Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Ellen Gomes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Ellen Gomes 19/08/2016
Ellen Gomes
ellengomesjornalista@hotmail.com
Social Ellen Gomes

Luto na imprensa com a morte do jornalista e empreendedor Fabiano Fidelis


Presidente do JORNAL DE UBERABA-JU, dinâmico jornalista Fabiano de Freitas Fideles, teve uma trajetória marcante e de sucesso, deixando a cidade entristecida com sua morte
 
O falecimento do nosso querido amigo e presidente do JORNAL DE UBERABA, jornalista Fabiano Fidelis, ocorrido no último domingo, Dia dos Pais, 14/8, na véspera da Festa de Nossa Senhora D´Abadia, Santuário onde Fabiano e esposa Nanci sempre se comungavam e ajudavam nos entristeceu profundamente. Estimado e atuante, Fabiano era determinado e mesmo com a saúde fragilizada, com suas variações ocasionais, ele era dinâmico e positivo. 
 Fabiano Fidelis deixou viúva Nanci Fioresi Fidelis, os irmãos Maria José (dona Branca), Vicente, Vitória, Lázaro, Onofre e Sebastião, sobrinhos, afilhados, sobrinhos netos e demais familiares e vários amigos que colecionou ao longo de sua vitoriosa carreira, especialmente através do JORNAL DE UBERABA-JU.
Fabiano nasceu em Matutina e ainda criança veio para Uberaba com a família. Aos 18 anos foi para Brasília, onde passou a atuar como jornalista. Na capital Federal, trabalhou no Correio Brasiliense, na TV Alvorada e, posteriormente, no Jornal de Brasília, do qual se tornou um dos diretores. Também criou em Brasília os jornais Tribuna e Vanguarda. 

VISIONÁRIO
Em Uberaba, fundou o Jornal de Uberaba, em 1986, sendo o primeiro com sistema de impressão em offset. Além de manter uma coluna no jornal desde o início de circulação, Fabiano tornou-se apresentador de TV, com o programa Tribuna do Povo. Programa com o mesmo nome ele apresentou na Rádio Sete Colinas, por alguns anos. 
Na política Fabiano disputou a eleição de 1994 para deputado federal pelo PDT, sendo muito bem votado, ficou como suplente.  O prefeito Paulo Piau falou da importância de Fabiano Fidélis para a comunicação social de Minas Gerais, especialmente Uberaba, ao lembrar não só a fundação do Jornal de Uberaba, mas todas as ações que ele desencadeou como jornalista, em uma saudação póstuma. “Fabiano Fideles eu o tive como um conselheiro” ressaltou o prefeito em agradecimento e em nome da população uberabense


Aplausos ao diretor-presidente do JU, Fabiano Fidélis e sua elegante Nanci, por empreender ao seu Jornal de Uberaba a forma ambientalmente correta também de impressão 

POLIVALENTE
Empreendedor e versátil, Fabiano Fideles estava sempre atento aos interesses da cidade e da população, suas críticas e textos eram características do que acreditava que poderia ser melhor, mais eficaz. Arrojado, dizia a verdade “doe a quem doer”, como era o seu lema, mas fazia questão de valorizar e dar oportunidade aos nossos talentos. 
Depois de sete anos afastado da telinha, Fabiano Fideles ré estreou seu Programa Tribuna do Povo, com o maior sucesso e competência, na TV Universitária e canal 13 (pela Net), tendo o então presidente da COHAGRA, Wagner do Nascimento Jr, como convidado especial e a jornalista Fabiana Silbor dividindo a sala de visita, na reestreia. Vários convidados passaram pelas oportunas indagações de Fabiano Fideles, que ao vivo, fazia abordagens atuais, corajosas e transparentes, tão importantes para o público que o acompanhava inclusive pelas Redes Sociais. Fabiano só deixou o Tribuna do Povo por recomendações médicas. Mas sem dúvida a sua atuação na Comunicação Social influenciou positivamente milhares de outras pessoas, sempre atentas ao seu trabalho, coragem e profissionalismo. 


Arrojado e visionário jornalista Fabiano Fideles evidencia, através do seu Programa Tribuna do Povo, os valores de Uberaba e região. O Programa teve na reestreia Wagner do Nascimento Jr como entrevistado e Fabiano Fideles como âncora, dividindo a sala de entrevistas com a jornalista e colunista do JU Fabiana Silbor 


Fabiano Fideles, colecionador de homenagens!
Consagrado jornalista Fabiano Fideles, presidente do Jornal de Uberaba, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo 2013, do então presidente Dinis Pinheiro em seu gabinete, uma deferência, já que a solenidade foi na capital mineira. Aliás, Fabiano era um colecionador de honrarias, sempre discreto e na simplicidade, eu me lembro de que fiz a conta de mais de uma dezena delas, com destaque para as nacionais. Em Brasília, Distrito Federal, Fabiano  recebeu do governo federal o Mérito Itamarati, Mérito Planalto, Medalhas outorgadas pela Marinha Brasileira, Mérito da Aeronáutica do Brasil, Mérito do Buriti, e uma das Medalhas que Fabiano mais prezava o colar de “Pioneiro de Brasília”, outorgada até o ano de 1960, aos que fizeram à história da capital federal.  Na capital mineira, Fabiano já tinha sido agraciado com as Medalha Tiradentes pelo Governo de Minas, e Santos Dumont. Era Comendador pela Ordem do Mérito Jurídico do Brasil. E em nossa cidade, Cidadão Uberabense e Comenda Major Eustáquio, dentre outras que tinha muito respeito e carinho pelo reconhecimento. 

