Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Ellen Gomes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Ellen Gomes 18/03/2016
Ellen Gomes
ellengomesjornalista@hotmail.com
Social Ellen Gomes

Moro diz que nem presidente tem sigilo de comunicações resguardado

Ao justificar a divulgação de conversa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, o juiz Sérgio Moro escreveu que “nem mesmo o supremo mandatário da República tem um privilégio absoluto no resguardo de suas comunicações”. A frase aparece em despacho publicado na manhã desta quinta-feira. Segundo Moro, a comunicação com Dilma foi interceptada “fortuitamente”, já que o investigado era Lula.

O juiz da 13ª Vara da Justiça Federal cita, ainda, um precedente da Suprema Corte norte-americana: o caso Watergate, que terminou com o afastamento do presidente Richard Nixon da presidência dos Estados Unidos em 1974. Nas palavras de Moro esse caso “é um exemplo a ser seguido”.

Moro afirma que determinou a interrupção do grampo de Lula às 11h12. Segundo ele, “entre a decisão e a implementação da ordem junto às operadoras” foi colhido novo diálogo, às 13h32. Moro afirma não ter reparado neste fato. “Como havia justa causa e autorização legal para a interceptação, não vislumbro maiores problemas no ocorrido”. Ele decidiu pela não exclusão do diálogo com Dilma do processo.

“A circunstância do diálogo ter por interlocutor autoridade com foro privilegiado não altera o quadro, pois o interceptado era o investigado e não a autoridade, sendo a comunicação interceptada fortuitamente”, diz o despacho. “Evidentemente, caberá ao Supremo Tribunal Federal, quando receber o processo, decidir definitivamente sobre essas questões.”


CASO WATERGATE
O caso citado por Moro em seu despacho envolve um dos mais célebres escândalos políticos ocorrido nos Estados Unidos. Nos anos 1970, reportagem do Washington Post mostrava que assessores do presidente do Partido Republicano Richard Nixon espionaram, em 1972, por meio do furto de documentos e da instalação de escutas ambientais sem autorização da Justiça. reuniões do Partido Democrata, adversário nas eleições que ocorreriam naquele ano e que acabariam sendo vencidas por Nixon. As reuniões ocorreram no Complexo Watergate.

Provas publicadas pelo Washington Post mostravam que o presidente Nixon sabia da espionagem. Ao longo das investigações oficiais, o promotor do caso pediu que fossem liberadas gravações feitas no Salão Oval da Casa Branca nas quais Nixon discutia o escândalo com seus advogados e assessores próximos, uma prova de que ele sabia do escândalo. O presidente alegou que, em virtude do seu cargo, ele tinha o direito de preservar o sigilo de suas conversas para salvaguardar os interesses nacionais.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, por 8 votos a 0, que o presidente não tinha esse privilégio e que deveria entregar as gravações para as investigações. Dias depois, em 9 de agosto de 1974, Nixon renunciou à Presidência.


ROTINA MANTIDA
Moro manteve a rotina normal no dia seguinte em que levantou os sigilos da interceptação telefônica envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff. Ele está na sede da Justiça Federal despachando e confirmou a participação em um seminário à noite. A segurança no local entrou em estado de prontidão.

Os agentes receberam um aviso que todos podem ser convocados a qualquer momento do dia caso seja necessário. Um grupo de manifestantes está na porta do edifício desde as primeiras horas da manhã em apoio ao juiz.

Moro chegou ao prédio por volta das 9h30 em um carro blindado da justiça escoltado por agentes da justiça e da Polícia Federal. Desde o início das investigações contra o ex-presidente Lula, a segurança do juiz e de seus familiares foi reforçada.

