Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 03/04/2016
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Fabiano Fidelis

FESTA NA ROÇA

Fechamento da janela de “infidelidade partidária” gerando o maior bafafá no arraial uberabense. O grupo chamado de oposição anunciou que conseguiu montar chapa completa, com o chefe do grupo, Anderson Adauto, adiantando haver “muita gente nova”.

 

DESCONHECIDOS

Para os especialistas em campanha eleitoral, muito embora o clima reinante no país devesse contemplar realmente candidatos nunca experimentados, o exíguo período da disputa (45 dias) jogará as tentativas por terra. O grande inimigo de candidaturas novas é o desconhecimento.

 

JEITINHO

Os mesmos especialistas ouvidos pela coluna garantem que essa história de ter sido o 2 de abril o “prazo máximo para trocar de partido” é pura balela. No país dos “jeitinhos”, existe um prazo mais dilatado para se registrar as “atas partidárias” junto ao TSE. E esse prazo é 13 de abril. Portanto, basta elaborar a ata com data retroativa...

 

VERGONHA

Aliás, neste território imundo chamado “política”, o que não falta são jeitinhos... O falido sistema partidário nacional transformou os partidos em mercadoria de alto valor. Existem até tabelas de preços!

 

ROMPEU?

A semana termina sem ninguém explicar o imbróglio que ocorreu com os ajeitamentos partidários em Uberaba. Especula-se um rompimento entre o deputado federal Aelton de Freitas (PR/MG) e o prefeito Paulo Piau (PMDB/MG). É uma duplinha que foi formada nas últimas eleições e vinha trabalhando em conjunto. Entrou areia?

 

CAPANGA

Ainda no terreno das especulações, chega a informação de que o empresário Ricardo Saud, hoje no ramo frigorífico em São Paulo, teria vindo a Uberaba especialmente para coletar o máximo possível de partidos políticos. E estaria com a capanga já bem fornida de nanicos...

 

GRANA PRETA

É vergonhoso o que vemos ocorrer em todas as cidades do Brasil. A prostituição partidária chegou a um estágio tão devastador que jogou por terra o conceito que tínhamos de democracia. Política, hoje, se resume a dinheiro. Pobre país...

 

ISSO PODE ARNALDO?

A comissão parlamentar que está decidindo os destinos de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados é composta por 65 membros. Destes, 37 estão sendo processados pelos mais diversos motivos. Tem gente para todos os gostos, a começar pelo deputado Jovair Arantes (relator da Comissão!) passando por Paulo Maluf e muitos mais. E Michel Temer jura que, caso seja presidente, não haverá operação “abafa” na Lava-Jato...

 

PT PRESENTE!

Embora tenha sofrido um forte embate interno, devido a outro pretendente, o presidente do PT de Uberaba, Josimar, garantiu à coluna que é candidatíssimo a prefeito nessas eleições.

 

FIGURAS

Em tempo de troca de penas (a “muda”), passarinho não canta. Alguns condestáveis do PSDB, de vistosa plumagem, como José Serra e Aécio Neves, deram “tchau” pro conturbado cenário político brasileiro e correram acantonar-se em terras portuguesas. Participam de um “simpósio de trelêlê” que ninguém sabe o que é, na velha Lisboa.

 

ALERTA VERMELHO

Está confirmado: foi registrada a terceira morte por gripe H1N1 na cidade de Frutal. Toda a região de Uberaba está em alerta e, por enquanto, o que as autoridades sanitárias conseguem fazer é pedir à população para evitar contatos físicos e trazer as mãos sempre bem lavadas.

 

PEGOU PESADO

Indultado e sem mais nenhuma pena a cumprir, o ex-deputado Roberto Jefferson voltou à cena política brasileira. E voltou mantendo seu estilo, batendo sempre na altura da medalhinha. Perguntado sobre Eduardo Cunha, ele fulminou: “é o adversário mais à altura de Lula, que nunca esperou encontrar um bandido da mesma qualidade moral, intelectual que ele. O bandido de quem eu mais gosto, pelo qual eu mais torço, é o Eduardo Cunha.”

 

QUANTO DESPERDÍCIO!

Quem ouve (ou lê) os resmungos e reclamações diariamente emitidos em Uberaba a respeito da indústria de fertilizantes, a “planta de amônia”, iniciativa natimorta do governo federal, deve, naturalmente, acreditar que estamos sendo ouvidos. Ledo engano! Desperdício de energia. Enquanto a semifalida Petrobras não privatizar seus setores extra-óleo, nada feito. Puro bate-boca improdutivo. É fácil comprovar.  Basta conversar, in off, com qualquer diretor daquela empresa.

 

WELCOME BWANA!

Vereador Borjão reclama de excesso de mão de obra contratada fora de Uberaba, por algumas empresas que povoam os distritos industriais. Segundo o vereador, principalmente as terceirizadas das indústrias são as que mais “importam” gente. Só faltava isso. Além de não reaplicarem o que lucram aqui na terrinha, agora, nem os empregos...

 

GERAÇÃO PRÓPRIA!

É hora de enviar os parabéns ao pessoal da TV Integração (Uberlândia), que inaugurou o sistema de geração própria aqui em Uberaba. Deixamos de ser repetidores de Ituiutaba! O primeiro investimento da emissora aqui na cidade foi no início dos anos 80, quando montou um escritório/sucursal no edifício Geraldino R. da Cunha, então comandado pelo jornalista Tharsis Bastos.

 

BATE-BOCA

O pronunciamento do juiz e a réplica do comandante da PM ocorridos em Araxá, tendo a segurança como pano de fundo, mostra bem a indigência que o setor enfrenta, devido ao descaso do Governo de Minas com o Triângulo. O juiz reclamou que não temos segurança “em nosso próprio quintal”, gerando revolta no tenente-coronel da PM. Segundo a réplica, “é preciso lembrar que a PM faz sua parte e precisa ser reconhecida.”

 

GENTE BOA

Responsável pela Polícia Civil na região, o delegado Heli Andrade (Grilo) disse que deve ter ocorrido algo de muito grave para que o juiz araxaense se manifestasse com o vigor demonstrado. “Já estive várias vezes com ele. É uma ótima pessoa e bastante cordato”, disse Heli.

 

O TROCO

Qualquer brasileiro medianamente informado sabe que um tal Ronan Maria Pinto teria levado uma bolada de R$ 6 milhões para silenciar o que sabia sobre a morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. Neste final de semana, Ronan teve sua prisão preventiva decretada. Como, em tese, já recebeu a bolada... talvez venha aí o troco!

 

COISA FEIA

Leitor que passava de carro, na sexta-feira, ao lado do Mercado Municipal, flagrou uma pessoa (não se sabe se lojista ou funcionário público) varrendo o lixo do interior para a rua... Que coisa feia!

 

EMBOLANDO

O pedido de impeachment para Michel Temer, protocolado sexta-feira por Cid Gomes na Câmara Federal, vem tornar ainda mais embolado o jogo atualmente em andamento em Brasília. No Partido dos Trabalhadores o que se ouve constantemente é que a queda de Dilma não é considerada ainda. Mas, caso ocorra, levará muita gente junto.

 

PREVISÃO DO TEMPO

Grupo político que cerca o prefeito Paulo Piau está em estado de alerta. As adesões partidárias que antes se julgavam “garantidas” parecem escorrer por entre os dedos. É sempre bom lembrar que, em 2015, o grupo retinha 98% dos apoios partidários. Mas, as eleições são em 2016... Por isso, para a semana que se inicia, a previsão do tempo para os lados do gabinete municipal é de raios e trovoadas.