Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 19/06/2016
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Fabiano Fidelis

PAÍS

Um país que não liga a mínima para suas crianças; que não orienta seus jovens, e que sacrifica seus idosos. Como esperar algo de bom num Brasil tão equivocado?

DESORIENTADOS

Nas periferias das metrópoles, nas palafitas dos mangues miseráveis, nas vielas tortuosas das favelas, estamos formando um batalhão imenso de jovens sem futuro.  Levantamento do Ministério da Educação mostra que 84% (oitenta e quatro por cento!) dos jovens que cursaram o Pronatec voltaram para as ruas, sem trabalhar.

DESRESPEITO

Outro levantamento, agora feito pela Agência Nacional de Saúde, mostra que 1,5 milhão (um milhão quatrocentos e trinta mil para sermos exatos) de pessoas tiveram de abandonar seus planos de saúde. A esmagadora maioria composta por idosos...

ULTRAJANTE

A debandada dos planos de saúde tem por motivo os fortes e consecutivos aumentos praticados nas mensalidades. Numa matemática cruel, quanto mais velho o cidadão, mais caro o plano! E os reajustes, com o aval das nossas autoridades, superam em muito a taxa de inflação. A desculpa? – “O sistema ficou com os preços defasados”...

PUCOS PROTEGIDOS

Olhando-se o tecido social brasileiro, podemos excluir poucas pessoas do vendaval devastador que se abate sobre a economia do país: Os muito ricos, como sempre, os lotados em cargos públicos de melhor remuneração (nos três poderes), e os brasileiros que moram no exterior. O resto, que é a maioria, está à deriva.

ABISMO

Quem frequenta os jornais da chamada grande mídia nota diariamente que os atores do cenário nacional podem mudar quanto for, o drama não se modifica. O país não precisa de novos governantes. O país clama por reformas. Existe um abismo imenso entre o que se faz no governo e as reais necessidades de nosso povo.

POLÍTICA

Os balcões de negócios que hoje vemos travestidos de partidos políticos são a maior prova que todo o sistema representativo está furado! A não limitação de regiões para candidatos (voto distrital) possibilita que se elejam os que têm muito dinheiro. Apenas.

 

TRIBUTÁRIA

No campo da economia, o cipoal de impostos, taxas e contribuições atinge os estratosféricos 38% do PIB nacional! Eram 22% em 1986 e não para de crescer... Desligada completamente dos assuntos econômicos, a imensa maioria da população, formada por trabalhadores, segue pagando ao governo 4 meses de seu salário por um ano trabalhado... 

PREVIDÊNCIA

Mas talvez, num país cuja pirâmide populacional está engordando mais na fatia dos idosos, o cenário mais cruel atual seja o da Previdência Social. O idoso brasileiro, que trabalhou, que contribuiu com sua parte para tentar fazer o país melhorar, é castigado ao final da jornada. O setor previdenciário, além de mal conduzido, é motivo constante de rapinagens e golpes.

PIADA

Quando se ouve dizer que no Brasil “a única coisa que vai bem é a agricultura”, os que conhecem realmente o setor dão risada. Embora seja realmente único, que vem apresentando números positivos, nossa agricultura é apenas uma sombra efêmera do que PODERIA SER.  O desperdício e a total ausência de infra-estrutura logística fazem com que o setor, embora bata recordes anuais de produção, leve bomba, com muitas notas zero, no quesito produtividade.

 ESPERANÇA

Quase certamente não será a atual geração que verá alguma luz no final desta escura caverna que nos encontramos.  Antônio Maria, cronista carioca dos anos cinquenta, escreveu que a profissão do brasileiro é a esperança.  Nunca precisamos de tanta...

EXECRAÇÃO

Vivemos tempos difíceis.  A execração pública, que é um travesseiro de penas soltas ao vento, é impossível de ser reparada. Que o diga o então execrado (e anos depois absolvido) ex-presidente da Câmara, deputado Ibsen Pinheiro. O escândalo envolvendo um padre de Frutal-MG,  em  caso de abuso sexual em Caldas Novas (GO),  possui condimentos para pressupor que o fato não ocorreu. E daí?  Abominado pela opinião pública, o religioso já foi! Mesmo se for inocente, já foi condenado!

PLACAR

A semana se encerra com dois dados preocupantes da área da Saúde Pública em Uberaba: confirmados sete casos de morte por dengue e 12 gestantes comprovadamente portadoras do vírus da Zika.

NAS MÃOS CERTAS

Numa prova que a iniciativa privada, agindo diametralmente ao contrário das ações do Estado, é a solução para o país, a VLI inaugura no dia 29 próximo seu terminal rodoferroviário, às margens da BR-050 em Uberaba.  Quando as mãos estatais baixam sobre setores que nada têm a ver com o social, o que sobra são coisas do tipo desses armazéns da “Casemg”, caindo aos pedaços, que estão por aí enfeiando Uberaba...

