Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 22/05/2016
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Fabiano Fidelis

HAJA PACIÊNCIA!

Certas coisas que ocorrem nos nossos tribunais exigem paciência sem limites. Advogado quer redução da pena de assaltante “por estar portando réplica de arma” durante o crime. O argumento é que não haveria intenção de ferir...  Pode?

ARROCHO

Cinemas de Uberaba pensam em enxugar mais os horários de abertura de suas salas.  Despesas altas (ar condicionado, mão de obra) e baixa frequência provocam estudos.

ALÔ PIMENTEL!

Governador de Minas precisa atender Uberaba nesta onda de violência que já perdura há alguns meses. Faltam homens na PM e PC, faltam viaturas, faltam câmeras de segurança.... Ao que tudo indica, os problemas que o governador enfrenta com denúncias da “Operação Acrônimo” da PF, o deixaram meio atordoado. Mais perdido que surdo em bingo!

AÇÃO E REAÇÃO

Está ocorrendo em escalada geométrica a reação popular, sentida nas redes sociais, em resposta ao protesto da “classe artística” pela anexação do MinC ao Ministério da Educação. A suspeita, pra lá de sólida, é de que tais protestos visam mesmo é à preservação da farra que a categoria fez, por 13 anos, com a chamada Lei Rouanet.

SEM NEXO

Esta reação popular dos senhores artistas vai contra a vontade comum. Afinal, quando a maioria da população brasileira adotou o “Fora Dilma”, a pedida era impeachment e, entre outras medidas, redução dos ministérios. Os artistas estão remando contra a correnteza.

NADA DE NOVO

Não há nada de novo nos protestos dos artistas. Eles já eram contra o impeachment!  Ídolos como Chico Buarque e Wagner Moura tiveram suas imagens bastante arranhadas.  É o preço que se paga ao embarcar em certas canoas...

PERPÉTUA

Se não houvesse paliativos, como progressão de pena, contagem concomitante e outros, o histórico José Dirceu deixaria as grades com 102 anos e 60 dias. Ele foi recolhido, de novo, por sentença judicial. Desta vez foi o Petrolão...

 

CADÊ?

Todas as vezes que os brasileiros ouvem falar em Zé Dirceu na cadeia, é inevitável surgir a pergunta que não quer calar: e o chefão?

FICHINHA

Aliás, se 10% do que se especula sobre os crimes de Lula & Família forem consistentes, o apenamento de José Dirceu será considerado fichinha. É o que se comenta nos meios jurídicos brasileiros.

NÃO É?

Outra pergunta que não quer calar: se a pessoa física, o político, flagrado em corrupção, perde o direito de atuar, por que o mesmo não se aplica às pessoas jurídicas, no caso os partidos??? 

LÍDER

Só aquela velhinha, de Taubaté, criada por Luiz Fernando Veríssimo, é quem acredita que a escolha do novo líder do governo na Câmara dos Deputados partiu de uma iniciativa de Temer.  Os tentáculos de Cunha ainda estão muito ativos!

POR TODOS OS LADOS

Pra onde se olha no Planalto só se vê Eduardo Cunha. Além da liderança do governo na Câmara, ele está presente no novo secretário de Cultura, Marcelo Calero (RJ); na Comissão de Orçamento (deputado Arthur Lira – PP/AL); na poderosa Comissão de Constituição e Justiça (Osmar Serraglio - PMDB-PR).  E por aí vai!

ELISABETH II

De Brasília, amigos nos revelam que foi através de um recado de Cunha que as coisas se ajeitaram em torno do já folclórico Waldyr Maranhão. Ele fica de “rainha da Inglaterra” na Presidência da Câmara, e quem comanda, de fato, é o segundo-vice, Fernando Giacobo (PR-PR). Ambos também dançam pela música do onipresente Eduardo Cunha!

BRINCADEIRA

Situações como essas, como a imposição do líder de governo, a manutenção de Waldir Maranhão na Presidência, é que fazem do Poder Legislativo o mais torpedeado pela opinião pública. Enquanto o País amarga 11 milhões de desempregados, suas excelências zombam com a cara do povo.

 

TIGRE

Como diz um experimentado cronista de Brasília: estão esfregando bife na cara do tigre...

O SUS

Vários estudantes de Medicina, já em estágio de “internato”, consultados pela coluna, disseram que as instalações do SUS na maioria dos hospitais uberabenses oferecem excelentes condições de atendimento. Isso, em termos de prédios e equipamentos. O que prejudica o sistema é a ausência de recursos (financeiros e humanos) para suportar a demanda.

DIMINUIR?

Sua excelência Ricardo Barros, novo ministro da Saúde do governo Temer, provou não estar muito bem informado, portanto, quando pregou abertamente a redução do sistema, “para adequá-lo às despesas”. Pegou mal, principalmente porque o novo ministro é executivo egresso do mercado de planos privados de saúde.

MANTENDO O DITO

Como dito na coluna passada, o circo delirante dos partidos políticos continua produzindo espetáculos deprimentes. O PMB de Uberaba está entre os nanicos que tiveram sua comissão executiva municipal simplesmente defenestrada, após a executiva estadual receber uma robusta proposta financeira! É ou não é coisa de prostíbulo?

