Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 15/11/2015
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Fabiano Fideles

LEDO ENGANO 

Alguns críticos do atual prefeito Paulo Piau encontram, na sua forma pacífica de ser, o principal argumento para atacá-lo. Quem trabalha ao lado do prefeito, entretanto, garante que é um grande engano. Piau, que é caracterizado por sua humildade constante, é até bastante exigente e duro em algumas questões. Brasa sob cinzas...

 

TRÂNSITO

Aquela Uberaba de ruas tranquilas que os leitores mais antigos ainda se lembram perdeu-se há muito no tempo. Em vários cruzamentos do Centro, o trânsito já apresenta engarrafamentos que provocam irritação nos motoristas. E não se trata de falta de sincronia de semáforos. É o aumento de veículos mesmo!

 

MULHERES

Decididas a marcar presença nas eleições de 2016, as mulheres integrantes do Partido da Mulher Brasileira (PMB) estão concluindo uma rodada de visitas a lideranças locais. O último visitado foi o prefeito Piau, quando os objetivos do partido foram debatidos em gabinete. Elas preparam uma grande ofensiva publicitária para breve. E lembram: a filiação de homens é totalmente franqueada no partido!

 

A CRISE

Seja ou não coincidência, a verdade é que, com a crise econômica se abatendo sobre os municípios brasileiros, o número de mendigos e pessoas sem-teto parece que triplicou pelas ruas da cidade. É difícil, hoje, transitar-se por Uberaba sem se deparar com um sem número desses brasileiros, colocados abaixo da linha da miséria. Aqueles que Lula havia garantido que nunca mais... E o sapo barbudo continua roncando!

 

ALMIR SILVA

Figura apagadíssima dos últimos tempos no cenário político, o vice-prefeito de Uberaba foi definido, em pesada e recente reunião política, como “um mistério, embrulhado em um segredo”. Almir evita falar de seu futuro político, hoje atrelado ao PR. Mas ainda vai chover mais um pouco até que o mês de março venha fechar a temporada das águas... Quem viver, verá!

 

OAB X OAB

Faltando apenas alguns dias para as eleições que vão decidir que grupo comandará a OAB pelos próximos três anos, ainda existe uma gritante dúvida no ar: onde serão as eleições? Numa breve enquete (por telefone) feita pela coluna, 3 advogados responderam que a votação será na atual sede, chamada “antiga”. Outros dois advogados garantiram que a eleição já se dará na sede nova. Alô pessoal da Comunicação!!!!!

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Se a doação de R$ 30 mil por empresas de armamento à campanha de Marcos Montes (PSD/MG) fez tanto barulho na grande imprensa, o que dizer da campanha de Leonardo Quintão (PMDB/MG), que recebeu R$ 2,1 milhões das mineradoras? Montes relatou a questão do desarmamento da população. Quintão é relator do novo Marco Regulatório da Mineração, parado há anos em suas mãos. Enquanto isso (não foi só Mariana), as barragens estouram...

 

ORDEM NA CASA

Quem presenciou a mais recente reunião de nossa Câmara de Vereadores, percebeu que o chefe do Executivo ainda possui mão forte dentro daquela Casa. Os vereadores aprovaram o relatório que levanta dúvidas sobre a atuação da Pró-Saúde, mas, na hora de votar a formação de uma Comissão Processante, um influente vereador deu o grito de alerta: “Esperem aí! Nós somos da base apoiadora ou não somos???”  O caso vai para o Ministério Público, mas a voz da razão foi ouvida: sem Comissão Processante na Câmara!

 

FINALMENTE !

Parece que, finalmente, as autoridades ligadas à Saúde em Uberaba se convenceram da necessidade de iniciar o movimento preventivo contra a doença da dengue, parceira de outras doenças de nomes estranhos transmitidas pelo mosquito. A ação começou com um seminário de capacitação dos médicos, atualizando-os quanto aos estágios atuais das doenças. E, segundo informam, prossegue com ações de campo, em detecção das áreas de risco.

 

DAVI???

Advogados bem informados contaram à coluna que não faltará emoção nas eleições da OAB, a se realizarem no próximo sábado. No início, considerada um azarão, a chapa “Nova Ordem”, encabeçada por Euseli Santos, parecia reencenar Davi contra Golias. Com o acirramento da disputa, hoje, ninguém mais se arvora a dizer quem é o Davi dessa história... Acredita-se que algo em torno de 1.500 advogados participarão do pleito. O colégio eleitoral é pouco superior a 3 mil.

