Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Marcos Montes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Montes 19/02/2017
Marcos Montes
dep.marcosmontes@camara.leg.br
Marcos Montes

“Hospital Regional de Uberaba exigiu luta árdua para se viabilizar”

 

Bem-vindos! – Eu não poderia abrir esta coluna de hoje com outro assunto que não fosse a boa notícia da semana para Uberaba e outros 26 municípios que estão na abrangência do Hospital Regional de Uberaba. A publicação de portaria do Ministério da Saúde, sexta-feira, dia 17/02, no Diário Oficial da União, é o que todos esperávamos, já que garante a imprescindível participação do governo federal no custeio do hospital.

Palavra de honra - Fico muito feliz de ter sido copartícipe na mobilização política que envolveu o assunto, especialmente no que se refere à intermediação e participação na audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, dia 09/02. Naquela oportunidade, ele nos garantiu - ao prefeito Paulo Piau (PMDB), ao companheiro de PSD, secretário de Saúde, Iraci Neto, e a mim -, que a portaria seria publicada o mais urgente possível. E cumpriu o compromisso feito conosco.

Luta árdua - Não é segredo pra ninguém que o prefeito Paulo Piau assumiu o governo em janeiro de 2013 com um grande problema para resolver. O hospital não estava concluído, as obras tinham falhas estruturais graves, não havia dinheiro para o custeio, e a população de Uberaba clamava pela abertura do hospital. A luta foi árdua, e contrariando os que apostavam no quanto pior...melhor, o hospital será aberto.

Qualidade - Desejo muita sorte para o prefeito reeleito, e em especial, para o secretário de Saúde, filiado do PSD que tenho a honra de presidir em Uberaba. Iraci Neto é um jovem ético, correto, arrojado, sonhador, e não pestanejou quando foi chamado por mim para apoiar a candidatura da reeleição. Entrou de corpo, alma e coração na campanha, ajudando o PSD a fazer a diferença em favor de Uberaba. Tenho muito orgulho desses companheiros.

COMPROMISSO - Iraci Neto, Paulo Piau, Ricardo Barros e Marcos Montes durante audiência no Ministério da Saúde, dia 09/02 (Foto: Erasmo Salomão/MS)

 

Chave de ouro - Eu também não poderia ignorar, nesta coluna, o evento em que transferi a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para o colega Nilson Leitão – com certeza um fechamento do meu mandado de dois anos com chave ouro.

Lideranças - A presença de lideranças de 117 entidades da agropecuária foi muito importante, para que eu pudesse agradecer a cada um, o apoio dado à minha gestão. E eu não poderia deixar de citar a presença dos amigos de Uberaba, Arnaldo Manuel de Souza e Rivaldo Machado Borges, presidente e diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Presenças - Também marcaram presença, entre outros, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e ministros de Estado, entre eles, Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Sarney Filho (Meio Ambiente).

Reconhecimento – Fico honrado de ter contribuído com esta aproximação entre a FPA e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da mudança de postura por parte da população urbana e da imprensa. Apesar de alguns setores ainda demonstrarem preconceito em relação aos agropecuaristas, esta situação mudou drasticamente. Hoje, existe o reconhecimento da importância que a agropecuária tem para o Brasil.

 

JUDICIÁRIO  - Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, representou o Judiciário no evento de transmissão de cargo na FPA (Foto: Cláudio Basílio de Araújo/LiderançaPSD)

 

Expectativas – Enquanto isso, na Câmara, a bancada do PSD se debruça sobre as reformas que precisam ser aprovadas em nome de um futuro melhor para o Brasil e o povo brasileiro. Os acenos da economia são bons. Ainda longe do que precisamos. Mas com boas indicações. Até a próxima semana.

 

 

 

*Marcos Montes é líder da bancada do Partido Social Democrático (PSD) na Câmara, ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal majoritário e ex-prefeito de Uberaba em duas gestões.  Ele escreve esta coluna semanalmente