METRALHADORA

Sergio Machado, ex-tucano, ex-PMDB, foi senador da República, foi presidente da Transpetro. Embora prestadas em maio passado, só após sua recente liberação, as chamadas “colaborações” que prestou estão incendiando Brasília. De Aécio a Renan, de Dilma a Temer, a metralhadora giratória deste senhor não poupou ninguém.

PROVAS E PUNIÇÃO

O que se percebe neste imenso escândalo, causado pela delação premiada de Sergio Machado, é que os citados (cerca de 30 políticos) utilizam a mesma explicação como resposta: “delação não é prova”. É uma verdade, mas é sempre bom lembrar serem muito severas as punições para quem mente em delação. O assunto ainda vai render muito, visto que os três filhos de Machado ainda não tiveram suas delações liberadas.

DESABAFO

O presidente do Senado, Renan Calheiros, citado por Sergio Machado como tendo recebido mais de R$ 30 milhões em propinas oriundas da Transpetro, fez um veemente pronunciamento na noite de quarta-feira última. Renan negou categoricamente as acusações e disse estar tranqüilo, e que a verdade virá à tona.  

LENIÊNCIA

Camargo Correa, OAS, Odebrecht, Mendes Júnior, UTC, Queiroz Galvão... As principais empreiteiras brasileiras caminham para a única saída possível diante a avalanche de punições que poderiam receber: acordo de leniência. É a forma de conceder às pessoas jurídicas a chance de se recuperar. O acordo inclui pedido formal de desculpas, delação dos fatos ocorridos e, naturalmente, devolução das quantias desviadas acrescidas de multa.

UMA IDEIA

Foi avaliando a chance dada às pessoas jurídicas que o ex-presidente do PT, José Dirceu, atualmente preso, voltou às páginas dos jornais nesta semana, defendendo a ideia de acordo de leniência para o partido. O que Dirceu está fazendo nada mais é que externar a preocupação do atual diretório petista que espera, para qualquer momento, um pronunciamento do TSE, cassando a legenda, por receptação de doações oriundas de ações ilegais cometidas por seus tesoureiros. Os partidos são pessoas jurídicas, daí a ideia de Dirceu.

LÁ E CÁ

55% não querem uma presidente e 70% não querem o outro presidente. Parece que estamos falando do Brasil, não? Mas é o resultado desta semana da pesquisa publicada pelo jornal Washington Post. Hillary Clinton e Donald Trump conseguiram a proeza de, nenhum dos dois, agradar pelo menos metade do eleitorado norte-americano. E devido à estranha forma de se fazer eleições por lá, o novo presidente terá de sair entre eles...

MAIS EUA

Para nós, brasileiros, as eleições norte-americanas soam tão malucas como para eles soa a ideia das nossas “urnas eletrônicas”.  Nos Estados Unidos, ao contrário do Brasil, a ideia de “Federação” é levada muito a sério e existe uma hiper-valorização dos estados. Cada Estado tem lá sua forma de fazer as eleições, e nenhuma é igual à outra. Daí acharmos tão intrincado o sistema. Em vários estados vota-se até pelos correios...  Além disso, o voto é facultativo, o que gera cerca de 45% de ausência, como foi em 2012.  Com tudo isso, entretanto, Estados Unidos ainda é considerado o mais consolidado sistema democrático do mundo.

DATA

As eleições norte-americanas ocorrerão, neste ano, no dia 8 de novembro. Segundo a embaixada brasileira, cerca de oitocentos mil brasileiros residentes nos Estados Unidos (dupla cidadania) estão aptos a votar.

FERIADO NACIONAL

Jocosamente, leitor ligou para a coluna propondo a transformação da data de 14 de junho em feriado nacional. E explicou: a terça-feira passada foi o dia que o STF mandou o processo do Lula para o Sergio Moro; o Dunga foi exonerado da CBF, e o Eduardo Cunha foi condenado no Conselho de Ética!

PULSANDO

Pelo menos no que tange a obras públicas, Uberaba não parece uma cidade de um país em crise. Duas estações dos novos trechos do BRT/Vetor estão em pleno andamento, tanto do setor Sudoeste como Sudeste. Além disso, dois viadutos também em construção, nas avenidas Padre Eddie e na Claricinda.

PRA PENSAR

Um dia vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Não me importei, pois eu não sou judeu. No dia seguinte vieram e levaram o vizinho que era comunista. Também não reclamei, não sou comunista. No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho que era católico, como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia vieram e me levaram. E aí já não havia mais ninguém pra reclamar. (Bertold Brecht – 1898/1956)

Bom domingo a todos!