Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Marcos Montes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Montes 16/05/2014
Marcos Montes
dep.marcosmontes@camara.leg.br
Fala Deputado - por Marcos Montes

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Gasoduto é fundamental para o desenvolvimento
de regiões mineiras

A Comissão Permanente de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, da qual sou 1º vice-presidente, vai promover duas audiências públicas em Minas Gerais para debater a importância do gasoduto Betim/Uberaba para todo o Estado. A comissão aprovou, ontem, o requerimento de minha autoria, com participação do companheiro presidente e colega de partido, o PSD, Geraldo Thadeu, e do colega Domingos Sávio, do PSDB, representante da região de Divinópolis. A CME vai, agora, marcar a data para a realização das audiências em Uberaba e em Divinópolis. 
Boom desenvolvimentista - O gasoduto idealizado e anunciado pelo ex-governador Antonio Anastasia (em Uberaba), e confirmado pelo seu sucessor, agora governador Alberto Pinto Coelho, é de extrema importância para abastecer e, assim, garantir a construção da fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba. Mas, não é só isso! Independente da fábrica, o gasoduto é um projeto grandioso, que, por si só, já representa um boom desenvolvimentista sem precedentes para Minas Gerais.
Abrangência - A proposta inicial, cujo projeto está em fase de contratação, é de que o gasoduto tenha 457 km, a partir de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, passando por municípios como Divinópolis, Juatuba, Igarapé, Mateus Leme, Itaúna, Lagoa da Prata, Luz, Araxá e Delta, até chegar a Uberaba. A cidade de Uberlândia lutou para ser incluída, e se confirmada sua adesão, o traçado será um pouco maior. Entre os sócios, estão a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
Menina- dos-olhos - Não é por acaso que o empreendimento vai receber quase R$ 2 bilhões de investimentos. O gás natural é, hoje, a menina-dos-olhos do mundo. Seu uso traz importantíssimos benefícios ecológicos. Em um país como o Brasil, onde a lenha e o carvão vegetal são utilizados em larga escala, o gás natural pode evitar o desmatamento de milhares de quilômetros quadrados do nosso território. 
Benefícios - À exceção do querosene para aviões a jato, ele é capaz de substituir todos os outros derivados de petróleo. É matéria prima fundamental na indústria petroquímica, e utilizado para a produção de solventes e fertilizantes, como a amônia e a ureia e respectivos derivados. Sua aplicação como redutor siderúrgico também constitui exemplo da sua ampla utilização no mercado moderno. A Comissão de Minas e Energia vai discutir tudo isso e muito mais. 

ANÚNCIO – O então governador Antonio Anastasia desembarcou no aeroporto de Uberaba, na manhã do dia 29 de novembro de 2013, exclusivamente para anunciar o gasoduto Betim/Uberaba, conforme registra a foto de Enerson Cleiton. Um anúncio que vai mudar o futuro de Minas Gerais

Microempresas beneficiadas - Esta semana, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto 221/12, que amplia o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (Supersimples), uma proposta que teve minha defesa intransigente. Entre os serviços novos que entram no regime especial de tributação, estão os relacionados à medicina, odontologia, advocacia, despachantes, corretagem, psicologia e fisioterapia. Cerca de 80% das microempresas serão beneficiadas com a nova tabela da tributação, que vai entrar em vigor dia 1º de janeiro de 2015.
Crime hediondo - Outro avanço, na minha opinião, foi a aprovação do projeto que torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes, impedindo o condenado de obter anistia, graça ou indulto ou pagar fiança. A matéria já passou pelo Senado e está pronta para ser enviada à sanção presidencial. Quem é condenado por crime hediondo tem ainda de cumprir um período maior no regime fechado para pedir a progressão a outro regime de cumprimento de pena. Vale lembrar que, neste domingo, 18 de maio, é o Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.