Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Ellen Gomes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Ellen Gomes 02/09/2015
Ellen Gomes
ellengomesjornalista@hotmail.com
Social Ellen Gomes

A reunião das academias de letras durante o Fliaraxá foi sucesso

Foi uma  reunião de caráter inédito e exitosa. Pela primeira vez, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro e a Academia Araxaense de Letras em uma sessão conjunta, contando com representação da Academia Brasileira de Letras e da Academia Mineira de Letras, no dia 29 de agosto. E tudo transmitido ao vivo, via internet, para todo o mundo. Um dos eventos marcantes do IV Fliaraxá.  Ilcéa Sônia Maria A. Borba Marquez e Márcio Antônio de Paula Duarte, como presidentes das academias de letras, a do Triângulo e a Araxaense, receberam os outros componentes da mesa: a vice-prefeita de Araxá, Lidia Jordão; Deputado Bosco, presidente da comissão de cultura da Assembleia Legislativa Mineira; Nélida Piñon, representante da Academia Brasileira de Letras; Amílcar Vianna Martins Filho, vice-presidente da Academia Mineira de Letras; Janice da Cunha Hueb Rocha, representante do prefeito municipal de Uberaba, Paulo Piau. Como mestre de cerimônia, José Otávio Lemos, acadêmico com assento na cadeira de número 5 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

O acadêmico Guido Bilharinho saudou Araxá pelos 150 anos de elevação à categoria de cidade, sendo o município importante pela história, cultura e economia da região. A acadêmica e historiadora Maria Antonieta Borges Lopes entregou o Diploma de Reconhecimento ao Município de Araxá à Lídia Jordão, vice-prefeita.


O Deputado Bosco saudou as duas academias e todos da mesa. Colocou sobre a importância da reunião e o orgulho da comissão de cultura da ALMG de estar presente na ocasião.

 


Araxá com 150 anos e a Academia Araxaense de Letras completou no último mês de maio 50 anos. Portanto, estamos no ano do Jubileu de Ouro da entidade. Para saudação à AAL, a presidente da ALTM, Ilcéa Borba Marquez fez um discurso elaborado sobre as fases de desenvolvimento humano desde a primeira infância até a maturidade e adjetivou as duas academias, a Araxaense e a do Triângulo Mineiro, como duas senhoras maduras e experientes. Logo em seguida, entregou o diploma de reconhecimento pelo aniversário da AAL ao presidente Márcio de Paula.

Márcio discursou e mostrou o comum entre as duas academias, agradeceu a homenagem à entidade que dirige.

A Academia Araxaense de Letras e a Academia de Letras do Triângulo Mineiro tiveram e têm acadêmicos em comum. São eles: Irmã Domitilia Ribeiro, Gilberto Augusto Silva, que não estão mais entre nós; e Vilma Cunha Duarte, que ocupa as cadeiras 20 e 13, na Araxaense e na Trigulina simultaneamente. A homenagem a eles foi com leitura de poemas das suas lavras.

Vilma Cunha fez uso da palavra e agradeceu as homenagens aos confrades e à ela própria em um repente. Depois, recebeu das mãos da acadêmica Cátia Lemos o diploma especialmente feita para ela e assinado pelas duas academias, da qual ela é membro simultaneamente.

Afonso Borges e equipe da organização do Fliaraxá foram representados pela jornalista Paula Rangel, que recebeu o diploma de reconhecimento ao festival com as seguintes palavras impressas:

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro e a Academia Araxaense de Letras conferem, nesta data, ao FLIARAXÁ o “Diploma de Reconhecimeto” pela importância que este festival tem para o avanço da literatura e da cultura na região e além dela.

O apoio à cultura dado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração é enorme e desde muitos anos atrás. E não é somente para Araxá, como no caso do Fliaraxá e outros tantas ações culturais acontecidas no município e muitas pelo Brasil afora. Por isso foi também entregue um “diploma de reconhecimento”.

Amílcar Martins Filho é o vice-presidente da Academia Mineira de Letras. Filho de Amilcar Vianna Martins e Beatriz Borges Martins. Doutor (PhD) em História e professor da UFMG. Político com cargos eletivos e secretário de governo por várias vezes em Minas Gerais, bem como presidente de fundações.

Ele representou a AML na reunião e falou sobre a importância da palavra na evolução humana e das academias na valorização da cultura das letras.


Nélida Piñon foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. Formada em jornalismo pela UFRJ, estreou na literatura com o romance “Guia-mapa de Gabriel Arcanjo”, de 1961. Desde então, foi agraciada com os principais prêmios da literatura no Brasil e muitos no exterior. Sua obra de romancista, contista e ensaísta foi traduzida em mais de 20 países e faz parte de antologias brasileiras e estrangeiras. Seu livro mais recente é o “Livro das Horas”, publicado em 2012, com edição portuguesa. A participação dela no Fliaraxá é das mais esperadas pelas muitas manifestações nas redes sociais e diretamente por tantas pessoas.

A acadêmica Nélida Piñon discursou sobre o papel da literatura no contexto social e político e a independência dos escritores nas suas produções artísticas.

Em seguida, o acadêmico Jorge Alberto Nabut e a acadêmica Glaura Teixeira entregaram à Nélida  Piñon e ao Amílcar Martins, respectivamente, os retratos dos mesmos pintados pelo também acadêmico José Otávio Lemos, como recordação da participação deles na reunião.

O nióbio tem a maior jazida em exploração no mundo em Araxá, e isso gera riquezas para esta cidade sesquicentenária, para o Estado Minas, para o Brasil. É usado pelo mundo afora. Em ligas, promove entre outras, mais resistência a metais. Assim como a cultura, com ela, ma melhor liga nas comunidades, fazem-nas mais fortes. É um diferencial. Por isso foi criada uma lembrança feita com ferro nióbio, e acadêmicos araxaenses entregaram a cada um que compôs a mesa diretora dos trabalhos ao final da sessão, que em seguida foi encerrada.

 

Congratulations

Casamento de João Paulo e Danielle
Bonitos noivos João Paulo Campos Gomes e Danielle Martins Ribeiro de casamento marcado para o próximo dia 5 de setembro. Felicidades!!! 
Fotos Alex Pacheco
Ellen Caroline Rosa Resende Silva e André Gasparotto noivos de 26 setembro, na Capela do Marista e  recepção no Maison Blanche. Parabéns!!!
Lucas Gabriel Silva Batista comemorou seu aniversário de 1 aninho, juntamente com seus pais Andrezza Luiza Silva Batista e Carlos Gabriel Batista, a turma do Bob Esponja e amiguinhos, no dia 29 de agosto. Parabéns lindinho!!! Foto / Rita Lacerda

Alegria do circo para receber os convidados da festa do pequeno Davi de Araujo Apolinário, que comemorou seu aniversário de 1 aninho, juntamente com seu irmão e seus pais Daniele Cristina Pinto Apolinário e Lourenço de Araujo Apolinário, no dia 29 de agosto. Felicidades Davi!!! Foto/ Rita Lacerda

Mariana Allen em foto de estúdio por Marise Romano