Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Em Questão

ACESSIBILIDADE: A A A A
Décio Bragança 17/11/2013
Décio Bragança
deciobraganca@yahoo.com.br
EM QUESTÃO

Et facientem semen

Continuamos ainda – serão só mais dois artigos: o de hoje e o da semana que vem – falando e refletindo sobre o Universo  e o Universo de Deus e dos homens. O Universo estava em Deus que pariu o próprio Universo que pariu galáxias que pariu sistemas solares, que pariu planetas... Uma galáxia tem milhares de sistemas solares. Fala-se, hoje, em 200 milhões de galáxias. Em cada galáxia vários sistemas solares. O Planeta Terra está num sistema solar que está dentro da galáxia. E dentro do Planeta Terra, o ser humano que pensa ser o maior, o melhor, a medida de todas as coisas, que tudo existe só para ele. O nosso Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao Sol através da gravidade. Acredita-se que esses corpos tenham sido formados por meio de um colapso de uma nuvem molecular gigante há 4 bilhões e 600 milhões anos. E tudo estava no útero de Deus.

 

Et lignum pomiferum

Entre os muitos corpos que orbitam ao redor do Sol, a maior parte da massa está contida dentro de oito planetas relativamente solitários, cujas órbitas são quase circulares e se encontram dentro de um disco quase plano, denominado de “plano da eclíptica”. E tudo estava no útero de Deus. Os quatro menores planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, encontram-se mais próximos do Sol e são compostos principalmente de metais e rochas. E tudo estava no útero de Deus. Os quatro maiores planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno encontram-se mais distantes do Sol e concentram mais massa do que os planetas telúricos, sendo também chamados de planetas gasosos. E tudo estava no útero de Deus.

 

Faciens fructum iuxta genus suum

Os dois maiores, Júpiter e Saturno, são compostos em sua maior parte de hidrogênio e hélio. Urano e Netuno, conhecidos também como "planetas ultraperiféricos", são cobertos de gelo, sendo, às vezes, referidos como "gigantes de gelo", apresentando também em suas composições água, amônia, metano, etc. E tudo estava no útero de Deus. O Sistema Solar também é o lar de outras duas regiões povoadas por objetos menores. O cinturão de asteróides está situado entre Marte e Júpiter e sua composição se assemelha à dos planetas sólidos. E tudo estava no útero de Deus. Além da órbita de Netuno, encontram-se os "objetos transnetunianos", com uma composição semelhante a dos planetas gasosos. Dentro destas duas regiões, existem outros cinco corpos individuais. São eles: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, denominados de planetas anões. E tudo estava no útero de Deus.

 

Cuius semen in semet ipso sit super terram

Além de milhares de corpos pequenos nestas duas regiões, várias outras populações de pequenos corpos que viajam livremente entre as regiões, como cometas centauros. E tudo estava no útero de Deus. O vento solar, fluxo de plasma do Sol é responsável por criar uma bolha no meio interestelar conhecida como heliosfera, que se estende até a borda do disco disperso. A hipotética nuvem de Oort, que atua como fonte de cometas durante um longo período, pode estar a uma distância de aproximadamente dez mil vezes maior do que a heliosfera. E tudo estava no útero de Deus. Seis dos planetas e três planetas anões são orbitados por satélites naturais, normalmente conhecidos como "luas", depois da Lua da Terra. Os planetas gasosos são cercados por anéis planetários compostos de poeira e outras partículas. E tudo estava no útero de Deus.

 

Et factum est ita

Essas informações estão contidas  em vários sites. Escolhi o de menos complexidade que é o da Wikipédia, censurado por uns, mas um dos mais acessados: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar#endnote_Enone – acessado em 22 de junho de 2013. Os nomes dos planetas são também muito interessantes. Vamos resumir os planetas com algumas pouquíssimas pinceladas e curiosidades: Mercúrio – na mitologia: Mensageiro dos deuses. É o planeta mais próximo do Sol. Também se destaca por ser menor de todos os planetas! Distância média do Sol: 57.910.000 km, Diâmetro: 4.878 km. Temperatura média: 800 C. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus.

 

Et protulit terra herbam virentem

Vênus - na mitologia: Deusa do Amor. O segundo planeta mais próximo do sol. O planeta mais brilhante de todos! Distância do Sol: 108.200.000 km. Diâmetro: 12.103,6 km. Temperatura média: 480º C. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus.

 

Et adferentem semen

Terra – o terceiro planeta a partir do Sol. Somos o quinto maior planeta do sistema solar e o único capaz de suportar vida! 70% da superfície da Terra é coberto por água, o que é essencial à vida! Distância do Sol: 149.600.000 km. Diâmetro: 12,756.300 km. Temperatura média: 15º C. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus.  Afinal, são quinhentos e quarenta milhões de quilômetros quadrados de superfície da Terra! Seis mil quatrilhões de toneladas de rocha! Mais de mil trilhões de toneladas de água!

 

Iuxta genus suum

Marte – na mitologia: Deus da Guerra. O quarto planeta a partir do Sol. Também conhecido por planeta vermelho devido a sua cor. Distância do Sol: 227.940.000 km. Diâmetro: 6.794 km. Temperatura média: -63º C. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus. Júpiter – na mitologia: Deus dos Deuses. O quinto planeta a partir do Sol. É o maior de todos os planetas! Distância do Sol: 778.330.000 km. Diâmetro: 142.984 km. Temperatura média: -150º C. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus.

 

Lignumque faciens fructum

Saturno – na mitologia: Deus da Agricultura. O sexto planeta a partir do Sol. Planeta famoso por seus incríveis anéis formados por partículas de rocha e gelo. Também é o planeta que possui o maior número de luas! Distância do Sol: 1.429.400.000 km. Diâmetro: 120.536 km. Temperatura média: -130º C. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus. Urano na mitologia: Deus dos Céus. O sétimo planeta a partir do Sol. É o único planeta que gira de lado! Ou seja paralelo a sua órbita ao invés de perpendicular como os demais, inclusive a Terra. Distância em relação ao Sol: 2.870.990.000 km. Diâmetro: 51.118 Km. Temperatura média: -214º C. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus. Netuno – na mitologia: Deus do Mar. O oitavo planeta a partir do Sol e o mais distantes deles. Semelhante a Urano se destaca por sua cor azulada! Distância do Sol: 4.504.000.000 km. Diâmetro: 49.528 km. Temperatura média: -220º C. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus.