Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Marcos Montes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Montes 07/03/2014
Marcos Montes
dep.marcosmontes@camara.leg.br
Marcos Montes

Do sonho para a realidade - Agora é torcer para que os procedimentos aconteçam com agilidade e sem tropeços. Estou me referindo à dupla amônia/gás natural, que promete tempos desenvolvimentistas para Uberaba, o Triângulo Mineiro e Minas Gerais. Anteontem, a Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais) reabriu a licitação para contratar a elaboração do projeto do gasoduto Betim/Uberaba. Abertura das propostas vai acontecer dia 3 de março, e a vencedora terá dez meses para fazer o projeto. Na semana passada, a Petrobras – após cerca de 21 anos de muita luta – finalmente incluiu a fábrica de amônia/fertilizantes no seu Plano de Negócios e Gestão.

Peso pesado - Na condição de aliado do governador Antonio Anastasia, eu não poderia deixar de ressaltar sua participação pessoal para desembaraçar o gasoduto que vai abastecer a fábrica de amônia/fertilizantes da Petrobras. Além de planejar e defender o tronco Betim/Uberaba, em rede de distribuição 100% mineira, o governador também está se movimentando para viabilizar as obras, tentando atrair construtoras à altura do empreendimento.

 

Aniversário em paz  - Marília e eu marcamos presença na festa de aniversário de Uberaba, no Parque do Paço, e ficamos contentes com a decisão. Encontramos muitos amigos, aliados e gente que nos recebe com carinho em suas casas e locais de trabalho; comemoramos a data do jeito que gostamos: junto com a população; e respondemos à altura ao civilizado convite feito pelo atual governo municipal – de quem sou adversário político -, mas reconheço que tem valorizado a união de forças suprapartidárias, como eu fiz quando fui prefeito. Além disso, a população foi um show à parte, festejando muito, mas sem exageros e sem violência.

Presente especial - Estou feliz por ter sido indicado pelo meu partido – o PSD – para assumir a vaga da legenda na recém-criada Comissão Permanente de Esporte da Câmara dos Deputados. Em plena movimentação brasileira em torno da Copa do Mundo de Futebol – que começa dentro de cerca de 100 dias -, a Câmara aprovou a Resolução 54/2014, desmembrando a antiga Comissão Permanente de Turismo e Desporto. Apaixonado que sou, por esportes, recebi com muita alegria a indicação do PSD, que destinou uma das suas suplências para meu mandato.

De olho - E vem muita ação por aí. Já está tramitando na nova comissão, um requerimento do colega deputado João Arruda, do PMDB/PR, pedindo a convocação do ministro do Esporte para que ele explique os atrasos no fornecimento de material para as 23 mil escolas brasileiras que praticam o Programa Segundo Tempo, sem dúvida, uma das ferramentas de preparação dos nossos jovens para o esporte.

A Copa do Mundo - Por sua vez, a colega Perpétua Almeida, do PCdoB/AC, requereu à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a realização de audiência pública, com a presença do ministro, para se discutir as ações da Copa do Mundo. A Comissão de Esporte não vai ficar fora desta movimentação.

Recordações - Considero a vaga na novíssima Cespo, uma espécie de reconhecimento à minha trajetória política, iniciada como titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Uberaba (entre 1992 e 1996); daí, para prefeito de Uberaba em duas gestões (1997/2000-2001 a agosto de 2004); e passando ainda, pela titularidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais (2004/2006), quando então, fui eleito para meu primeiro mandato de deputado federal. As funções no esporte me deram realização pessoal e profissional e muita sorte na política.