Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Marcos Montes

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Montes 30/10/2015
Marcos Montes
dep.marcosmontes@camara.leg.br
Marcos Montes

Torcida

TÉCNICA DE BOCHA DA ADEFU E DA SELEÇÃO NACIONAL CONCORRE AO PRÊMIO

BRASIL MAIS INCLUSÃO

 

Especial - Abro a coluna deste dia 30 de outubro cumprimentando, de maneira muito especial, a todos que, de uma forma ou de outra, promovem o funcionamento de uma das entidades que mais respeito e admiro em Uberaba, em especial, e no Brasil de um modo geral. Estou me referindo à Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), que tanto tem enobrecido e orgulhado esta cidade (onde tem sua sede) e os brasileiros (a quem representa através de seus atletas).

Mais duas - Os últimos feitos couberam ao recordista em lançamento de dardos nas Américas, José Rodrigues, e à medalhista de bronze em Toronto (Canadá), também nos dardos, Raíssa Machado, que acabam de conquistar medalhas para o Brasil, desta vez, a prata do Mundial Paralímpico de Atletismo, ainda acontecendo (até amanhã) em Doha, no Catar. Enfim, seja no Brasil, na Inglaterra, no Canadá ou no Catar, o certo é que a Adefu tem sido presença constante nos pódios nacionais e internacionais.

Prêmio Brasil - E para representar estes nossos heróis, indiquei a técnica de bocha Janaína Pessato Jerônimo para concorrer ao "Prêmio Brasil Mais Inclusão", criado pela Câmara dos Deputados para homenagear dez personalidades, empresas públicas ou privadas e entes federados que desenvolvem trabalhos ou ações de inclusão de pessoas com deficiência.

 

ADEFU NO PÓDIO - Janaína Pessato tem muitas vitórias para comemorar

 

Solidária - Há mais de 15 anos, esta mulher especial dedica grande parte de sua vida à Adefu – aliás, já fazia isso quando fui prefeito de Uberaba e chamou minha atenção pela solidariedade, força e luta em defesa das pessoas portadoras de deficiência.

Competente - Treinadora e membro da comissão técnica da Seleção Brasileira de Bocha desde 2006, Janaína é responsável direta por várias medalhas paralímpicas, incluindo as conquistadas por um dos melhores atletas de bocha do mundo, José Carlos Chagas, da Adefu.

Preparada - Para vocês terem uma ideia, ela é licenciada em Educação Física, se especializou em Metodologia da Educação Física Escolar, em Educação Especial, em Esportes Adaptados para pessoas com Deficiência Física, e tem mestrado em Formação de Professores.

De alma grande - E não bastasse tudo isso, esta mulher maravilhosa, agora, treina sua filha, Karen Maria Pessato Jerônimo, a Kaka, de 13 anos de idade, para, com certeza, se tornar parte da próxima geração de campeões da Adefu, de Uberaba, de Minas Gerais, do Brasil e do mundo.

Servidor público - Faço questão, também, de lembrar o Dia do Servidor Público – data comemorada em 28 de outubro. Convivo com esta categoria desde que fui servidor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, passando pelos cargos de secretário municipal e prefeito de Uberaba, secretário de Estado em Minas Gerais, e já no terceiro mandato de deputado federal. Convivência mais do que suficiente para demonstrar a importância destes trabalhadores para o desenvolvimento humano, social e econômico do nosso país.

Agentes - Muitas vezes incompreendidos, os servidores públicos são os verdadeiros agentes das ações que chegam à população, seja na esfera federal, na esfera estadual ou na esfera municipal. Vão aqui minhas homenagens, meus respeitos e meu reconhecimento a esta categoria que viabiliza as ações públicas em saúde, educação, esportes, lazer, infraestrutura, social...

 

Um abraço e até sexta-feira que vem...