Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Fabiano Fideles

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiano Fideles 04/08/2013
Fabiano Fideles
jjura2@terra.com.br
Visita

O prefeito Paulo Piau esteve, ontem, em visita de cortesia ao JORNAL DE UBERABA (JU). Conversamos amenidades, sem falar em política e dos sérios problemas que ele encontrou na prefeitura.

Candidato
E por falar no vice-presidente, são fortíssimos os rumores na Esplanada dos Ministérios em Brasília dando conta de que Michel Temer poderá vir a ser candidato à Presidência da República. Ele conta, inclusive, com grandes cacifes, além do apoio total do seu partido, o PMDB. O tempo dirá!

Incertezas
Na capital mineira, a incerteza é a tônica principal em todos os redutos políticos. Ninguém se atreve a fazer um prognóstico de quem será quem nas eleições do próximo ano para o Governo do Estado. Os caciques do poder, leia- se Antonio Anastasia e Aécio Neves, ainda estão totalmente indecisos quanto aos nomes a serem indicados. Em outras palavras, a eleição para governador e para o Senado em Minas está mais parecendo cachorro que caiu da mudança.

Cemitério
Acreditem se quiserem, mas, em decorrência da falta de nomes de peso para disputar a eleição para governador, chegaram a cogitar, pasmem, o nome do “ex-antigo e dinossauro” Pimenta da Veiga. Seria o mesmo que ressuscitar um defunto que morreu há décadas.

Se não tem tu
...Tu mesmo serve. É exatamente o que está ocorrendo com o deputado e secretário Narcio Rodrigues, que vem anunciando a candidatura de um filho em seu lugar. Política também tem dessas coisas. Talvez cansado como “Tereza Batista Velha de Guerra”, Narcio certamente já tem em mente o seu destino. Quanto à eleição do garoto, quem viver... verá!

Brilhante
Ainda repercute nas redes sociais e na imprensa escrita, o discurso do vice-presidente Michel Temer, por ocasião da despedida do Papa Francisco. Temer foi de uma linhagem impecável, bem diferente da aparência truculenta da presidente Dilma Rousseff. É isso aí!

Aos montes
Se por um lado nota-se uma escassez absoluta de nomes sérios para concorrer à eleição de deputado federal, por outro, existe uma longa fila de pretensos à deputado estadual. Aliás, se acontecer de fato o que vem sendo projetado por aí, com mais seis pretendentes à uma cadeira na Assembleia Legislativa, Uberaba poderá ficar à deriva, sem nenhum representante na ALMG.

O único
Uberaba, que se vangloriava por contar com três representantes na Câmara dos Deputados, poderá ficar restrita à apenas um deputado. Pior dessa questão é que somente o deputado Marcos Montes conta com condições de se reeleger, tendo em vista a eleição de Paulo Piau para prefeito e as estripulias praticadas pelo peralta deputado Aelton Freitas, que dificilmente vai escapar da punição. Se não for punido pela Câmara, certamente o será pelo povo.

Preocupação
Informações chegadas à coluna dão conta de que a maior preocupação existente no momento nas esferas governamentais de Belo Horizonte é a baixa aprovação do governo Anastasia, que não passa dos 36 pontos. Essa posição está abalando as estruturas e todos os esforços vêm sendo feitos para revertê-la de forma que não venha a prejudicar a possível candidatura Aécio Neves para presidente.

Mobilização
A sugestão do ex-prefeito Anderson Adauto para que autoridades e entidades classistas de Uberaba se mobilizem em torno dessa lenga-lenga que se chama planta de amônia e gasoduto, para mim é uma grande piada. Como perguntar não ofende: por que enquanto prefeito ele não mobilizou ninguém e quis peitar tudo sozinho?

Não vai
Esse nhem-nhem-nhem do secretário Fahim Sawan sobre uma possível candidatura a deputado estadual, não passa mesmo de papo furado. Fahim, posso afirmar, não será candidato à coisa alguma, conforme ele me afirmou de forma categórica. Pretende, isto sim, trabalhar ao máximo pela dignidade da saúde em Uberaba.

Proposta
As grandes reformas que estão sendo feitas na TV Universitária têm um significado importantíssimo para a cidade. Após a conclusão, a emissora pretende assumir em todos os níveis a postura exclusiva de uma televisão genuinamente uberabense. Cá entre nós, será uma resposta à TV Integração e Band.

A festa
A presença do governador Anastasia na região foi uma verdadeira festa. Não faltaram, como sempre, os manjados papagaios de pirata, que tudo fazem para aparecer ao lado de autoridades. Quando notam a presença de um fotógrafo ou um cinegrafista, sorriem até às orelhas de felicidade. Que felicidade!!!

Daqui pra frente
...Tudo vai ser diferente. Queiram ou não, o povo é quem vai determinar, de fato, como serão as eleições do ano que vem. Os políticos que se cuidem porque os próprios parlamentares atuais acreditam que o Congresso Nacional deverá passar por uma reformulação da ordem de 80%. Reflexo da voz do povo.

Valores da Terra
Cumprindo a tradição, o JU finaliza os preparativos para o mais importante evento da cidade, que reúne empresários e personalidades importantes. Valores da Terra Empresarial está programado para o dia 06 de setembro, no salão Vip da Casa do Folclore. Uma super festa para mil e duzentos convidados, dos quais, aproximadamente, oitocentos já confirmaram suas presenças. Sem dúvida, como sempre, um sucesso antecipado.

Feliz, felicíssimo
Assim está o deputado Lerin, que considera o seu mandato um estado de graça. Não é, sem razão, que ele está de olho, frequentemente, nas obras de duplicação da MG-262, cujos recursos (bilhões) foram por ele conquistados junto ao governo.

Ninho desfeito
O Banco Central, ao decretar a liquidação do Banco Rural, considerado um ninho das maracutaias do mensalão, dá início à punição da gangue que roubou escandalosamente milhões de reais da nação brasileira. A expectativa atual gira em torno da punição dos mensaleiros.

Pai de Santo
Informante da coluna em Brasília afirma que um famoso Pai de Santos foi visto entrando no Palácio da Alvorada. Confere com o desespero da presidente Dilma, cuja posição vem despencando a cada dia nas pesquisas. O mesmo Pai de Santo, disse a fonte, visitava frequentemente o ex-presidente Lula. Saravá!

Pirou de vez
A visita do Pai de Santo poderá levar alguns conselhos para a presidente, sugerindo, inclusive, alguns banhos de descarrego. Em meio a tantas controvérsias, fofocas e outras mumunhas mais, a presidente parece que pirou de vez devido a todas indecisões e gafes que vem cometendo.