Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 11/10/2015
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Fabiano Fideles

DE VOLTA PARA O COFRE

Ao que tudo indica, os R$ 270 mil pagos pelo município como depósito antecipado pela desapropriação da “Casa da Dilma” irão retornar, em breve, aos cofres da prefeitura. Após a avalanche de críticas, o governo municipal optou pela desistência de montar, no local, um órgão de assistência e fomento à cultura.

 

VOTO VENCIDO

O mais desgastado nesta nova versão de “Casa da Dinda” foi o prefeito. Sobre ele, recaíram as pauladas e xingamentos. O que pouca gente sabe é que, na reunião dos “entendidos e especialistas” que decidiu, em 2013, pela desapropriação, Paulo Piau foi o único a se colocar contra a medida. Na época, o prefeito disse que não se deve fazer homenagens a celebridades em vida. “É preciso aguardar o julgamento da História”, afirmou. Foi voto vencido...

 

NÃO VEIO

O senador Anastasia, ex-governador de Minas, suspendeu sua vinda a Uberaba, onde participaria de cerimônia de encerramento das Oficinas Interlegis. O bloco de ex-tucanos que recentemente deixaram o ninho em protesto ficou frustrado. O senador é visto como uma espécie de ídolo dos atuais depenados sociais democratas, em debandada. Cá entre nós, não fez a menor falta.

 

FRACO

Aliás, a força política de Anastasia vem crescendo sistematicamente em Minas. É um crescimento proporcional ao enfraquecimento do outro líder tucano, Aécio Neves, acusado internamente por seus correligionários de haver “amarelado” no lançamento da campanha pró-impeachment de Dilma Rousseff. Logo depois, veio à tona, o escândalo das quase duzentas viagens em avião do Governo de Minas para passar finais de semana no Rio. Vai mal... E tem muito mais escondido debaixo do tapete. Anotem!

 

ASAS AO VENTO

Falando em voos, a Flyways, nova companhia aérea, está confirmando o início de operações de seus aparelhos no aeroporto local ainda neste mês de outubro. Inicia com um voo diário para Belo Horizonte. Não há previsão de escala em Araxá, como preconizado a princípio. Chega de blá-blá-blá e eu só acredito vendo.

 

E A PALESTINA?

Pouca gente está entendendo a batalha que o vereador Samuel vem travando para instituir em Uberaba uma nova data oficial: “Dia da Independência do Estado de Israel”. Só mesmo os evangélicos mais dedicados sabem da importância da história hebraica na composição do arcabouço da fé evangélica. Para os outros, sempre ficará a pergunta: por que não também do Estado da Palestina? Pare com isso Samuel! Enfim, em época de eleição, vale tudo, ou quase tudo, para se promover.

 

VINAGRE

Empresário é empresário. Político é político... Mostrando que essa separação é bem latente, os integrantes do G9 de Uberaba estão dando aula de amadorismo político nos últimos dias. Obstinado no lançamento de um nome para disputar a prefeitura em 2016, o grupo fez seu “debut” no cenário propondo cortar o subsídio da Câmara Municipal pela metade... (!) Receberam vaia unânime dos atuais vereadores – e dos que querem vir a ser!  Faltou alguém avisar aos valentes empresários que mosca se pega com mel. Nunca com vinagre...

 

FILME ANTIGO

Está de volta às telas, o antigo filme do leilão do patrimônio do Uberaba Sport Club, arrematado em 2009 pela Construtora RCG e pelo LS Guarato, por R$ 2 milhões. A atual diretoria do clube decidiu retomar o processo judicial e iniciar a retirada, um por um, dos esqueletos do armário... É filme de terror. Possui cenas horripilantes...  Muitos já estão tremendo de puro pavor! Queira ou não, foi uma tremenda picaretagem em cima do USC.

 

PEGOU MAL

Quem não ficou bem na fita foi o responsável pela administração de praças e locais públicos de Uberaba, ligado aos Serviços Urbanos. Vem circulando na rede social, a incrível história da ciclista que foi caminhar no Piscinão e levou sua bicicleta para ser guardada no “bicicletário” ali existente. Foi impedida de entrar no local porque estava empurrando a bicicleta... Pode? Tem mais: inconformada, reclamou que o local existe exatamente para guardar o veículo, mas ouviu em resposta que não poderia entrar, pois ninguém tinha a chave!

