Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 22/11/2015
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Fabiano Fideles

TALIBÃS DE UBERABA

Enganam-se todos aqueles que pensarem que Uberaba não tem “talibãs”. Mixurucas, pobres, a maioria desempregada, que utilizam as redes sociais para fazer fofocas e denegrir imagens de pessoas sérias, como aconteceu, ontem, com uma pessoa ilibada da cidade. Lamenta-se que esse tipo de gente, que deveria ocupar seu tempo na construção de algo importante, tem suas péssimas condutas desviadas para o mal. A coluna foi informada de que há, na Polícia Federal, uma relação desses indivíduos. Quem viver verá!

 

AINDA NOS EIXOS

Apesar de todos os prognósticos de catástrofe ambiental que rolam por aí, o velho planeta Terra segue mantendo nos eixos o seu circuito climático. Verão com chuva! Para alguns ambientalistas (russos e chineses), a tendência do planeta, ao contrário do que muitos de nós supomos, é resfriar! Durma com um barulho desses!

 

SULFATO DE ALUMÍNIO

Tremenda confusão! Só pode ser definida assim, a situação causada por uma entrevista do presidente do Codau, Luiz Neto, ao alertar para uma possível falta de água, desta vez motivada por queda no estoque de sulfato de alumínio na empresa. Ele falou à TV pela manhã e, à noite, o produto estava chegando. Resultado: pânico inútil na comunidade.

 

MAIS CONFUSÃO

Por falar em confusão, Uberaba vai encerrando o ano com a agenda cheia. Na Câmara Municipal, por falta de melhor discussão do tema, a inclusão da “ideologia de gênero” nas grades curriculares das escolas acabou se tornando uma peleja entre Deus e o diabo... Santa ignorância!

 

DEFINHANDO

Na verdade, o que estamos assistindo nada mais é que o fechamento do círculo vicioso (e vergonhoso) da deficiência do ensino em nosso país. Mal instruídos pelo péssimo ensino brasileiro, os pais da nova geração não sabem dialogar com os filhos sobre temas com abordagem sexual. Daí, a intenção de substituir os pais pelas escolas.... O problema é que as escolas, por seu lado, também não estão lá essas coisas, formando meninos e meninas que serão pais, amanhã, igualmente despreparados! O sistema está definhando!

 

PEGOU MAL

Totalmente infeliz, segundo observadores bem informados, a intromissão do “Grupo dos Nove” no processo de eleições da OAB em Uberaba. O candidato da chapa de oposição, advogado Euseli Santos, criticou a atual diretoria da OAB por manter a entidade no “G9”, após este grupo haver anunciado participação na política eleitoral de 2016. O advogado está certo: a OAB não pode estar presente em grupo que vai disputar eleições... Ao invés da chapa da situação dar suas explicações, quem entrou na briga foi o G9! Pegou mal...

 

MAIS BRIGA

Aliás, mais uma entidade de peso está se preparando para disputar eleições internas, que prometem ser, a exemplo da OAB, igualmente acaloradas. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu terá duas correntes se contrapondo nas suas eleições, previstas para agosto de 2016. A entidade possui associados espalhados por todo o país, num total pouco superior a 20 mil. Em Uberaba, são cerca de 1.800.

 

BONS TEMPOS

A ABCZ simboliza, na história de Uberaba, um dos mais importantes períodos de projeção da cidade no cenário mundial. Através daquela entidade, o Brasil se tornou modelo de aprimoramento genético do gado Zebu. O mundo todo deve (muito), à ABCZ, o fato de a carne bovina, com todo seu valor proteico, ter sido multiplicada nas mesas do planeta. Porém, sem seguir os avanços da modernidade, registrados neste início de século, a entidade precisa repensar seu caminho.

 

PROFECIA

Chega a parecer profecia: esta coluna alertou que a Petrobras jamais retomaria as obras da fábrica de amônia em Uberaba. Massacrada e posta de joelhos pelos crimes de corrupção, a empresa luta para se manter no mercado, enxugando despesas e vendendo ativos. Entre eles, estão as plantas de fertilizantes. Só para as empresas fornecedoras da inconclusa fábrica de Uberaba, a Petrobras deve cerca de R$ 400 milhões. E ninguém sabe quando vai receber...

 

SÓ A SANTA....

