Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 05/06/2016
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Fabiano Fidelis

PREVENTIVA

Prisão temporária de Narcio Rodrigues, que se estenderá pelo menos até a quarta-feira próxima, corre o risco de ser transformada em preventiva e, neste caso, sem data fixa para soltura.

EXTERIOR

Fontes ligadas à coluna informam que a recente viagem do ex-deputado ao exterior (França) seria uma das alegações do Ministério Público para manter Narcio trancafiado,  a exemplo do que faz a Justiça Federal com o empreiteiro Marcelo Odebrecht.

AEQUALIS

Além dessas alegações, o Ministério Público leva em consideração que existem ainda envolvidos na “Operação Aequalis” que se encontram foragidos. O presidente do grupo Yser, de Portugal, Bernardo Maia é um exemplo. O lobista uberabense, Odo Filho, que era tido também como foragido, foi preso em BH no final da sexta-feira.  O entendimento é de que a liberação de qualquer dos aprisionados somente poderia se dar após a detenção de todos os envolvidos.

COMPANHIAS

Imprensa belorizontina tem dedicado imensos espaços à prisão do ex-deputado federal Narcio Rodrigues. Nomes de uberabenses e triângulinos, até agora desconhecidos dos mineiros da capital, são citados em abundância: Gilberto Caixeta, Adélio Leocádio, Odo Filho, Eduardo Nogueira...

BAGRINHO I

Preso no mesmo dia que Narcio Rodrigues, o ituramense, descendente de libaneses, Neif Chala, é considerado um “bagrinho” neste episódio. Neif acompanha Narcio há anos, tendo inclusive sido lotado na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Amigos próximos a Narcio asseguram que estão exatamente com o “bagrinho” as informações mais explosivas do assunto “Hidroex”.

BAGRINHO II

Aliás, neste vendaval que se abateu sobre o político Narcio Rodrigues, levando de roldão seus amigos e atingindo até seu filho, parlamentar federal, a impressão que se tem é que ele mesmo, Narcio, seria também um bagrinho, usado como isca para a pesca de peixes maiores. O tempo dirá...

 

 

PEGOU MAL

Nos momentos mais difíceis é que se identificam os companheiros que se pode contar. Pegou muito mal nas rodas de amigos de Narcio Rodrigues a declaração divulgada na quinta-feira passada, dada pelo presidente local do PSDB. Karin Mauad custou a Narcio um desgaste enorme para ser presidente do partido. Houve até um movimento em massa de desfiliação de dezenas de tucanos.  E Karin, agora, em sua fala, disse que espera “punição rigorosa” em caso de comprovação de culpa...

INDIGNADOS

Embora ele tenha alegado que “segue a linha orientada pelo PSDB de Minas”, o posicionamento de Karin Mauad provocou protestos e indignação nos círculos de amigos do ex-deputado federal. O professor José Maria Madureira dedicou poema a Narcio na rede social, e outros amigos preferiram silenciar e aguardar o pronunciamento da justiça.

REFLEXOS

Existem dezenas de implicações rolando no entorno da prisão de Narcio Rodrigues. Tanto em níveis superiores, onde estão Aécio e Anastasia, como em níveis “inferiores”, aqui na região. Em Frutal, o atual prefeito, Mauri José (PSDB), declarou que não é candidato.  Ele havia tido sua reeleição lançada por Narcio Rodrigues e Caio Narcio.

EM UBERABA

Aqui, na terrinha, é aguardado para breve o anúncio da também retirada de candidatura do vereador Samir Cecílio Filho. Ele foi lançado por Narcio e Caio, e se encontra na mesma constrangedora situação do atual prefeito frutalense.

OS PATOS

Aos poucos o brasileiro vai se apercebendo que essa troca de Dilma por Temer foi o mesmo que trocar seis por meia dúzia! O novo mandatário pegou um rombo de 125 bilhões e inflou para 170. Agora anuncia uma despesa de 45 bi para prestigiar os servidores do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. E que em breve virá um grande arrocho fiscal! Já deu pra perceber quem vai penar neste arrocho, né?

