Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 01/05/2016
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Fabiano Fidelis

CHAPA AQUECENDO

E vai esquentando a chapa pelos lados da ABCZ. Arnaldo de um lado e Fred de outro! As mangas começam a ser arregaçadas. Gente de oposição reclamando de prestação de contas e diretoria se dizendo agredida por questões eleitoreiras... E as eleições serão ainda em agosto. Vai dar pano pra manga!

VINGANÇA?

Pelo volume de buracos nas rodovias federais brasileiras, dá pra pensar que o governo Dilma está se vingando do tratamento “golpista”.... E vai deixar uma herança macabra para seu sucessor.

LOUCURA

Aliás, quem convive com os bastidores de Brasília informa que estão sendo preparadas dezenas de maldades para a recepção a Temer. Falou-se até em majoração na alíquota do Imposto de Renda, mas a Receita Federal provou ser impossível na atualidade. Já o reajuste, bastante generoso, no “bolsa família”, realmente sairá em breve. Por decreto...

CABO A RABO

Edição do Porta Voz de ontem trouxe o número dos cortes de despesas promovidos pelo governo Paulo Piau. Fala-se em economia de R$ 35 milhões. Cerca de 400 demissões. Medida dura num momento de desemprego em todo o país... Além disso, dezenas de outras medidas como corte de telefones, carros, etc. A ordem é enxugar.

RACIOCÍNIO

Paulo Piau trabalha com a lógica de que é preferível se arriscar com um ato duro destes, a tentar “jogar para a plateia” e inviabilizar o governo. Até porque o futuro governante poderá ser ele mesmo!

DEU AZAR

Tem uns dias que é melhor nem sair de casa. O vereador Samuel Pereira (PR) acabava de fazer um vigoroso pronunciamento, criticando a paralisação das obras no viaduto da avenida Claricinda, quando , ao mesmo tempo, chegava àquele local a primeira superestrutura daquela obra. Uma imensa carreta trouxe a primeira parte do viaduto, o “tabuleiro”.  Deu azar...

VIZINHOS

Os moradores da vizinha Araxá estão em polvorosa. Não bastasse o clima de desgoverno no Brasil, a cidade convive, já há algum tempo, com sustos no terreno da política. Prefeito cassado, maioria dos vereadores presos... Agora o prefeito substituto Aracely de Paula é denunciado por corrupção! Haja coração!

AJUDA

Só para lembrar: nesses dias que a temperatura tende a cair um pouco, você pode dar uma boa vasculhada no seu guarda-roupa,  e certamente irá encontrar agasalhos que não usa mais. E tem muita gente precisando, tá?

IRPF

Final de semana foi agitado com encerramento de vários prazos. Entre esses, o da Declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas. Outra atividade a ser interrompida será o recadastramento eleitoral, com biometria.  Encerra dia 4 de maio.

PALMAS A ELES

Adeir Pantaleão, coronel Eliel Alves Jr, Gilberto Borges, Hermany Jr, João D’Amico, Marcos Jamal, Paulo Sergio Costa, Ricardo Sofiatti, Vicente Machado e Wolmer Januário. Estes foram os contemplados com a Medalha Major Eustáquio, entregue pela CMU em mais uma comemoração pelo aniversário da cidade.

GREVE

Não bastasse a bandalheira instalada na diretoria da empresa, não bastasse o nível de confiança dos brasileiros (antes nas alturas) haver simplesmente despencado; não bastasse o serviço de entrega de correspondências no país ter virado farelo.... Agora os Correios enfrentam mais uma agrura: greve geral de seus funcionários que reivindicam reposições salariais. A categoria ainda luta pela contratação de novos profissionais para suprir as necessidades do serviço.

MAS COMO???

Os tempos estão mudando mesmo! Até na tradicional, bairrista e religiosa Uberaba já podemos cruzar, nas ruas, com propaganda em outdoors de “empresa” oferecendo  “modelos e música ao vivo”. Na foto, imensa, de 9X4 m, várias modelos clicadas de costas, seminuas. Tem gente chiando junto às autoridades locais.

A HORA DELE

Demorou mas chegou! Ao que tudo indica, notando que o parlamentar se tornará em breve o segundo na linha de sucessão, o STF parece que finalmente irá analisar o processo contra Eduardo Cunha.  Há poucas esperanças de sobrevivência para o algoz de Dilma Rouseff, como indicavam já todos os prognósticos.

HEIN?

Difícil entender: o país com 10 milhões de desempregados; a maioria dos governos estaduais e municipais praticando o congelamento de salário dos servidores, e surge o STF, logo o STF, fechando acordo com o plenário da Câmara Federal, possibilitando tramitar em regime de urgência o projeto que concede reajuste aos senhores ministros e servidores daquele Poder. “Só” 41% de reajuste...

ANOTE O NÚMERO

Só para aqueles que insistem em tapar o sol com a peneira: o Tesouro Nacional finalmente anunciou as contas totais do Governo Federal, até 31 de março passado.  O Brasil tem um déficit que está em R$ 8 bilhões. É o maior desde que este sistema foi adotado, em 1997.

MARÉ

Em praticamente todas as cidades de nossa região está sendo observado o fechamento das portas de diferentes revendas automotivas. Um amargo efeito da avassaladora crise econômica. Também algumas montadoras estudam o fim das atividades no país. Uma que já confirmou sua retirada de nosso mercado foi a chinesa Geely.

13 DE MAIO

Com a proximidade das comemorações do 13 de maio, nota-se que o nível de conscientização das comunidades afrodescendentes  vem aumentando a cada ano. Na verdade, o que aconteceu no Brasil não foi propriamente uma “libertação” dos escravos. Dependentes de seus senhores, mesmo após libertos, a maioria deles não tinha para onde ir, levar mulher e filhos.

SEM DESTINO

Os poucos (raríssimos) escravos que decidiram abandonar a “casa grande”, ficaram a vagar a esmo, em busca de algum quilombo que os abrigasse.

FESTA?

Lideranças negras de Uberaba lembram que ao ser, na verdade, penalizado com uma libertação sem planejamento, sem aviso prévio e sem reembolso por trabalhos forçados, os negros na verdade foram condenados a uma duríssima competição social, na luta por algum reconhecimento e dignidade. Não há motivo para festas, garantem.

COTAS

Por isso mesmo, os que se precipitam a criticar as cotas raciais estabelecidas em algumas universidades e outros órgãos, devem repensar sua postura. Trata-se de uma forma, aliás muito tímida e lenta,  de buscar devolver aos afrodescendentes pelo menos parte da justiça que o país ficou devendo a seus antepassados.

FECHANDO

Lendo em jornais e assistindo na TV o sem-número de compromissos que o vice presidente do Brasil vem fazendo, em relação a seu novo governo, é de se perguntar: ele estaria jogando para a plateia? . Não se sabe. Porém, o que todos sabem, é que não é possível agradar a todos os segmentos do país simultaneamente. Porque existem os interesses individuais e uma diversidade imensa de demandas. É aguardar para ver!

Bom domingo.