À noite, o juiz manteve a única agenda pública prevista para hoje. Ele é o palestrante principal do seminário "Combate à lavagem de dinheiro", realizado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil que será realizado em Curitiba.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/crise-politica/moro-diz-que-nem-presidente-tem-sigilo-de-comunica%c3%a7%c3%b5es-resguardado/ar-BBqzPWJ?li=AAggXC1

NO STF...
..."Com a nomeação de Lula para a chefia da Casa Civil, a presidente Dilma nos levou da civilidade à barbárie."Palavras do Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes para a atitude da presidente Dilma Rousseff em blindar o ex-presidente Lula, das consequências da Ação Lava Jato, desenvolvida pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, juiz federal Sérgio Moro de Curitiba.  Ele também salientou: LULA nos envergonhadisse o ministro, se referindo ao foro privilegiado.

Francamente gente, a população brasileira não é tola.  Só não vê quem não quer, agora ouvir, todo mundo ouviu as articulações da presidente Dilma. Para!!! O Supremo Tribunal Federal precisa agir logo. Enquanto isso, bom senso nas ruas e equilíbrio minha gente!!! Corrupto seja lá de qual partido ou plumagem for tem que pagar, pelos desvios de dinheiros que nossa população  mais sofre tanto pela falta da saúde, quanto educação. Acabando com a qualidade de vida do nosso povo.

 

Bolsistas do CNSD recebem novos uniformes

AMO–Assessoria Médico Ocupacional, Klin Shop, Lamel Medicina Laboratorial, Casa e Cores Tintas, Papel Cartaz e Copiadoras Uberaba são as marcas patrocinadoras dos uniformes dos alunos do Centro Social Encantos Dominicanos, bolsistas no Curso Técnico em Administração. Estas empresas atenderam ao convite da P&A Comunicação, parceira desta ação social do Colégio Nossa Senhora das Dores. O Curso Técnico em Administração é reconhecido pelo MEC, totaliza 800 horas, 21 disciplinas em 200 dias letivos.


Alunos do Curso Técnico em Administração, ação de responsabilidade social do Colégio Nossa Senhora das Dores, recebem os novos uniformes com muito entusiasmo.
 

Super promoção no Glamour Excellence
O GLAMOUR EXCELLENCE preparou uma super promoção para comemorar o mês das mulheres. LIGUE E AGENDE SEU HORÁRIO NO TELEFONE: 3332 11 61, confira a promoção que está bombando no Glamour Excellence que fica na praça Manoel Terra nº422 ( Praça do Mercado Municipal ao lado do Restaurante Cozinha D´Ouro). Imperdível!!!
 

 

Top model Linamarina


Quer ser top?
 Inscreva-se gratuitamente na Linamarina e concorra a prêmios Maison LINAMARINA fica na  Rua Monte Alverne, 588 - Uberaba MG - Fone: (34) 3312-4480 e acesse www.linamarina.com.br

 

Niver da Adriana da Linamarina


Comemorado no último sábado dia 12 de março, o aniversário da empresária proprietária da Linamarina, Adriana Lyrio que recebeu ao lado do esposo e da filha Marina convidados e amigos em sua Maison, como o casal Magda Alice e Paulo


A estimada Viviane Meireles foi abraçar Adriana Lyrio (leia-se Linamarina). Felicidades Adriana!!!

 

Congratulations

15 anos de Yasmin

Bonita Yasmin Mireylle Felix Silva é a festejada debutante deste dia 19 de março,  na Chácara Real, às 21h30.  Ela é filha de Tatiane Felix Fraga e Rone Valdo José da Silva. Parabéns Yasmin!!!
Foto/IAN PRODUÇÕES

Hoje, flores e cumprimentos a estimada Adriana Pinheiro Frossard que recebe carinho especial do esposo Marcelo Frossard. Felicitações!!!

Felicidades à Raissa Helena Faria de Oliveira, filha da Márcia Helena e Sérgio Henrique, que completou  18 anos, no dia 16 de março. Ela recebeu as manifestações de carinho de familiares e amigos. Entre eles, a querida Lídia Miziara da OAB. Parabéns Raissa!!!