INCRÍVEL

Aliás, o PMB (Partido da Mulher Brasileira) tornou-se conhecido em escala internacional! Jornais dos EUA e de Londres ironizam o fato de a bancada do partido só ter homens... A agremiação vem sendo muito procurada por suas excelências, senhores deputados, desde que anunciou que irá ratear igualitariamente, entre membros da bancada, os recursos do Fundo Partidário. Que, como todos sabem, quem banca não é o Papa Francisco!

SIMPLESMENTE NÃO

Por falar em mulheres, Bruna Lombardi, Marília Pera e Daniela Mercury, cada uma a seu tempo e em seu lugar, disseram um redondo não ao presidente interino Michel Temer, em resposta ao convite para comandar a nova Secretaria da Cultura.

 

 

BOMBANDO

Ainda sobre a cultura, “bombando” nas redes sociais a lista dos países que lideram o número de prêmios “Gramy Musical”, o Oscar do cinema e estrelas indicativas de peças teatrais. Todos com uma coisa em comum: nenhum possui Ministério da Cultura.

BOLÃO

Amanhã, segunda-feira, o país irá conhecer o tamanho do rombo que nos foi legado pelo glorioso governo de Dilma Rousseff.  Pessoal da área econômica levará ao Congresso o tão esperado plano de metas. Em Brasília está rolando até bolão entre amigos. Ganha quem chegar mais perto do astronômico número de nosso déficit público, que irá ficar entre 140 e 170 bilhões de reais!  

CEMIG

A notícia é muito engraçada, mas, nós estamos aqui para informar. A Cemig diz que a conta de luz aumenta em junho devido ao acúmulo inflacionário, mas torna a baixar em julho, porque choveu e as térmicas serão desligadas em sua maioria...  O povo já está tão estrangulado! Não dava pra deixar quieto?

POBRES DIABOS

Indústria cervejeira no Brasil possui números que mais parecem ser de outro país. Embora quase ninguém acredite, o Ministério da Agricultura possui 5.224 rótulos de cervejas registrados, divididas entre 80 tipos de “blend” (mistura).  A maioria dos rótulos é das caras cervejas artesanais, onde entram a cevada e o lúpulo na fabricação. A maioria dos brasileiros, formada por pobres diabos, continua bebendo fermentados de arroz e milho.

É PRA CORAR

Que vergonha! Semana termina com o anúncio da suspensão, pela Bolsa de Valores de Nova York, das negociações naquela instituição com os papéis da nossa Eletrobrás. Mais essa, na conta do PT!

ÀS MOSCAS

Clima angustiante de expectativa para com as novas, necessárias e urgentes medidas econômicas a serem reveladas na semana que se inicia. Em Uberaba, embora informalmente, comerciantes estimam que as compras em geral já apresentam declínio acima de 40%. É hora de reagir!

 

 

NOTÍCIA BOA

Finalmente Uberaba teve liberados os recursos (R$ 4,8 milhões) para o início imediato das obras da avenida Interbairros. A contrapartida, já paga pela PMU desde o ano passado, e a decisão sobre a licitação das empresas proponentes, garantem que o novo e ousado projeto estará concluído no próximo mês de outubro.  Um belo gol do município! Prefeito Piau merece nossos aplausos.

BICHO PEGANDO

Por falar no prefeito, nos últimos dias aquele traço de homem cordial e pacífico foi abandonado por Paulo Piau. Por mais de uma vez. O prefeito “soltou os cachorros”, com direito a berros e broncas, sobre empreiteiros de uma obra do BRT que simplesmente não avança na avenida Bandeirantes. Chegando de supetão ao local, ele notou que não havia ninguém trabalhando. Em plena quinta-feira, 15h. 

BICHO PEGANDO II

Depois foi o episódio com obstáculos impedindo o trânsito (sem ninguém trabalhando por perto) no bairro Abadia. Piau desceu do carro e jogou, com raiva, os três cavaletes no porta-malas do carro e foi-se embora!

GOL DO TONY

Deputado Tony Carlos, que por vezes tem suas orelhas aqui puxadas, desta vez marcou um belo gol. A implantação da Sede Regional do Samu, às margens da BR 050, em Uberaba, reforça nossa posição de cidade-polo, além de beneficiar 27 outros municípios da região.

XI ...

Maurício Quintela, deputado novinho do PR de Alagoas, tornou-se ministro dos Transportes. Anunciou o fim do PAC e agora fala em PPP... Uberaba já assistiu esse filme! Não vai dar em nada.

BOA PROSA

Eufórico! É a resposta de Marcos Montes sobre como se sentia após reunião de sua Frente Parlamentar da Agropecuária com o novo ministro da Agricultura, Blairo Magi (PP-MT). O homem é do ramo!

ABNEGADOS

Luiz Henrique Borges, da Certrim, com seu Encontro e Feira de Bons Negócios, e Nagib Facury, da Fiemg Regional, com o Seminário de Crédito, deram uma arejada no pesado e pessimista ambiente do mercado econômico de Uberaba na semana que passou. Podem aplaudir. Eles merecem!

BOLA FORA

Quem chutou uma bola fora dessa vez foi o bom-caráter vereador Elmar Goulart. Seu projeto de não permitir abertura de farmácias a menos de 800 metros de outra concorrente, além de inconstitucional, criaria uma aberração mercadológica. Já pensou se o mesmo fosse feito com as lojas de roupas, com os bares, etc? Assim, como a da Gravidade, não dá pra revogar a Lei do Mercado!

Bom domingo a todos!