Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Em Questão

ACESSIBILIDADE: A A A A
Décio Bragança 31/05/2015
Décio Bragança
deciobraganca@yahoo.com.br
Em Questão

QUERO FICAR NO TEU CORPO FEITO TATUAGEM – As coisas nem sempre acontecem como são planejadas. Então, o melhor que se possa ter é a capacidade de renascer, reconstruir, refazer, reconhecer, reestudar, replanejar. Muitas vezes, não estamos preparados para a perda, para a derrota, para a queda e nos deixamos ficar à beira dos caminhos da vida, como naquela música de Erasmo e Roberto Carlos: ”À beira do caminho” ou ainda a de Chico Buarque: “Pedro Pedreiro”.

 

QUE É PARA TE DAR CORAGEM PARA SEGUIR VIAGEM QUANDO A NOITE VEM – A história de todos os líderes é fantástica. Vejamos os exemplos de um Luther King, Gandhi, Mandela, Ho Chi Min, Simon Bolívar, Fidel Castro, Tiradentes, Washington, Mao Tsé-tung, Lenin, Zumbi, Agostinho Neto, Garibaldi... No fundo, todo e qualquer empreendedor e líder traz bem clara e objetivamente respostas às perguntas: o que fazer? Por que fazer? Como fazer? A partir daí, a mobilização de pessoas para formarem um grupo, uma equipe, uma empresa, uma pesquisa. O fato é que estamos carentes de líderes ou ainda não sabemos em quem acreditar.

 

E TAMBÉM PARA ME PERPETUAR EM TUA ESCRAVA – Isso para dizer que o líder vai à frente, abrindo caminhos, removendo pedras e obstáculos e principalmente correndo todos os riscos, inclusive de ser morto, porque tem muito claro por que faz o que está fazendo. Trocando em miúdos: em ano de eleição todos os candidatos apresentam suas plataformas que, no fundo, todas se parecem. E por que acreditamos em algumas e desprezamos outras? Talvez, porque o candidato não saiba explicitar o que quer fazer e principalmente por que quer fazer, a favor de quem fazer, contra quem fazer ou não fazer. Os candidatos têm de fazer os eleitores acreditarem naquilo que acreditam. Por isso, liderança é crença.


QUE VOCÊ PEGA, ESFREGA, NEGA, MAS NÃO LAVA – Nesse sentido, liderança é questão de confiança e lealdade, intimidade e intersubjetividade. Não se trata de razão, raciocínio, mas de sentir. “Sinto que ele é bom”, ao contrário “sinto que ele não é bom”. A intuição consegue identificar o líder – o que popularmente falamos: “Fulano tem carisma”. Daí, muitas pessoas preferirem um salário menor, porque acreditam em seus comandantes ou acreditam naquilo que seus comandantes acreditam. Muitos professores, apesar do salário e da falta de condições para o exercício da profissão, continuam firmes em sala de aula só porque acreditam na Educação – única maneira de transformar o mundo. Não é por acaso que dizem que todo professor é um idealista utópico.

 

QUERO BRINCAR EM TEU CORPO FEITO BAILARINA – Quando se acredita naquilo que se faz, tudo é bem feito, embora, às vezes, é preciso dar sangue, suor e lágrimas. Quando vejo receitas de sucesso, fama, dinheiro, poder, me dá vontade de rir. Nas receitas nunca aparecem o sangue, o suor e as lágrimas. Nas receitas aparecem plano estratégico, análise de mercado, pontos fracos e fortes do concorrente, análise econômico-financeira, objetivos, missão, metas, público alvo, que compõem a dita “cultura organizacional”.


QUE LOGO TE ALUCINA, SALTA E SE ILUMINA QUANDO A NOITE VEM – Caso isso fosse verdade absoluta só os grandes teóricos, filósofos, professores seriam felizes, homens de sucesso, fama, dinheiro e poder. Nesse sentido, o excesso de academicismo atrapalha o surgimento de líderes. Nenhum dos líderes citados acima foram grandes e melhores estudantes e estudiosos. Liderança não é questão de diplomas e títulos que compõem enormes e pesados currículos.

 

E NOS MÚSCULOS EXAUSTOS DO TEU BRAÇO REPOUSAR – O objetivo de um líder não é querer ser famoso. Talvez, isso nunca lhe tenha passado pela cabeça, porque não está em busca de poder, sucesso, riquezas. Um líder vive o que faz e fala – por isso incentiva, motiva, cria laços para que os outros o sigam. Não há sentido algum ser cristão, caso não acredite que Cristo viveu o que dizia e dizia o que vivia, com sangue, suor e lágrimas. Da mesma forma, Buda, Maomé, Dali Lama, Francisco de Assis, Zaratustra, Confúcio. As pessoas acreditam naquilo que essas pessoas acreditavam.

 

QUERO PESAR FEITO CRUZ NAS TUAS COSTAS – não seguimos um líder por causa dele, mas porque acreditamos no que ele acredita. A crença nos inspira e nos impulsiona. Oferecer recompensas (promessa de vida eterna, aumento de salários, bônus, gratificações, gratuidade de produtos...) é, no mínimo, uma chantagem – uma das mais demoníacas formas do mercado. Toda motivação vinda de fora atrapalha qualquer iniciativa pessoal e ou coletiva. Premiar ou punir não fazem parte de uma proposta de um líder.

 

QUE TE RETALHA EM POSTAS, MAS NO FUNDO GOSTAS QUANDO A NOITE VEM – A vida é muito maior do que uma premiação ou punição. Caso isso fosse verdade, em países onde houvesse pena de morte para estupradores, por exemplo, não haveria estupro. A Indonésia que mata os traficantes tem mais traficantes do que todo o resto do mundo. Em países onde as pessoas cressem em felicidade eterna, por exemplo, não haveria pecados e crimes. Dizem que na Bahia há 365 igrejas – uma para cada dia do ano – no entanto, é um dos estados mais pobres do país.

 

QUERO SER A CICATRIZ RISONHA E CORROSIVA – A vida humana é mais do que um simples reflexo dito condicionado – algo absolutamente mecânico. “Faço isso porque isso me faz bem” ou “Isso é a minha vingança” Insisto sempre na teoria do “sangue, suor e lágrimas” Quando faço alguma coisa, eu me explodo ou me implodo naquilo que faço – dizem os grandes líderes.

 

MARCADA A FRIO FERRO E FOGO EM CARNE VIVA – As pessoas acreditam nos líderes porque eles se derramam no que fazem e o que fazem, num movimento de fora para dentro, cada vez eles mais se motivam. E a partir daí, cada um começa a se explodir, como uma terrível doença contagiosa. Há, assim, o contágio negativo e o positivo. Ninguém, em sã consciência, quer ser contagiado por um vírus. Da mesma maneira, uma virtude, a honestidade, o amor.

 

CORAÇÕES DE MÃE, ARPÕES, SEREIAS E SERPENTES QUE TE RABISCAM O CORPO TODO, MAS NÃO SENTES.w