Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Em Questão

ACESSIBILIDADE: A A A A
Décio Bragança 24/11/2013
Décio Bragança
deciobraganca@yahoo.com.br
Em Questão

Et habens unumquodque 
Hoje, estamos escrevendo o último artigo desta série. O tema é fascinante. Em dezembro, escreveremos sobre o Natal. Para Francisco de Assis, tudo – todos os seres vivos e não-vivos – era seus irmãos. Chamava carinhosamente até a morte de Irmã Morte. Francisco e Clara de Assis são dois apaixonados por Deus, apaixonados pelos homens, apaixonados pela natureza. 

Sementem secundum speciem suam
O Sol é a fonte mais rica de energia electromagnética (principalmente sob a forma de calor e luz) do sistema solar. A estrela conhecida mais próxima do Sol é uma estrela anã vermelha chamada Proxima Centaurus, à distância de 4,3 anos-luz. (mais ou menos: 31.657.197.308.598,4 Km = trinta e um trilhões e seiscentos e cinquenta e sete bilhões e cento e noventa e sete milhões e trezentos e oito mil e quinhentos e noventa e oito quilômetros e quatrocentos metros). A Via Láctea tem duas pequenas galáxias orbitando na proximidade, que são visíveis do hemisfério sul. Têm os nomes de Grande Nuvem de Magalhães e Pequena Nuvem de Magalhães. A galáxia grande mais próxima é a Galáxia de Andrômeda. É uma galáxia em espiral, tal como a Via Láctea, mas é 4 vezes mais massiva e está a 2 milhões de anos-luz de distância. A nossa galáxia, uma de bilhões de galáxias conhecidas, viaja pelo espaço intergaláctico. E tudo era Deus e estava no útero de Deus. 

Et vidit Deus quod esset bonum
Os planetas, a maior parte dos satélites dos planetas e os asteróides giram em volta do Sol na mesma direção, em órbitas aproximadamente circulares. Os planetas orbitam o Sol num mesmo plano, ou próximo, chamado a eclíptica. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus. Plutão é um caso especial, porque a sua órbita é a mais inclinada (18 graus) e a mais elíptica de todos os planetas. Por isso, durante uma parte da sua órbita, Plutão está mais perto do Sol do que Netuno. O eixo de rotação da maior parte dos planetas é aproximadamente perpendicular à eclíptica. As exceções são Urano e Plutão, que estão inclinados para um lado. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus.

Factumque
est vespere

O Sol contém 99.85% de toda a matéria do Sistema Solar. Os planetas, que se condensaram a partir do mesmo disco de matéria de onde se formou o Sol, contêm apenas 0.135% da massa do sistema solar. Júpiter contém mais do dobro da matéria de todos os outros planetas juntos. Os satélites dos planetas, cometas, asteróides, meteoróides e o meio interplanetário constituem os restantes 0.015%. A tabela seguinte é uma lista da distribuição de massa no nosso Sistema Solar: Sol: 99.85%; Planetas: 0.135%; Cometas: 0.01%?; Satélites: 0.00005%; Planetas Menores: 0.0000002% ?; Meteoróides: 0.0000001% ?; Meio Interplanetário: 0.0000001% ? E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus.

Et mane
dies tertius

Quase todo o sistema solar, em volume, parece ser um vazio completo. Longe de ser um nada absoluto, este “espaço” vácuo compõe o meio interplanetário. Inclui diversas formas de energia e pelo menos dois componentes materiais: poeira interplanetária e gás interplanetário. A poeira interplanetária consiste de partículas sólidas microscópicas. O gás interplanetário é um tênue fluxo de gás e de partículas carregadas, principalmente prótons e elétrons — plasma — que flui do Sol, chamado o vento solar. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus. O vento solar pode ser medido de uma nave espacial, e tem um efeito importante sobre as caudas dos cometas. Também tem um efeito mensurável no movimento das naves espaciais. 

Dixit autem Deus fiant luminaria
A velocidade do vento solar é cerca de 400 quilômetros por segundo nas proximidades da órbita da Terra. O ponto em que o vento solar atinge o meio interestelar, que é o vento “solar” de outras estrelas, é denominado heliopausa. É uma fronteira teórica aproximadamente circular ou em forma de lágrima, que marca o limite da influência solar, talvez a 100 UA do Sol. O espaço entre os limites da heliopausa, que contém o Sol e os planetas solares, é denominado heliosfera. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus. O campo magnético solar estende-se para além do espaço interplanetário; pode ser medido na Terra e por naves espaciais. O campo magnético solar é o campo magnético dominante em todas as regiões interplanetárias do sistema solar, exceto nas imediações dos planetas que têm os seus próprios campos magnéticos. 

In firmamento caeli
Alguns números para comparação: Estrelas na Via Láctea - 200 a 250 bilhões; galáxias no Universo - 1.500 a 2.500 bilhões; células no corpo humano - 50.000 bilhões; estrelas no Universo - mais de 100 trilhões de bilhões. E tudo estava no útero de Deus e tudo era Deus. E assim tudo, absolutamente tudo, foi parido por Deus. E o homem ainda quer ser Deus, ou ainda muito mais do que Deus – esse é o grande pecado do homem – esse é o pecado original do qual nasceram todos os outros pecados e crimes. E assim o homem cria o inferno com todos os seus demônios.   

PAX ET BONUM