Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Ellen Gomes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Ellen Gomes 02/04/2014
Ellen Gomes
ellengomesjornalista@hotmail.com
Social Ellen Gomes

Homenagem aos Artesãos de Uberaba e região
CONTANDO HISTÓRIAS... NOSSA CULTURA... NOSSA GENTE...”
O INSTITUTO BEIRA DA ESTRADA, classificado como OSCIP, constitui-se em uma proposta de inclusão social conjunta de trabalhadores e trabalhadoras da zona rural do município de Uberaba, a partir da revitalização das tradições e expressões da cultura mineira, bem como dos conceitos de sustentabilidade. Idealizado e presidido pela dinâmica Maria Teresa Dorça e sua mãe Dirce Dorça, o Instituto Beira da Estrada, ao completar 15 anos, presta uma homenagem aos artesãos de Uberaba e região com o projeto CONTANDO HISTÓRIAS... NOSSA CULTURA... NOSSA GENTE...   E convida a todos a participar desta grande mobilização regional que tem como foco as produções artesanais: (construções artesanais sustentáveis, gastronomia, utilitários, peças de decoração, entre outros) e sua estreita relação com a música, cujo objetivo é preservar e valorizar a cultura da região, promover geração de renda, trabalhar atitudes sustentáveis, fazer um banco de dados, registrando o passado e o presente para o presente e o futuro. 


Dirce Dorça e  sua filha Maria Teresa Dorça responsáveis pela idealização e criação do Instituto Beira da Estrada que presenteia Uberaba com uma intensa e valorosa programação artística cultural. Aplausos!!!

Talentosa maestrina Olga Maria Frange coordena a parte musical e prepara as apresentações do Cheiro de Relva, Coral do Instituto Beira da Estrada

Escritora Maria Antonieta Borges Lopes pesquisa e prepara o livro que será lançado em 2015, pelo Instituto Beira da Estrada

Escritora Eliane Marquez também prepara a edição do livro

Neusa Venceslau empresta sua garra as equipes

Ilka Maria Oliveira Rezende estará na coordenação artística, com mostra "Abrindo o Baú", marcada para o dia 30 de abril

Participe...
Com bem cuidado cronograma de suas ações a serem iniciadas no próximo dia 16 de abril, às 19h, com abertura oficial nos domínios da FIEMG/SESIMINAS, local onde terão diversas atividades aberta ao público gratuitamente, como: Painel de Vidro; Exposições - “VENDAS: SECOS E MOLHADOS” do fotógrafo consagrado Ramon Magela (que comemora 30 anos de atuação e talento), na Galeria de Vidro; Cerâmica Hélio Ademir Siqueira, Cerâmica Cleofás, Cerâmica com artesãos no Hall Fiemg (Maria Helena Ciriane, Agmar, Mirian, e novos talentos. EXPOSIÇÃO “ÁGUAS DE MARÇO” também do fotógrafo Ramon Magela, no HALL J.M. B. TECELAGEM no Hall CASARÃO ROSA SESI. Apresentações musicais da Banda de Música do 5º CRPMG, Coral CHEIRO DE RELVA, Quarteto “TONS IN VERSOS” apresentando compositores uberabenses, no Casarão SESI e Palestra de artesanato de Minas no Auditório da Fiemg, no dia 17 de abril. Estas ações permanecerão abertas ao público até o dia 29 de maio, sendo um presente para Uberaba. Além dos artistas já citados, o evento conta com parceiros valiosas como: a maestrina Olga Maria Frange, as historiadoras Maria Antonieta Borges Lopes e Eliane Mendonça Marquez de Rezende, Neusa Venceslau, fotógrafo Ramon Magela, as estimadas Dulce Guaritá Bento e Ilka Maria também estão na coordenação do Abrindo o Baú (acervos artesanais locais), que será no final deste mês de abril.

Núcleos temáticos...
As atividades serão desenvolvidas em cinco núcleos temáticos (nos anos de 2014 e 2015), começando com “O ARTESANATO ATRAVÉS DA HISTÓRIA DO HOMEM” - O QUE se fez e o QUE ainda se faz ( De 29 de março a 28 de maio). “PRESENÇA DO ARTESANATO NO FOLCLORE” (De 31 de maio a 14 de agosto). Projeto “JENIFFER: A CRIANÇA E O ARTESANATO” (De 01 de setembro a 25 de outubro). “NATAL ARTESANAL” (De 05 de novembro a 15 de janeiro de 2015). “CONTANDO HISTÓRIAS... HISTÓRIA DO ARTESANATO REGIONAL” QUEM fez e QUEM ainda faz (De 13 de março a 13 de maio)

Lançamento do livro “CONTANDO HISTÓRIAS...
...”HISTÓRIA DO ARTESANATO REGIONAL” (14 de março de 2015). Que maravilha Maria Teresa Dorça, aplausos a você e toda esta equipe valorosa de nossa cidade. Parabéns aos artesãos. Realmente imperdível!!


Patrícia Vilas Boas, uma das grandes incentivadoras da nossa cultura e história, estará presente no Projeto do Instituto Beira da Estrada com o quarteto Tons In Versos

Fotógrafo Ramon Magela estará com duas exposições através do Instituto Beira da Estrada e mostra  toda a sua consagrata arte presente em seus 30 anos de atividades. Imperdível!!!

Artista plásitca Maria Helena Ciriani exporá suas belas obras

Ótima Dulce Helena Guaritá Bento trabalha na coordenação

Felicidades a Wagner Jr, festejado aniversariante do último sábado, ao lado de sua bela Karime Saad e do casal nº 1 de Uberaba Heloísa e o prefeito Paulo Piau. 

Thiessa Sickert esbanja beleza na capa da Revista Especial Mulher, já em circulação e com a versão virtual através do endereço: http://issuu.com/especialmulher/docs/revistaemmarco14
Parabéns Alcinéia Cabral e equipe!!!

Ótimo mês de abril para você!!!