Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 27/09/2015
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Fabiano Fideles

FIRMEZA

Em entrevista exclusiva ao JORNAL DE UBERABA, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Manoel Rodrigues Neto, eleito recentemente presidente do G9, disse que, nas eleições do próximo ano, certamente, as entidades terão participação marcante.

 

AUSÊNCIA

A decisão das entidades classistas se deve à ausência de representantes nas decisões governamentais da cidade. Aciu, G9, Sinduscon, IEATM e outras entidades importantes são compostas por pessoas altamente capacitadas, entre engenheiros, médicos, empresários e outras profissões liberais, mas que não participam do governo municipal, nem da Câmara Municipal.

 

DENÚNCIA

Por incrível que possa parecer, o Samu conta com quatro ambulâncias para atendimento, mas somente uma, a Unidade de Suporte Avançado (USA), está funcionando. As demais estão encostadas na garagem, necessitando de reparos. Cabe a quem de direito tomar as providências necessárias.

 

CUIDADO

Não se arrisque a andar pelo centro da cidade após as 22h, principalmente nos trechos da praça Rui Barbosa e Calçadão. O aglomerado de desocupados, marginais e drogados representa risco para quem se atreve a passar pelos referidos lugares. Detalhe: não existe policiamento.

 

ASSALTOS

Segundo dados constantes em Boletins de Ocorrências (BO), ocorrem, em Uberaba, nada menos que 12 assaltos praticados, na maior parte, por menores. É o resultado das arcaicas leis brasileiras, que proíbem os menores de trabalhar, mas não os impedem de praticar assaltos e assassinatos.

 

PAPA FRANCISCO 

Mais uma vez, o papa Francisco demonstra sua capacidade de arregimentar grandes públicos em torno de seus pronunciamentos. As visitas do papa a Cuba e aos Estados Unidos reafirmaram essa liderança, levando multidões por onde passa.

CORDIALIDADE 

Vai daqui um abraço carinhoso do colunista ao ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha e ao intelectual João Eurípedes Sabino. É importante conviver com pessoas nobres e inteligentes.

SURPREENDENTE

É como o presidente da Fiemg, Nagib Facury, se refere ao sucesso da ExpoCigra 2015. O grande evento, que será aberto no dia 30 de setembro e encerrado no dia 3 de outubro, vai demonstrar, com certeza, a força da indústria e do comércio de Uberaba.

 

ELEIÇÃO REVELADORA

A decisão de disputar o governo de Minas Gerais nas eleições de 2018 faz de Marcio Lacerda (PSB), prefeito de BH, um tubo de ensaio a ser apreciado pelos alquimistas da política local. Os destinos de Marcio no ano que vem indicarão se ele rumará de novo para um pacto com o grupo de Aécio Neves, como já fez outrora, ou se enfrentará, de forma isolada, o esquema tucano mineiro e, certamente, o petista Pimentel. Tudo isso se saberá agora, nas eleições de prefeitos e vereadores.

 

SENTENÇA DE MORTE

Para alguns neófitos uberabenses, que não vêm ingerência nenhuma em Uberaba, com o desenrolar dos fatos na política da capital de Minas, é sempre bom lembrar que eles atingem diretamente o quadro político local. Por exemplo: dependendo dos caminhos que Marcio Lacerda escolher, a campanha do deputado Lerin a prefeito de Uberaba, agora, em 2016, estará com sua sentença de morte decretada.

 

DIA DA ÁRVORE

Por mais que alguns “eco-chatos” digam o contrário, um dos graves problemas do biossistema de Uberaba é a ausência de árvores no perímetro urbano. A meia dúzia de climatologistas que vive na cidade é unânime ao afirmar que o comportamento do clima realmente muda com a presença dessas amigas, que tiveram seu dia comemorado na segunda-feira passada. Como nossos “muy-amigos” administradores nada fazem para estimular o plantio urbano, vamos convivendo com o atual clima de Uberaba... A cidade vem se tornando conhecida como “Caldeirão do Diabo”.