 

REFRESCO

Uberaba produziu 7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no ano de 2014. O município é o atual recordista de produção em todo o país. Caso o aumento na produção deste ano seja pelo menos igual ao do ano passado, Uberaba deve ir para 8,4 milhões de toneladas. Serão quase 90 mil hectares de área plantada. Esses números, talvez, sirvam de refresco para o imenso calor que toda a população local credita aos canaviais que nos cercam...

 

DESPREPARO

Está ecoando nas redes sociais, a reclamação de cliente devido ao péssimo atendimento que recebeu em ótica de um dos shoppings locais. Não se trata de caso isolado. Reclamações deste tipo são constantes. O trabalhador uberabense é miseravelmente esquecido pelas empresas de fora, que importam para cá a maioria de seus quadros mais graúdos. E nosso trabalhador também é prejudicado quando, ao desempenhar os cargos mais humildes (balconista é só um exemplo), não recebe a mínima qualificação ou treinamento. É de lascar!

 

MASSACRE

Somente na semana que termina, foram registrados mais três casos escabrosos de invasão e assalto por bandidos a propriedades rurais. São famílias que vivem no descampado, nos ermos do município e, assim, ficam ainda mais à mercê dos marginais. São aquelas para as quais o socorro demora muito mais a chegar e, por consequência, sofrem muito mais nas mãos dos facínoras.

 

ARMAMENTO

Em um dos casos ocorridos na semana, durante assalto a uma pequena chácara de nossos arredores, os bandidos encheram a caminhonete, que estava na garagem, com os bens pessoais da família. Não satisfeitos, cometeram ainda todos os tipos de abuso e humilhações. Uma cena que irá, com certeza, traumatizar todos por muito tempo. O interessante é que os bandidos estavam fortemente armados. O chefe da família não. É proibido...

 

QUESTÃO POLÊMICA

Esta questão, do desarmamento da população, levanta polêmicas por toda parte. Um ouvinte de rádio, que acompanhou recente entrevista do deputado Marcos Montes, argumentou com a coluna que, caso todos se armem, as querelas de trânsito poderiam, em breve, assumir um tom bem mais dramático. Aquele gesto cabeludo do dedo médio em riste saindo pela janela do carro poderia provocar consequências bem mais funestas... Principalmente se lembrarmos que os cidadãos já andam bastante estressados com a crise e falta de expectativas em nosso país.

 

POR OUTRO LADO...

Quando chegam as notícias da violência e das barbaridades que bandidos cometem com proprietários rurais ou, como recentemente, com humildes chacareiros, a coisa muda de figura... Quase todos defendem que a família tenha direito a se defender. Chumbo contra chumbo... Tudo isso nos remete (não há como!) ao mais gritante problema de nossos dias: o país está sem rumo... E como sempre, quem paga o pato é o povo!

 

FALTA LÍDER

A degeneração da política atingiu tal estágio que, atualmente, no Brasil, ninguém mais fica indignado por ver o Senado sendo dirigido por um Renan Calheiros; ver o presidente da nossa Câmara Federal ser taxado de pusilânime por autoridades suíças; nem por ver a nossa principal empresa e maior motivo de orgulho nacional, a Petrobras, ser esboroada por um tropel de corruptos. Chegamos a tal ponto que um modesto juiz federal do Paraná, cumpridor de seus deveres, é guindado à postura de herói nacional...

 

ATÉ TU, VALE?

Na semana que se finda, mais um mito do orgulho brasileiro está indo por água abaixo. Aliás, melhor dizendo, por lama abaixo. A tão importante e tão poderosa Vale vê sua imagem ruir pelo triste episódio do rompimento da barragem em Mariana, provocando um acidente ecológico cujas consequências sequer ainda imaginamos. Realmente, se Deus era brasileiro, decidiu imitar o que já fazem muitos jogadores de futebol de nossa terra: trocou de nacionalidade!

 

CATÁSTROFE EM PARIS

O presidente francês François Hollande afirmou, na manhã de ontem, que o Estado Islâmico é o culpado pelo "ato de guerra" que matou 128 pessoas e feriu mais de 180 em Paris na noite de sexta-feira. "É um ato de guerra que foi cometido por um exército terrorista, um exército jihadista, o Daesh, contra a França", disse Hollande, usando a sigla em árabe para o Estado Islâmico. "É um ato de guerra que foi preparado, organizado e planejado no exterior, com cumplicidade de dentro da França", acrescentou. Hollande prometeu uma resposta "implacável" aos atos de terror e decretou três dias de luto nacional.