REEMBOLSO

Situação no país é tão vexatória que já não dá pra espantar com nada. Suas excelências, deputados estaduais de Minas, estão levando ao caixa da Assembleia Legislativa suas notinhas fiscais de despesas com a vacina H1N1. E sendo reembolsados (70,00 cada) por este enorme prejuízo... É de lascar!

 

SANFONA

Os debates no Senado em torno do processo de impeachment da presidente Dilma começam a cansar a plateia. A aguerrida oposição, hoje minoria, faz um inferno no plenário. De outro lado, os “temeristas” titubeiam no contra-ataque.  O que pouca gente se apercebeu é que a essa altura, nem o PT e nem o Lula querem a volta de Dilma!

ENGROSSANDO

Continua engrossando e tem tudo para entornar o caldo do atual governador Fernando Pimentel. A delação premiada do empresário Benedito Oliveira Neto (Bené) foi um petardo disparado contra o chefe do Executivo de Minas Gerais.  Consultados pela coluna, um advogado uberabense, especialista em direito criminal, disse acreditar que Pimentel será afastado do cargo muito em breve.

IMBRÓGLIO

Enquanto isso, aqui na terrinha, o caldeirão da política segue fumegando. A fervura baixou alguns dias, em função da “bomba” sobre a prisão de Narcio Rodrigues, mas já se ouve o borbulhar novamente. Agora é a crise criada entre PR e PMDB, onde os líderes do primeiro exigem coligação proporcional e os pré-candidatos à vereança do segundo não querem nem ouvir falar nisto. Durma-se com um barulho desses!

É DEMAIS !

Alguns pré-candidatos a prefeito de Uberaba devem achar que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público são organismos formados por mongolóides ou aloprados... Porque cheira à zombaria a fixação de outdoors nas ruas da cidade, onde um pré-candidato anuncia “palestra gratuita”, sem faltar evidentemente a imensa, colorida e sorridente foto do “palestrante”.  Outro, não menos cara de pau, é o garoto propaganda de sua loja em um bem editado comercial de TV! Temos informações seguras que vem chumbo grosso por aí!

NÃO ENTENDERAM

Analisando este comportamento esdrúxulo, essa ânsia de burlar a lei, de ser mais esperto que os outros, chegamos a conclusão que esses pré-candidatos não entenderam nada do momento novo que o país está vivendo. O povo nas ruas, os juízes em seus gabinetes, os promotores de justiça, todos já demonstraram que estão cansados desses “excessos de esperteza”! O país clama por ética, seriedade, transparência. Mas parece que alguns querem teimar em seguir pelo caminho das molecagens...

 

OS EX-IMBECIS

Essa antiga e defasada maneira de ludibriar o eleitor nem funciona mais. Nós todos, os imbecis de outrora, estamos hoje munidos de instrumentos, como o celular, capazes de gerar informação em segundos... Essa história de “se não vou eu, engole minha mulher”, não pega mais...  Nem o velho costume de montar “pirâmides de compra de voto”... Ninguém mais cai nessa! Acordem senhores!!!! Acordem que uma nova era está surgindo!

DONA DILMA

Dona Dilma subiu no telhado... No universo das delações premiadas, pela primeira vez a presidente afastada da República, Dilma Rousseff, foi mencionada diretamente. Segundo a delação do empresário Bené, que também atinge Pimentel, partiu do gabinete de Dilma a ordem de se pagar R$ 47 milhões à Agência “Click”, ligada à primeira dama de Minas Gerais. O “operador” de Dilma dentro do Planalto teria sido o seu então assessor Giles Azevedo.

PROFECIA

Com isso, vamos vendo dia após dia irem se confirmando as premonições de Romero Jucá, segredadas aos ouvidos nada republicanos de Sergio Machado: “Se não estancar essa sangria, não vai sobrar ninguém...”

SEM ÁGUA

Moradores do recém-entregue conjunto residencial Ilha do Marajó 2 reclamam de lentidão na implantação da rede de água para as residências. Bola preta para o Codau.... Não estamos mais “mandando bem”?

 Bom domingo a todos!