Júlio César de Oliveira
juliouberaba@uol.com.br
Bélgica garantida

A Bélgica confirmou sua presença para a Copa do Mundo, se tornando a 11ª seleção garantida para o Mundial no Brasil. A vaga conquistada pelo time belga ocorreu ontem após vitória fora de casa contra Croácia, 2 a 1, pelo grupo A das eliminatórias da Europa. A última participação da Bélgica em Copas foi em 2002, quando acabou sendo eliminada pelo Brasil, nas oitavas de finais.

Juiz profissional
Juiz de futebol agora é uma profissão regulamentada por lei. O projeto, que tramitava no Congresso havia 12 anos, foi sancionado pela  presidente Dilma Roussef (PT) esta semana. O texto foi publicado no Diário Oficial da União de ontem. De acordo com o decreto presidencial, os árbitros têm o direito de se organizar em associações profissionais e sindicatos. O texto da lei diz, ainda, que fica “facultado aos árbitros de futebol prestar serviços às entidades de administração, às ligas e às entidades de prática da modalidade desportiva futebol”.

Polivalente
Suspenso do clássico com o Vasco, disputado em Florianópolis, o volante Rafinha aproveitou a permanência no Rio de Janeiro para acertar a renovação de seu contrato com o Fluminense até dezembro de 2016. O Tricolor estabeleceu uma nova multa rescisória para o atleta de 20 anos revelado em suas categorias de base: 20 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões). Polivalente, Rafinha caiu no gosto do técnico Vanderlei Luxemburgo e virou titular no Fluminense. O jogador é volante de origem, mas tem atuado como meia e até mesmo lateral direito nas últimas partidas.

Estresse
O mal-estar do técnico Oswaldo de Oliveira na partida entre Botafogo e Grêmio pelo Brasileiro no último domingo trouxe à tona uma discussão já levantada anteriormente por profissionais da área: os riscos de saúde aos quais os técnicos estão sujeitos devido à intensa pressão. As dores no peito sentidas pelo treinador do clube carioca podem ser decorrentes do estresse na profissão, assim como o AVC sofrido por Ricardo Gomes em agosto de 2011 e o problema de diverticulite pelo qual passou o técnico Muricy Ramalho em abril deste ano. Nos três casos, os treinadores passaram um tempo afastados de seus cargos, mas poderiam ter a enfermidade evitada.

Fórmula 1
Da mesma forma que Fernando Alonso, o brasileiro Felipe Massa não se mostra lá muito animado para o GP do Japão - a 15ª etapa do Mundial 2013 marcada para este final de semana em Suzuka. Massa fechou a segunda sessão livre na oitava posição. Mas deixou claro que falta competitividade ao carro da Ferrari. O brasileiro foi mais veloz que Fernando Alonso em Suzuka. O espanhol ficou somente na 10ª posição após o treinos livres. A prova será na madrugada de amanhã, às 3h (de Brasília).

Esperança
O retorno de Fred aos campos pelo Fluminense pode acontecer ainda em 2013. O jogador tem se recuperado bem da lesão muscular na coxa direita sofrida na derrota por 2 a 0 para o Santos, no dia 31 de agosto. O preparador físico do Tricolor, Antônio Mello, cogita o retorno do atacante para as rodadas finais deste Campeonato Brasileiro. “A gente quer contar com o Fred [para 2013]. Nós ainda temos o mês de outubro e novembro. Acredito que ele estará conosco nas rodadas finais do campeonato, ele tem um histórico muito bom de recuperação”, projetou o preparador físico do Fluminense à Rádio Brasil.

Treino especial
O lateral Léo Moura não tem sentido o peso de seus 34 anos em uma das posições que mais exigem da parte física de um atleta. Destaque na vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Inter na última quinta, o camisa 2 marcou um gol e deu uma assistência, tundo por 90 minutos. O fôlego também é resultado de uma preparação especial. Poupado de treinos mais intensos, o capitão está há dois jogos de igualar as aparições de 2012 no Brasileiro. Foram 23 partidas no torneio de 2012, ano em que se lesionou e teve atuações ruins, chegando a atuar no meio-campo para dar lugar a Wellington Silva, atualmente no Flu. 

Uberaba é campeã no basquete
A equipe de basquete de Uberaba sagrou-se campeã dos Jogos de Minas, na quinta-feira (dia 10), ao derrotar João Monlevade por 60 a 40. Com o resultado, a cidade retomou a hegemonia na modalidade, depois de ter sido campeã nos anos de 2008, 2009 e 2010. Já a equipe de voleibol de Uberaba ficou em 4º lugar. Na semifinal, disputada quarta-feira (dia 9) contra o Minas Tênis, de Belo Horizonte, perdeu por 3 sets a zero. E na disputa da medalha de Bronze foi derrotada pelo Praia Clube, de Uberlândia, por 3 sets a zero, também. O secretário de Esporte e Lazer, Alan Carlos da Silva (foto), comemora os resultados, destacando que a participação de Uberaba nos Jogos de Minas foi excelente.