 

PENSANDO BEM... 

Aplaudido por muitas realizações de fôlego em Uberaba, o prefeito Paulo Piau vem tomando bomba (e pedradas) em situações urbanas que beiram o ridículo. Só para lembrar alguns dos casos alvos do descaso e insensibilidade dos responsáveis: o estado do relógio público da praça Jorge Frange; a sujeira e situação caótica do calçadão da Artur Machado e o aspecto exterior da praça do Mercado Municipal... Do jeito que vai, o prefeito dá dois passos para frente, com suas realizações, e sua assessoria o faz dar três para trás!

 

COISA MIÚDA...

Tivemos o capricho de tocar neste assunto com um dos assessores municipais mais graduados da atual administração. Na visão do moço, trata-se de “assunto menor” e que o governo não pode “ficar atentando para coisas miúdas”! Talvez esteja na hora de Piau criar uma “Secretaria da Sensibilidade”...

 

VIDA DIFÍCIL

Inflação marchando firme para dois dígitos. Desemprego em alta e a sombra da recessão não nos abandonam. Neste cenário, em que os brasileiros já começaram a cortar despesas no lazer, vestuário e até na comida, o Sr. Fernando Pimentel nos brinda com um aumento nas alíquotas do ICMS... Chega a ser crueldade. Precisava “girar a faca”? Pimentel segue a bíblia do PT: arrecadar o máximo sem fazer nada. É isso aí!

 

QUEBRADOS

A situação não está complicada apenas para os assalariados. Do lado de dentro do balcão, os gritos e pedidos de socorro já se fazem ouvir. Ontem, o Serasa divulgou que já passam de 50% as empresas brasileiras que se encontram em situação de inadimplência. O crédito caro, com os juros na estratosfera e a queda nas vendas são apontados como os maiores vilões da classe patronal.

 

VERBA INESGOTÁVEL

Desde fevereiro, estreou um novo canal virtual de comunicação na Web. Agora, é o site de notícias “Brasil 29” que vem fazendo furor entre os oposicionistas do PT. O novo portal, como dezenas de outros já existentes, defende, de forma intransigente, a presidente Dilma. O que leva os internautas oposicionistas à loucura é que, logo ao abrir a página, o leitor dá de cara com um imenso "banner virtual" do Banco do Brasil. Pra quem sabe ler... Insuportável mesmo é a cara de pau dos bandoleiros que ainda defendem esse sistema pobre.

 

PERGUNTA

Falando em Dilma, chama a atenção, o volume de gente desinformada quanto à questão de um eventual impedimento da presidente. A esmagadora maioria dos brasileiros não sabe qual modalidade de impeachment será apresentada nesta terça-feira no plenário da Câmara dos Deputados. Só para constar: o impeachment com base na rejeição de contas votada pelo TCU eliminaria Dilma e Temer do poder. Levaria o presidente da Câmara a ocupar o cargo e convocar novas eleições em 90 dias. A pergunta que não quer calar é: o Brasil muda no dia seguinte?

 

SÓ FALTAVA...

A situação do nosso país, imerso em escândalos e caos econômico, é retratada no exterior de uma forma que nem os brasileiros ousariam pensar. Ontem, através da CNN, ficamos sabendo que a série House of Cards, que tem o vilão Frank Underwood (Kevin Spacey) aprontando diabruras na política norte-americana, teria sido totalmente inspirada na política brasileira... O reconhecimento teria sido feito, “in off”, pelo produtor da série, Beau Willimon.

 

PELO RALO

O cálculo de quanto cada município recebe do ICMS arrecadado no Estado exige dos técnicos que saibam apenas uma operação aritmética: a soma! O Valor Adicionado Fiscal (VAF) nada mais é que a soma dos comprovantes fiscais emitidos pelas operações financeiras na cidade. O Estado fica com 75% de toda a receita e rateia 25% entre as quase novecentas cidades mineiras. Quem é Cidadão de Verdade e diz amar a cidade deve exigir a emissão do cupom fiscal em TODAS as compras que realizar... E Uberaba continua exportando divisas e sustentando o crescimento de várias cidades da região.