Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 28/07/2013
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Papa da paz

A presença do papa Francisco trouxe ao país um período de paz. Sua humildade surpreende a todos, dando o verdadeiro exemplo, principalmente, para os governantes que se encastelam em seus gabinetes. A presença de Francisco no Brasil tem tido enorme influência até junto aos órgãos de comunicação habituados a azucrinar a vida dos brasileiros com tanta violência. Esse tipo de noticiário praticamente desapareceu durante a realização da JMJ.

Cortina de fumaça
Que a presença do papa Francisco no Brasil não sirva de cortina de fumaça para encobrir o desgoverno e a falta de sensibilidade das autoridades brasileiras para com as necessidades do povo.

Contumaz
Essa palavra caracteriza de forma evidente as ações do deputado Aelton Freitas. Vindo para Uberaba praticamente fugido da cidade de Iturama, depois de praticar por lá uma série de peraltices, o deputado atracou-se na cidade como aqueles garranchos tão comuns nas curvas dos rios. O escândalo que o envolveu recentemente não representa nenhuma novidade em sua trajetória política. Suas aulas de malandragens apenas Capetinga.

Contumaz II
A coluna obteve informações de que essa prática sempre foi realizada em todas as cidades por onde ele passou. Mais uma vez, Uberaba se torna notícia nacional negativa, desta vez provocada por um elemento que nada tem a ver com a cidade. O ainda deputado tem sido procurado insistentemente em seu luxuoso escritório, localizado numa das principais avenidas da cidade, mas não foi encontrado. O escritório está fechado. O deputado sumiu, ninguém sabe, ninguém viu.

Sinduscon em festa
O Sindicato da Construção Civil, presidido pelo empresário Roberto Veludo, está organizando um grande evento dedicado ao Dia Nacional da Construção Social. Será no dia 17 de agosto, a partir das 10 horas, no clube Sesi, com programação extensa que inclui sorteio de vários brindes.

Perdida
A presidente Dilma Rousseff, com o ronco das ruas, está completamente perdida. Na realidade, ela nunca foi de ouvir ninguém. Esse movimento das ruas, que é um protesto contra o estado de irregularidades, não teria como alvo principal somente a presidente, mas sim todo o contexto político do país, que sempre se manteve à distância dos reais anseios da população.

Cidade satélite
As opiniões da criação da Região Metropolitana são as mais diversificadas. A minha opinião é que, caso essa tentativa se concretize, estará configurada também, de uma vez por todas, a nossa condição de cidade satélite de Uberlândia. Não é por acaso que os políticos da cidade vizinha estão se esforçando ao máximo para que essa coisa aconteça.

Privatização da 050
A coluna recebe informações confiáveis dando conta da existência de um grupo de interesseiros fajutos da cidade, que vem trabalhando nos bastidores para mutretar a concessão da rodovia. Quem viver, verá!

Conferência 
O prefeito municipal de Sacramento, Bruno Scalon Cordeiro, eufórico com a realização da IX Conferência Municipal de Assistência Social, realizada semana passada naquela cidade. Um dos temas principais do encontro foi “Gestão e financiamento na efetivação do Sistema Único de Saúde de Assistência Social - Suas”.

Pesquisa fajuta
Mais uma pesquisa fajuta aconteceu na cidade semana passada. O picareta pesquisador foi colocado pra fora da minha sala, quando veio oferecer uma posição de destaque em pesquisa que ele estava manipulando, exigindo, para isso, uma determinada quantia. Como existem pessoas que compram até ouro de tolo, aceitam propostas dessa natureza. Aqui não, Juvenal!

Passeatas
Naquelas passeatas promovidas pelos sindicatos não apareceu sequer uma faixa pedindo que os sindicatos sejam obrigados a prestar contas das fortunas que recebem dos inocentes trabalhadores. Deveria chamar-se, isto sim, a passeata dos pelegos. E como tem pelegos em Uberaba, em Minas e no Brasil inteiro.

Eleição em Minas 
Até agora, pelo menos, ninguém tem conhecimento exato de quem será candidato ao governo de Minas Gerais nas próximas eleições. O que se tem notícia é de que, se Aécio não for candidato a presidente, poderá concorrer ao governo de Minas e Anastasia ao Senado. A conferir.

Sinalização
A prefeitura até que vem fazendo uma coisa interessante, mandando sinalizar as ruas dos bairros. Só que quase a totalidade das ruas sinalizadas está repleta de buracos que atazanam a vida dos moradores. Sinalizar sem tapar os buracos não tá com nada!

PT reconhece
O PT já admite que Dilma Rousseff pode não vencer as eleições do ano que vem. Uma proposta de resolução levada ao Diretório Nacional diz que o partido deverá enfrentar intenso luto político e ideológica. Tudo, evidentemente, em decorrência dos movimentos das ruas.

Roubalheira
A não prestação de contas da Fifa, das arrecadações verificadas na Copa das Confederações, sinaliza mais uma vez a mutreta grossa que existe nesse meio. Enquanto por aqui as rendas dos jogos são normalmente divulgadas, a Fifa, que se sente a dona do país do período, pegou os milhões arrecadados, colocou no saco e desapareceu.

Frisson
A viagem do prefeito Paulo Piau para um descanso natural provocou o maior rebuliço na cidade, principalmente por parte da imprensa, preocupada em saber os motivos da ausência do prefeito. Piau, aconselhado por seu médico, esteve na Argentina recarregando as baterias e desde sexta-feira já está no batente, enfrentando as feras, inclusive algumas bastante perigosas que estão bem próximas.

Decepção
Quando papa Francisco disse em seu discurso que não trazia ouro nem prata, a maioria dos políticos presentes foi saindo de fininho, decepcionada por saber que não teria nenhuma chance de tirar algum. Ainda bem que o papa escapou dessa!

Reforma ministerial
Uma ampla reforma ministerial está prevista para o final deste ano. A coluna obteve essa informação de uma fonte no Palácio do Planalto, tendo em vista as eleições no próximo ano, quando vários ministros estarão se candidatando a cargos executivos e legislativos.

Exposição
O empresário Marcelo Zaidan, presidente do Cigra – Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande, vem se dedicando à realização da Exposição das Indústrias de Uberaba e região. Assessorado pelo jornalista Cacá Silveira, o presidente do Cigra considera essa exposição um grande passo para o desenvolvimento do setor.