Valores da Terra por Fabiano Fideles... 
Nas edições da megafesta em homenagem aos  “Valores da Terra”, troféu idealizado por Fabiano Fideles, ele tinha sempre uma palavra de motivação e agradecimento pelo trabalho em prol da população e progresso. Os agraciados geralmente eram profissionais e lideranças dos diversos segmentos, e Fabiano Fideles sempre foi prestigiado pela nata do empresariado e também por personalidades da política local, estadual e nacional, o troféu “Valores da Terra” também era alusivo ao aniversário do JORNAL DE UBERABA, que tem circulação ininterrupta por quase 30 anos de fundação. 

Em sua edição de 2011, na ocasião do Jubileu de Prata do JORNAL DE UBERABA, o então governador Antônio Anastasia, entre outras autoridades políticas, fez questão de estar presente e, em seu discurso, ressaltou a grandiosidade do evento. “É uma honra estar aqui nesta cerimônia. Uma cerimônia hollywoodiana, dado o esmero, o preparo, a beleza que estamos acompanhando durante todo esse grandioso evento, que faz honra as tradições de Uberaba, às tradições do Triângulo e às tradições de Minas Gerais.” Expoentes - O troféu “Valores da Terra Empresarial” é um tributo às personalidades que apostam no futuro. “É uma oportunidade única de reconhecer e homenagear aqueles que edificam o desenvolvimento de nossa cidade com competência e dedicação. Somente através do empreendedorismo se consegue gerar as condições para que o Brasil continue crescendo. Inseridos neste pensamento, consagramos estes homenageados com muita honra e alegria”, ressaltou Fabiano Fideles, na edição de 2013.


Dois gentlemans,   jornalista Fabiano Fideles (presidente do JORNAL DE UBERABA) e o então deputado Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais-ALMG. Dinis foi homenageado com o “Valores da Terra do JU” e Fabiano Fideles recebeu a Medalha Ordem do Mérito Legislativo 2013, em seu gabinete na cidade de Uberaba.


Presidente do JU, Fabiano Fideles homenageou o prefeito Paulo Piau com o Valores da Terra, acompanhado da primeira dama Heloisa Piau
Presidente do JU, jornalista Fabiano Fideles e sua esposa Nanci com os homenageados da megafesta Valores da Terra


Presidente do JU Fabiano Fidelis recebendo o prefeito de Sacramento, Bruno Cordeiro

Despedida
Aos 80 anos de idade, Fabiano Fideles, que foi um importante alicerce na Comunicação Social de nossa Uberaba e região, se despediu para a Glória de DEUS, deixando em nós a sensação do dever cumprido, com muito trabalho, garra, superação, reconhecimento e amor.  Nossa solidariedade aos familiares e principalmente à sua esposa Nanci que, com o seu carinho, amor e dedicação incansáveis e sempre tentando controlar um antigo fumante Fabiano Fideles, o assistiu com a saúde prejudicada pelo vício do cigarro, até sucumbir às complicações de um enfisema pulmonar. Apesar da tristeza, sei que à sua hora chegou e você está firme nas mãos do Senhor, porque sempre foi um servo bom e fiel a DEUS. Descanse em Paz, querido amigo Fabiano Fideles. Muito obrigada pelo carinho e pelo privilégio da sua amizade...


Foto/ Arquivo – Confraternização 2013 de final de ano dos colaboradores do JORNAL DE UBERABA-JU com o presidente Fabiano Fideles e esposa Nanci Fideles 

A missa de sétimo dia de falecimento do jornalista Fabiano Fideles está marcada para o próximo domingo, dia 21/8, no Santuário de Nossa Senhora D´Abadia, às 18h.

 

Integração do aprendizado também com música no CNSD
Ouvir, cantar e tocar canções populares integra o ensino do Maternal do Colégio Nossa Senhora das Dores. As crianças de três a cinco anos se beneficiam com os estímulos neurais provocados pelas músicas, levando a um melhor desenvolvimento social, maior percepção e preparo adequado para a aprendizagem da leitura e entendimento dos cálculos.


Escola de mente aberta usa a música para preparar pequeninos para aprenderem mais. Assim é o CNSD!