Quem passar, hoje, pela rua São Benedito, na esquina onde, antes, estavam os escritórios da poderosa “Toyo Setal”, verá apenas um pedaço de papel, formato A4, onde foi escrito através de impressora que a empresa mudou... Como se sabe, estava a cargo da Toyo Setal, imersa hoje num tsunami de denúncias de corrupção, a responsabilidade por conduzir as obras da planta de amônia em Uberaba. Agora, só se aquela famosa “santa” der um jeito no assunto, para Uberaba voltar a sonhar com o empreendimento. O nome da santa? Iniciativa privada!

 

CUIDADO PREFEITO!

Todos sabem que um dos maiores pilares de sustentação do governo Paulo Piau, em Uberaba, é a aura de comportamento idôneo e de honestidade que sempre cercou a imagem do prefeito. Em tempos de inimagináveis roubalheiras, corrupção e farra com o dinheiro público, o brasileiro, incluindo os uberabenses, prioriza a integridade e a correção como o maior predicado para apoiar um homem público. Por isso, cada vez mais, Paulo Piau precisa prestar muita atenção em sua administração e nos que o cercam. Se este verniz for arranhado... adiós muchacho!

 

TENHA PACIÊNCIA!

O aguerrido e fantástico mega-empresário global, e homem mais rico do Brasil, Jorge Leman está defendendo um “arranjo político” entre Lula e FHC, para que o país saia do cenário infernal de crise econômica, que assolou a pátria. Tenha a santa paciência! Entende-se que o Sr. Leman queira o mercado “arrumadinho” para que seus dólares continuem fluindo... Porém, o país está cansado de pizzas! O brasileiro tem demonstrado que, hoje, mais que nunca, está atualíssima a máxima do “Barão de Itararé”: ou nos moralizemos todos juntos, ou nos locupletemos todos!

 

PODE DAR ZICA...

Muita atenção gestantes de Uberaba: o Zika-Vírus, transmitido pelo mosquito da dengue, está gerando um surto de microcefalia em fetos pelo país. O alerta é do diretor de Vigilância do Ministério da Saúde, Claudio Mayerovitch. A situação é grave e merece todo cuidado das futuras mamães!

 

SÓ EM JANEIRO?

Por falar em Saúde, o diretor de Vigilância em Uberaba, Sr. Ranieri, reuniu-se com mais de cinquenta entidades locais, ouvindo sugestões da comunidade sobre novas ações de combate ao mosquito da dengue em Uberaba. Beleza! Grande iniciativa! O que não dá para entender é que o resultado das sugestões apresentadas (algumas, ótimas!) só será conhecido na próxima reunião, em janeiro de 2016.... Se as chuvas continuarem como estão, em janeiro, poderá ser tarde demais para a aplicação das ideias!

 

MUTIRÃO

Um atento leitor, que participou da reunião de entidades com a Vigilância Sanitária, observa que o velho e eficiente “mutirão da limpeza” deveria ser priorizado em Uberaba. Dividir a cidade em várias regiões e a prefeitura, com o apoio das empresas, PM, TG, etc., pedir para a população colocar nas ruas os “entulhos de quintal”, principais focos do Aedes aegypti. Alguns finais de semana de trabalho intenso, orientações pela imprensa e com caminhões e voluntários daria uma boa limpada nesses focos.

 

O REMÉDIO É GRANA!

Na mesma Secretaria de Saúde de Uberaba, buscando patrulhar melhor os serviços prestados pela empresa terceirizada, Pró-Saúde, a nova decisão foi a de formação de um grupo fiscalizador, que acompanhará de perto se esses serviços estão sendo bem prestados. Cá entre nós, todos sabem qual é o principal problema da Saúde em Uberaba: falta dinheiro para atender à imensa demanda que uma cidade polo apresenta!

 

PIMENTEL

Tem muita gente torcendo para que o Papai Noel nos brinde com a ironia das ironias neste final de ano. O governador Pimentel está sendo esperado na cidade para as comemorações dos 106 anos de existência de nosso Quarto Batalhão da Polícia Militar. Revoltados com a situação da segurança pública em nossa cidade, alguns uberabenses mais criativos estão torcendo para que o governador seja assaltado na cidade... Ou pelo menos que um dos carros oficiais que ocupa seja roubado... Em Uberaba, estima-se que entre 6 e 8 carros são roubados POR DIA ! Uma vergonha!