Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 20/12/2015
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Fabiano Fideles

FOGO DE PALHA

Presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, foi motivo de vários comentários no meio político desta semana, ao confirmar que poderá oferecer seu nome para a disputa à prefeitura em 2016.

 

FOGO DE PALHA II

Parece que ninguém levou muito a sério o anúncio de Guaritá, embora ele vem realizando um trabalho dignificante à frente do Codau. Afinal, o cargo de “cobrador de contas” nunca ajudou ninguém na política. Que o digam ex-presidentes da nossa companhia de águas. Ainda mais com o recente aumento na tarifa...

 

ELEGANTE

Prefeito Paulo Piau reagiu com elegância ao anúncio de Luiz Neto. Segundo o prefeito, que é candidato natural à reeleição, “é muito normal que as forças políticas locais se articulem diante a chegada de um ano eleitoral.” Mas, provavelmente, também não levou muito a sério.

 

HISTORINHA

Embora a memória do povo seja curta, nunca é demais lembrar que por ocasião da construção do Posto Graal, um elemento designado pelo grupo para dirigir a construção, tornou-se figurinha fácil em Uberaba, chegando ao absurdo de anunciar sua candidatura à prefeito da cidade. Ao tomar conhecimento da pretensão descabida do jovem, o grupo Graal imediatamente o transferiu de Uberaba.

 

PARTIDO

Outro enrosco que Guaritá, que está filiado ao DEM, teria pela frente, caso sua anunciada candidatura encorpasse, seria por qual agremiação ser candidato. O atual presidente do partido em Uberaba,  Antônio  Marques Oliveira, foi rápido na resposta: “pelo DEM, não!”...

 

TRABALHO

Falando no prefeito, Paulo Piau está preparando uma prestação de contas das realizações de seu mandato no ano que se finda. Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento são os pontos fortes do mandato. Saúde, o mais frágil.

 

CURVA DE RIO

Comentário de um grupo de empresários: “Uberaba mais parece com uma curva de rio onde se juntam todo tipo de garrancho. Tudo haver com pessoas estranhas que aparecem de repente, pensam que a cidade é uma currutela que aceita tudo e começam a se achar. Da mesma forma de surgem, desaparecem.” É isso aí!

 

PESQUISA

Todos os institutos de pesquisa que jogam suas equipes nas ruas de Uberaba mostram a mesmíssima coisa. Uberaba chega ao final de 2015 sem nenhuma novidade na esfera política. A população gostaria de algo mais aguerrido que Paulo Piau, considerado “muito bonzinho”. Mas a maioria rejeita Anderson, considerado “ficha suja”. Vai daí....

 

SONHO DE ALICE

Candidatar-se à prefeito de Uberaba é o sonho de muita gente, porém, para a maioria dos sonhadores não passa de ilusão. Pior é que a maioria não possui nenhum ingrediente necessário para postular essa posição. Algumas candidaturas novas não passam de balão de ensaio, embora com dois turnos nas eleições, ser candidato em Uberaba pode vir a ser um bom negócio... Que o digam Samir Cecílio, Lerin e Wagner Júnior!

 

SONHO DE ALICE II

O presidente do DEM, Antônio Oliveira, também já demonstrou intenção de disputar o pleito. E há ainda a candidatura do PV, que deverá ser do advogado Públio Rocha. Outro nome bastante cotado é do atual vice prefeito, Almir Silva, do PR.

 

BRIGA

Segundo consta, uma discussão acalorada envolvendo o prefeito, o reitor Marcelo Palmério e seu escudeiro Ricardo Saud poderá vir a ter desdobramentos inesperados. O fato, conforme um olheiro da coluna, teria acontecido durante a semana.

 

LUMPENS

A campanha eleitoral de 2016 em Uberaba será, seguramente, uma das mais interessantes de nossa história. A começar pela questão do financiamento, que está sendo observado com lupa pelo Ministério Público. E pelo número inusitado de “lúmpens” que orbitam os candidatos mais fortes. É muita gente sonhando com um amanhã melhor....

 

OS RUSSOS

Tudo indica que o PT de Uberaba, após um bom período de hibernação, desta vez terá candidatura própria. Sofrendo intensas batalhas internas, com companheiros tentando boicotar sua disposição de se candidatar, o bravo Josimar persiste. Tem repetido a amigos que sua candidatura, se viabilizada, tem tudo para ir para o segundo turno. Falta apenas combinar com os russos...

 

FÁBRICA 

E a Companhia Habitacional local, COHAGRA, mais uma vez deverá demonstrar que é uma forte fabricante de vereadores. A candidatura de seu atual presidente, Marcos Jammal, já é apontada como uma das mais fortes da terrinha.

 

EQUIVOCADOS

Estão equivocados os críticos da manifestação pró-Dilma, ocorrida em plena tarde da quarta feira passada. Dizem que o pessoal não trabalha.... Porém, passados apenas dois dias das manifestações, as redes sociais estão inundadas de denúncias de manifestantes que receberam 30 reais da CUT para participar do ato. Pensando bem.... trabalham sim!

 

FRACASSO

Vereador Cleber Cabeludo está bicudo com o prefeito de Uberaba. Contou no plenário da Câmara que, após um chá de cadeira de duas horas, foi comunicado que o prefeito não poderia atende-lo. O que Cleber não contou é que estava acompanhado de repórter e cinegrafista da TV Câmara, cuja tarefa seria registrar um muito provável show que o edil, de oposição, gostaria de dar no gabinete. Piau não mordeu a isca....

 

TERCEIRIZAÇÃO

Todos sabem que a polêmica terceirização de alguns serviços da saúde não é um privilégio uberabense. Vários municípios brasileiros adotam a mesma prática. O que ninguém entende é por que Uberaba, possuindo empresas tão ou mais qualificadas que a OS, precisou buscar fora essa solução.

 

COMPETÊNCIA

Falando em saúde, é preciso reconhecer as muitas e constantes melhorias que aquela Secretaria vem conquistando após o comando ter sido trocado. Marco Túlio Cury tem se mostrado um gestor de valor, sendo reconhecido pela quase unanimidade dos servidores da área. Pena que pegou um abacaxi imenso .... e de casca grossa!

 

COMUNISTA??? 

E não é que ela deu conta? Sumayra Oliveira, Presidente da Fundação Cultural, foi juntando um pouquinho de cá, outro de lá e conseguiu o suficiente para realizar uma queima de fogos na virada do ano. Muito bom para espantar a sinistrose desse 2015 tão mal-assombrado! Uberaba agradece!  A moça é presidente do Partido Comunista, mas sabe ser capitalista quando precisa!

 

A CONFERIR

Final de semana que antecede as festas natalinas foi repleto de comentários em torno do cenário político uberabense. Na tarde de ontem, sábado, uma fonte da coluna dava como certa a dobradinha Lerin/Samir Cecílio para 2016. Segundo nosso informante, Anderson Adauto, ao contrário do que disse, não suportou a nova derrota judicial e teria jogado a toalha