Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Ellen Gomes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Ellen Gomes 28/11/2014
Ellen Gomes
ellengomesjornalista@hotmail.com
Social Ellen Gomes

Notícia boa - Artesanato: revitalização cultural e geração de renda
Com intermediação do deputado Marcos Montes, Vale libera quase R$ 1 milhão para projeto cultural do Instituto Beira da Estrada
Com sede em Uberaba, o Instituto Beira da Estrada comemora 15 anos de existência, colocando em prática o projeto: “Beira da Estrada 15 anos: Contando Histórias... Nossa Cultura... Nossa Gente...”, que tem, entre seus principais objetivos, divulgar e promover a cultura e a economia da cidade e da região, através da produção do artesanato, e ainda, sua interação com a música. “Estamos trabalhando no sentido de mostrar que o rico artesanato local também é uma atividade socioeconômica sustentável e uma atividade de voluntariado transformador – explica Maria Teresa Dorça de Oliveira, idealizadora e coordenadora do Instituto e deste projeto
Parceria
De acordo com ela, o investimento às várias atividades relacionadas ao projeto está sendo feito pela Vale – a terceira maior mineradora do mundo, com sede no Brasil e complexo industrial em Uberaba , através de incentivos fiscais da Lei Rouanet – a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), que institui políticas públicas para a cultura nacional. O valor aprovado pelo MINC- Ministério da Cultura- é de R$ 955.000,00. “Os recursos, que já estão sendo liberados pela Vale, permitem desenvolver um projeto moderno e inovador de revitalização cultural e geração de renda, através da valorização do artesanato local, – aqui incluídos utilitários, adornos, gastronomia e construções artesanais”, tema este que atualmente é destaque no mundo inteiro, explica Maria Teresa. Segundo a presidente do Instituto Beira da Estrada, esta parceria com a Vale foi possível graças à articulação do deputado federal Marcos Montes, reeleito em 2014, e majoritário em Uberaba e na região.
Magnitude do Beira da Estrada
“Ao tomar conhecimento do projeto, e perceber sua magnitude e importância para Uberaba e região, o deputado se empenhou, pessoalmente, em apresentá-lo à equipe técnica da Vale, e ao seu presidente, o uberabense Dr. Murilo Ferreira”.“A gestão do uberabense, Dr. Murilo Ferreira, à frente da Vale, tem se destacado especialmente por valorizar projetos alinhados ao desenvolvimento social e pelo apoio a projetos culturais”, ressalta a presidente do instituto.
O projeto – A proposta do projeto “Beira da Estrada 15 anos: Contando Histórias... Nossa Cultura... Nossa Gente...” contempla atividades em 2014 e 2015.
Atividades 2014/2015
Envolve, entre outros: mostras fotográficas, exposições de acervos de artesanato das famílias de Uberaba e região feiras, oficinas artesanais, palestras, valorização e registro do trabalho voluntario das artesãs dos inúmeros bazares, atividades musicais, gastronomia, e a apresentação de 420 painéis fotográficos, através dos murais de vidro da Regional Vale do Rio Grande da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Maria Teresa acrescenta que o projeto vai culminar com o lançamento de um livro que contará a história do artesanato da região de Uberaba, contextualizada a partir das comunidades primitivas até os dias atuais. “Queremos deixar um registro histórico para as gerações futuras” – afirma Maria Teresa Dorça.
“Uberaba é uma cidade artesã”
Sobre a importância do tema, a presidente do Instituto Beira da Estrada cita uma frase da artesã Lusa Andrade: “Uberaba é uma cidade artesã”. Segundo Maria Teresa, a Vale e o deputado Marcos Montes estão concretizando o ensinamento do cientista político Bernardo Kliksberg: “Para que haja desenvolvimento social, necessário se faz uma sinergia entre Estado, mercado e sociedade” e da Resolução A/Res/66/67 da Assembleia Geral da ONU de 2011, onde se destaca a universalidade do voluntariado como força motriz para uma abordagem para a paz e o desenvolvimento centrado nas pessoas, destacando que o voluntariado, o engajamento de lideranças comunitárias e a ação cívica desempenham um papel essencial na promoção do progresso e do bem-estar social”.
Linha de frente
O projeto tem uma equipe técnica da mais alta qualidade: as historiadoras e escritoras Eliane Marquez e Maria Antonieta Lopes, a maestrina Olga Frange, a ex-secretária de Desenvolvimento Social, Neusa Venceslau, Dulce Helena Guaritá Bento, Ilka Maria Oliveira Rezende, Lívia Ferolla, o artista plástico e artesão Hélio Siqueira, entre outros.Além da parceria da Vale, o projeto conta com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Sesi/Fiemg), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Ibis (Fundação Accor), Café do Produtor, e desta colunista social.


A presidente do Instituto Beira da Estrada Maria Teresa Dorça de Oliveira,  Marília Andrade Cordeiro e  sua mãe D. Ciça ao lado de Mônica, chefe do gabinete do deputado Marcos Montes, que conquistou a parceria tão almejada

CNSD Técnico em Administração: prazo para bolsas de estudo encerra hoje
Foi prorrogado até hoje, dia 28 de novembro, o prazo de inscrições para processo seletivo de bolsas de estudo para o Curso Técnico em Administração 2015. Trata-se de uma ação social, onde os candidatos não pagam taxas e, igualmente, os aprovados podem usufruir do curso sem nenhum custo.

O Curso segue a carga horária mínima de 800 horas exigida pelo MEC para os cursos realmente de nível técnico. O candidato deve estar cursando o Ensino Médio em 2015 ou já ter concluído. O critério da renda familiar é analisado por se tratar de uma ação social das Irmãs Dominicanas.

Todas as vagas são preenchidas com bolsas de 100% de gratuidade. São 21 disciplinas com renomados professores da área de Administração. Além disso, entre os benefícios, a concessão de vales transportes a cargo da SEDS.

Mais informações: 3331.9921 ou www.cnsd.com.br


Turma de alunos do Curso Técnico em Administração do Colégio Nossa Senhora das Dores, recebem bolsas de 100% e se preparam para o mercado de trabalho

Exposição Arte Acessível-6


A exposição de final de ano, dos consagrados artistas plásticos Hélio Siqueira e Paulo Miranda, está quase pronta. "Arte Acessível 6" é o título e acontecerá no dia 06/12/2014 das 8h às 20horas. É uma mostra relâmpago que abriga todas as técnicas de nossa criação: pintura, desenho, cerâmica, tecelagem e objeto. Paralelamente apresentarão também o Presépio executado por eles e que se renova a cada ano.
A mostra será no  atelier de Hélio Siqueira e Paulo Miranda.


Aniversariantes novembro

Estimados de todos nós, Sônia Vilela Mesquita e dr. Paulo Mesquita com o filho Paulo Vinicius, que fazem aniversário este mês.
Paulo Vinícius é o aniversariante de hoje, 28/11, e sua elegante mãe Sônia, amanhã, dia 29/11. Flores e nossas homenagens a vocês!

Casamento Andréia e Marcos

Casamento de Andréia Inácio Lisboa e Marcos Roberto Borges realizado no salão Athenas, no dia 22 de novembro. Felicitações ao casal!!!