 

MANDE A FOTO

Só a propósito da insensibilidade dos políticos com relação à nossa arborização, ganha uma muda de jatobá-rosa, o leitor que conseguir fotografar e enviar aqui para a redação uma, apenas uma, árvore na rua São Benedito... na Tristão de Castro...

 

REVOADA NO NINHO

Marcada para esta segunda-feira, às 12h30, no Cartório Eleitoral de Uberaba, a reunião dos tucanos revoltosos, que irão apresentar em massa suas cartas de desfiliação do PSDB em Uberaba. O movimento, liderado pelo vereador Riposatti e pela delegada de polícia Sandra Wazir, promete reunir mais de 60 integrantes do partido que vão abandonar a sigla.

 

SEGURANÇA

Denúncias revelam que agentes da Guarda Municipal estão sendo escalados nas UPA’s, prestando serviço de segurança para a Pró Saúde. Cabe destacar que a Pró Saúde já é paga para manter a segurança nos locais.

 

REVOLTA COM AÉCIO

Os tucanos que, a partir de segunda, estarão sem legenda são “caçados” avidamente pela cidade por partidos políticos que atualmente montam seus novos quadros, visando às eleições municipais do próximo ano. A revolta do chamado “grupo histórico” do PSDB de Uberaba é com o presidente nacional da sigla, Aécio Neves, que – segundo os revoltosos – atropelou o processo de sucessão no partido e quebrou as regras que ele próprio, Aécio, estabelecera para a escolha do novo comando.

 

SEGURANÇA É SENTIMENTO

Nunca é demais lembrar: quando nossas autoridades locais permitem que um cidadão ande pelas ruas de Uberaba, a qualquer hora do dia ou da noite, com o som automotivo ligado na altura máxima; ou quando permitem motos potentes circulando com o escapamento aberto; ou que qualquer cidadão possa usar e abusar de fogos de artifício também a qualquer hora, um recado está sendo dado aos bandidos: a cidade não tem dono... Não tem autoridade... E aí não há polícia que baste para segurar os destemidos marginais. Não é difícil, pois, explicar o grande aumento dos índices de criminalidade em Uberaba, mostrado pelos números da PM.

 

SETE COLINAS MUDANDO

Novidades são esperadas para breve no universo do rádio uberabense. Após romper o contrato que mantinha com a Jovem Pan de São Paulo, a Rádio 7 Colinas de Uberaba se prepara para profundas alterações em sua programação. A Diretoria da emissora tem realizado várias reuniões para a escolha de novos executivos da área para o comando da reformulação geral. Profissionais da área de comercialização, bem como de produção artística, foram vistos conversando na emissora. Entre os nomes cotados, um jornalista: Tharsis Bastos, que, coincidentemente, iniciou ali sua carreira profissional, 40 anos atrás.

 

MOSTRANDO AS GARRAS

O ex-prefeito de Uberaba Anderson Adauto vinha sendo considerado um “leão sem dentes” no quadro político da cidade. Estocado pela Justiça e sangrando em dois processos de improbidade administrativa que o incluíram na “Lei da Ficha Limpa”, AA já era considerado carta praticamente fora do baralho. Ledo engano... Gente de sua mais estrita roda garante que ele é candidatíssimo e anunciará isto à cidade em 48 horas, a contar de hoje...

 

O NOME DO JOGO

Segundo um assessor muito próximo de Anderson, a estratégia do ex-prefeito resume-se a lançar seu nome para disputar a cadeira hoje ocupada por Paulo Piau. Esse gesto provocará, fatalmente, algum pedido de impugnação na Justiça Eleitoral. E, como se sabe, para cada pedido, cabe um recurso... Os recursos seguem um rumo: o STE, presidido por Dias Tofolli. E então, ainda segundo este assessor, Anderson seria imbatível. É esperar para ver...

 

WAGNERIZAR

Aliás, essa provável candidatura de Anderson possui uma outra alternativa que o ex-prefeito também pode levar em consideração. No caso de tudo dar errado, o que somente iria ocorrer às vésperas das eleições de 2016, o ex-prefeito poderia lançar mão de um último trunfo, que, em Uberaba, os profissionais da política chamam de “wagnerizar”: lançar a esposa como substituta no processo...