Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Conexão Esporte

ACESSIBILIDADE: A A A A
Júlio César de Oliveira 21/12/2013
Júlio César de Oliveira
juliouberaba@uol.com.br
Conexão Esporte por Julio César

Morre ex-atacante do Uberaba Sport
Arquivo

Faleceu esta semana em Belo Horizonte o ex-jogador do Uberaba Sport Club, Vicente - na foto ao lado do jornalista Maurílio Mora Miranda. Em 2009 Vicente esteve em Uberaba revendo os amigos quando participou do Encontro dos Ex-Atletas de Futebol Profissional de Uberaba e Amigos. A esposa de Vicente havia falecido na semana passada e não suportando a perda da companheira o ex-atacante do USC acabou falecendo esta semana.


Salvação
Paulo Henrique Ganso trocou o Santos pelo São Paulo em setembro de 2012 e viveu longo período de instabilidade no Morumbi, mas terminou a temporada de 2013 como o destaque do time. Em breve, se depender de quem detém a maior parte dos direitos econômicos, Ganso deverá deixar o São Paulo e se transferir para a Europa: a DIS, do grupo Sonda, vai encerrar suas atividades no futebol e espera que o meia seja vendido ao mercado europeu nos próximos anos para recuperar o investimento. A DIS detém 68% de Ganso, e começará 2014 com 58% - por contrato, o São Paulo tem obrigação de comprar 10% do jogador por R$ 5 milhões após o meia ter participado de mais de 70% das partidas da temporada.


Jorge Wagner
O Botafogo anunciou oficialmente seu primeiro reforço para 2014, quando voltará a disputar a Libertadores após 18 anos. O apoiador, que estava no Kashiwa Reysol-JAP, já havia acertado seu retorno ao futebol brasileiro, mas o clube de General Severiano, como de praxe, esperou o jogador realizar os exames clínicos para ser aprovado, assinar o contrato e, enfim, divulgar o desfecho positivo. Com 35 anos, Jorge Wagner assinou contrato com o Botafogo e foi apresentado ontem, em General Severiano.


Brasileiros
O brasileiro Sandro Meira Ricci foi escolhido como árbitro da final do Mundial de clubes entre Bayern de Munique e Raja Casablanca, hoje, no Marrocos. O brasileiro já havia apitado neste Mundial o duelo das quartas de final entre o clube egípcio Al Ahly e o chinês Guangzhou Evergrande, que terminou com vitória do campeão asiático por 2 a 0. Sandro Ricci, que estará acompanhado como assistentes por seus compatriotas Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse, tem 38 anos, e nesta temporada atuou também em quatro partidas das eliminatórias sul-americanas do Mundial de 2014.


Renovação
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kali, concedeu entrevista coletiva em que falou sobre o futuro do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho no time mineiro. Ele colocou a renovação para 2014 nas mãos do jogador. "Vamos conversar sobre renovação, saber o que ele quer. Queremos que fique. Se ele quiser ficar, vai ficar". Mais tarde, em entrevista ao Sportv, Kalil falou mais sobre o assunto:  "Nós perdemos e se ele quiser continuar no Atlético, será muito bem-vindo. A reunião com o Ronaldinho vai ser como no ano passado, vai ser uma só".


Sem dinheiro
Na noite da última quinta-feira, o presidente Paulo Nobre apresentou o orçamento do Palmeiras para 2014 ao COF (Conselho de Orientação e Fiscalização), órgão que controla os gastos do Palmeiras. Ele revelou que não conseguirá montar um time de ponta em 2014 e que o dinheiro está curto. Os conselheiros pediram um tempo para analisar os valores e uma nova reunião foi marcada para o dia seis de janeiro. No encontro, o presidente do time alviverde revelou ainda que está sofrendo muito para conseguir contratar e que não será capaz de montar um time de ponta por conta dos preços que os atletas estão pedindo no mercado.


Pressão
Pressionado por conselheiros e vice-presidentes para deixar o comando do Vasco, o presidente Roberto Dinamite resiste bravamente ao panorama desfavorável nos bastidores após o segundo rebaixamento em cinco anos. Em reuniões realizadas nos últimos dias, o mandatário deixou claro que não renuncia ao cargo, mas deixou em aberto possibilidades de modificar as funções dos executivos e concordar com a antecipação da eleição para os poderes do clube em 2014. As exigências ao mandatário passaram pela demissão dos executivos, principalmente o diretor geral Cristiano Koehler. Porém, houve um recuo estratégico no encontro entre as partes.


No Grêmio
Se passaram 18 anos mas o molde é o mesmo. Para voltar a vencer a Libertadores, a montagem de time do Grêmio remete a 1995. São contratações pouco badaladas e um comando forte de vestiário. Nesta leva, o principal pilar foi apresentado na quinta-feira. Edinho deve ocupar o posto que foi de Dinho na última conquista da América pelo Tricolor. "Ele era o capitão do último time que defendia, o Fluminense. Representa a entrega, força de vontade, dedicação, responsabilidade em campo. Por onde passou foi muito útil", disse o presidente Fábio Koff, mandatário gremista também na conquista de 95.